Os jovens que brilharam no Mundial 2022 e que vão agitar o Mercado pt.1
A Argentina foi a grande vencedora do Mundial de futebol que decorreu no Catar entre o mês de novembro e dezembro. Apesar de muito conturbado devido aos conflitos políticos envolvidos na competição, a nível desportivo a competição foi uma das melhores já vividas pelos fãs de futebol. Sendo o mundial de futebol a maior montra de exposição ao nível do desporto, a expetativas dos jogadores em brilhar eram mais que muitas. Por entre surpresas e desilusões, neste artigo vou falar dos jogadores jovens que mais despertaram atenções no Catar.
Enzo Fernández
Desde já começo por uma cara bem conhecida do futebol português, Enzo Fernández. O médio do Benfica, e campeão mundial com a Argentina, arrecadou o prémio de melhor jovem da competição, tendo apontado um golo e uma assistência nos 563 minutos jogados. Foi titular no jogo que declarou a Argentina campeã, e decisivo na caminhada triunfante da Albiceleste. O médio de 21 anos é um dos jogadores jovens mais promissores da atualidade, e apesar de ter chegado ao Benfica no início da temporada já tem vários clubes no seu encalço, desde o Liverpool ao Real Madrid. Visão de jogo, capacidade receber entrelinhas são algumas das suas qualidades.
Enzo Fernandez's first #FIFAWorldCup goal was a GOLAZO ?#HyundaiGOTT2022
— FIFA World Cup (@FIFAWorldCup) December 21, 2022
Jude Bellingham
Jude Bellingham é um dos jogadores que brilhou ao serviço da seleção inglesa no Catar; aos 19 anos, o médio inglês é um talento geracional e assumiu-se como uma das peças mais importantes do plantel inglês.
Titular nos cinco encontros da seleção dos Três leões, Jude foi um dos homens de confiança de Southgate tendo apontado um golo e uma assistência; mais do que números, o médio criativo do Borrusia Dortmund aporta inteligência, visão e brilhantismo ao jogo. Seguido de perto pelos colossos da elite do futebol, a sua saída no verão é já uma certeza. Presente no top três do prémio de golden boy 2022, Jude Bellimgham tem o carisma e a qualidade necessária para marcar o futebol mundial nos próximos anos. Uma joia inglesa, a despontar em solo alemão.
Jude Bellingham. ???????pic.twitter.com/QIgEzD5lb6
— ᴊᴏᴇ™️ (@joepearce_) December 17, 2022
Josko Gvardiol
A Croácia já nos habituou a revelar grandes jogadores, e este mundial não fugiu à regra. Josko Gvardiol, jovem central de 20 anos, foi um dos jogadores que mais se destacou no Catar. Visto como um dos centrais mais promissores do futebol moderno: ágil, qualidade de passe, facilidade em desarmes, sendo também um central com facilidade em dribles. Versátil, pode atual na lateral esquerda, o jovem central já demonstrou estar à altura dos grandes desafios. Apesar da juventude conta com 19 internacionalizações, e é uma certeza da seleção croata. Joga atualmente no Leipzig, e neste momento é apontado aos maiores clubes da Europa, desde o Chelsea ao Manchester City. Tem uma cláusula de 110 milhões, a partir de 2024, e pode vir a tornar-se no central mais caro do mundo.
Joško Gvardiol, garantía de seguridad desde hace años ?⛔#UEL | @gnkdinamo | #HRV pic.twitter.com/x092SPibdd
— UEFA.com en español (@UEFAcom_es) December 16, 2022