Os adversários de Benfica e Sporting na Liga dos Campeões Feminina

Cristiana PinaJulho 15, 20244min0

Os adversários de Benfica e Sporting na Liga dos Campeões Feminina

Cristiana PinaJulho 15, 20244min0
Sporting CP e SL Benfica já sabem das suas sortes para a Liga dos Campeões feminina e Cristiana Pina analisa os adversários de ambas equipas

O Benfica e o Sporting já conhecem os adversários de acesso à próxima fase da Liga dos Campeões feminina. O sorteio decorreu no passado dia 5 de julho e ditou sortes diferentes a Benfica e Sporting; no Champions Path lado onde destinado aos vários campeões nacionais, as encarnadas tetracampeãs nacionais partiam como cabeças de série, e vão defrontar as campeãs dinamarquesas do Nordsjaelland; em que caso de vitória irão defrontar o vencedor do confronto entre o SFK 2000 Sarajevo vs KÌ Klaksvík., campeãs da Bósnia-Herzegovina e das Ilhas Faroé, respetivamente.

Por seu lado o Sporting, que está de regresso à Liga dos Campeões feminina cinco anos depois, e já se sabia que não sendo cabeças de série iriam sempre encontrar os tubarões presentes na League Path, tendo-lhes calhado em sorte o Eintrack Frankfurt, terceiro classificado da Busdesliga, e que no passado fizeram história ao chegar pela primeira vez à fase de grupos da competição. As alemãs calharam no grupo do Benfica, juntamente com Barcelona, e FC Rosengård, tendo o Benfica se superiorizado e almejado o segundo lugar do grupo, atrás do Barcelona. Caso consiga ultrapassar a equipa alemã, o Sporting irá defrontar o vencedor do confronto entre o FC Minnsk e Breidablik.

Nesta fase da competição, os jogos são decididos em apenas um jogo, numa espécie de minitorneio de quatro equipas, com data agendada para os dias 4 e 7 de setembro; com os grupos a disputar os jogos num local previamente definido. Por exemplo, no caso do Benfica os seus jogos ocorrerão em Sarajevo, casa do SFK 2000 Sarajevo; enquanto os jogos do Sporting serão na Islândia, casa do Breidablik.

Apesar de provavelmente ter calhado o adversário mais difícil desta fase ao Benfica, a turma de Filipa Patão parte claramente como favorita. Nas últimas três temporadas chegou à fase de grupos da competição, e tem uma experiência internacional elevada. Apesar da saída de Kika Nazaretth por cerca de meio milhão de euros para o Barcelona, e da central Ana Seiça; o Benfica tem estado particularmente ativo no mercado com a contratação de Martin-Prieto, goleadora do Sevlla, o regresso de Beatriz Cameirão (ex. Damaiense) e a internacional pela Jamaica, Jody Brown. Contratações de peso, às quais ainda se deve juntar a internacional pela Noruega, Marit Lund. Rosa Kafaji, uma das promessas do futebol sueco que brilhou na edição transata pelo Hacken, é segundo a imprensa nacional um dos alvos das águias, para substituir a saída de Kika Nazareth. O Benfica procura reforçar a hegemonia nacional, e fixar-se entre a elite europeia indo atrás de nomes com experiência nas melhores ligas e nas melhores seleções.

O Sporting também perdeu a sua estrela, Olivia Smith transferiu-se do Sporting para o Liverpool, a trocou da cláusula de rescisão, cerca de 250 mil euros. Após uma época em Portugal, onde foi nomeada a jogadora revelação da liga com 16 golos e 10 assistências na temporada, a internacional pelo Canadá trocou Lisboa por Liverpool, onde será uma das jogadoras em foco no clube de Anfield. Para além da avançada, o Sporting perdeu também Fátima Dutra, que regressou ao Brasil para representar o Ferroviária. Em sentido contrário, contratou a avançada portuguesa Beatriz Fonseca (ex-Braga),  a lateral canadiana Mégane Sauvé (ex-Valadares Gaia); a central inglesa Georgia Eaton-Collins (ex. HB Køge); a guarda- redes americana Catriona Sheppard (ex. Albergaria) e a lateral jovem Ana Filipa Ribeiro (ex-Braga). Para além destes nomes confirmados, Telma Encarnação, internacional portuguesa e jogadora do Marítimo, é um nome que tem vindo a ser fortemente veiculado ao clube leonino, pela imprensa nacional.

Para além do grupo do Sporting e do Benfica, há um outro grupo em destaque e que envolve uma portuguesa: ditou o sorteio que no League Path que Arsenal e Atlético farão parte do mesmo grupo, e caso eliminem o Rangers e o Rosengard, respetivamente as duas equipas irão encontrar-se no duelo final para apurar quem passa à segunda ronda. Do lado colchonero teremos uma cara bem conhecida, a internacional portuguesa Tatiana Pinto, recém-confirmada reforço da equipa espanhola; e do outro lado Cloé Lacasse, velha conhecida do Benfica, que representa o Arsenal. Duas equipas que calharam no grupo mais difícil, e onde só uma poderá chegar à próxima fase.

O primeiro jogo da terceira pré-eliminatória da Women’s Champions League feminina decorre a 4 de setembro; e o segundo jogo a 7 de setembro.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS