Os 5 Melhores Teenagers da Bundesliga
A Bundesliga é um campeonato competitivo, onde as equipas estão habituadas a apetrechar os seus planteis com valores seguros e dispendiosos, mas também a apostar em jovens valores emergentes. O Fair Play traz-lhe 5 nomes de adolescentes em clara ascensão na Primeira divisão alemã, todos com 19 ou menos anos.
Dan-Axel Zagadou- Borussia Dortmund
Com apenas 18 anos de idade este teenager internacional sub19 francês motivou o gigante clube alemão a avançar para a sua contratação, após a recusa de renovação com o PSG. Com um físico imponente (1,96 m), o jovem gaulês destaca-se pela grande capacidade nos duelos individuais e no jogo aéreo, não descurando uma boa qualidade técnica e um talentoso pé esquerdo que lhe permite desempenhar a função de lateral. Com 16 aparições na época de estreia a nível sénior, o futuro tem tudo para ser risonho para este jovem talento francês, mais um após o aparecimento de nomes como Varane, Umtiti, Laporte, Kimpembe ou Upamecano.
Jadon Sancho- Borussia Dortmund
O mais jovem desta lista. O jovem inglês de apenas 17 anos destacou-se pela equipa de juniores do Manchester City a época passada, mas a poucas perspetivas de ter minutos na equipa principal dos citizens fê-lo ver com bons olhos a mudança para o Borussia, que pagou quase 8 milhões pela sua contratação. Rápido, ágil e muito forte no drible, fazendo jus à tradição de extremos ingleses, o internacional jovem inglês soma um total de 17 jogos na presente época, onde já conseguiu fazer o gosto ao pé por 4 vezes e assistir outras três, o que para um menino ainda júnior não são números nada maus.
Michael Cuisance- Borussia Moenchengladbach
Mais um teenager francês nesta lista, também com 18 anos. Com uns impressionantes 23 jogos na sua época de estreia pela equipa sénior do Gladbach, o internacional sub19 gaulês tem sido uma das agradáveis surpresas da equipa de Dieter Hecking. Dotado de um excelente pé esquerdo, o médio destaca-se pela sua assertividade ao nível do passe, e pela sua importância e qualidade na primeira fase de construção, ele que consegue acrescentar mais no capitulo ofensivo que os seus concorrentes Michael Kramer e Dennis Zakaria, sem nunca descurar as tarefas defensivas, o que o torna num dos médios mais promissores a atuar na Bundesliga.
Jann-Fiete Arp- Hamburgo
O goleador da nossa lista. O menino bonito de Hamburgo tem sido um dos poucos oásis no deserto que é a equipa nortenha, que se vê cada vez próxima da descida de divisão. Elegante, rápido e bom tecnicamente, o jovem de apenas 18 anos soma 18 aparições na principal liga alemã, onde já conseguiu apontar 2 golos. Números que por si só não são fantásticos, no entanto a avaliação do jovem não deve apenas focar-se nos seus números na equipa principal do Hamburgo. Jogando com miúdos da sua idade, o avançado apontou 7 golos em 3 jogos pela equipa de juniores, e soma uns impressionantes 18 golos em 19 internacionalizações pelos sub17 alemães, levando a querer que possamos estar a falar de um futuro caso sério no futebol germânico.
Kai Havertz- Bayer Leverkusen
Para terminar, aquele que é provavelmente o teenager mais conhecido desta lista. Opção regular na equipa principal desde meio da época passada, o internacional sub19 alemão soma um total de 31 jogos esta temporada, onde já faturou por 4 vezes e assistiu por outras 10, o que revela bem a criatividade, boa tomada de decisão e qualidade no passe deste jovem criativo que no ano passado teve de pedir dispensa de exames para jogar a Champions League, ele que apesar da chegada de Bailey e da mudança de treinador esta época continuou a merecer confiança e a somar muitos minutos. Havertz é um dos muitos jovens talentosos que militam na equipa do Bayer, que está a realizar uma bela época e com belas perspetivas de apuramento para a Liga Milionária, prova onde têm conseguido boas prestações.
Todos estes jovens estão já a ser alvo de cobiça de vários emblemas europeus, eles que deverão a médio prazo proporcionar transferências milionárias, uma vez que com a idade que têm já somam juntos um valor de mercado de 53 milhões de euros.