Mundial de Clubes 2023: os apurados, expectativas e muito mais
Chegou aquela altura do ano em que os campeões continentais de todo o mundo se juntam num torneio em busca do título: o Mundial de Clubes 2023. Mas, quais são esses clubes? Onde se disputa? Quando são os jogos? Essas questões serão todas respondidas neste artigo.
Na edição de 2023, a 20ª, o Mundial realiza-se na Arábia Saudita, mais precisamente, na cidade de Jeddah, a cerca de 950km de Riade, capital do país. Serão utilizados 2 estádios: o King Abdullah Sports City, estádio com capacidade para 62.000 espectadores, e o Prince Abdullah Al-Faisal Sports City, com capacidade para 27.000 espectadores.
Quanto aos clubes qualificados, o lote foi preenchido por Manchester City (UEFA), Fluminense (CONMEBOL), Al Ahly (CAF), Urawa Red Diamonds (AFC), Club Léon (CONCACAF), Auckland City (OFC) e Al-Itthiad (clube do país anfitrião). Mas, que campanhas fizeram estes clubes nas provas continentais?
The clash of champions! 🤩🏆
Who will you be cheering on at the #ClubWC?🇸🇦 @ittihad_en
🇧🇷 @FluminenseFC
🇯🇵 @REDSOFFICIAL
🇳🇿 @AucklandCity_FC
🇪🇬 @AlAhlyEnglish
🇲🇽 @clubleonfc
🏴 @ManCity pic.twitter.com/sDfziYoagU— FIFA World Cup (@FIFAWorldCup) December 7, 2023
O Manchester City garantiu a qualificação pela vitória na final da Liga dos Campeões da UEFA frente ao Inter Milão, por 1-0, no Estádio Olímpico de Ataturk, em Istambul. O golo de Rodri foi suficiente para a equipa inglesa conquistar a Europa pela primeira vez na sua história. Como tal, os “blues” participarão no Mundial pela primeira vez e têm entrada garantida nas meias-finais.
Quanto ao Fluminense, foi necessário o clube carioca vencer a Taça Libertadores da CONMEBOL para garantir presença em Jeddah. O “Tricolor” do Rio de Janeiro venceu o Boca Juniors por 2-1 com golos de German Cano e John Kennedy e conquistou a América do Sul pela primeira vez. À semelhança do Manchester City, esta também será a primeira participação do clube carioca na prova e também tem entrada direta nas meias-finais.
The clash of champions! 🤩🏆
Who will you be cheering on at the #ClubWC?🇸🇦 @ittihad_en
🇧🇷 @FluminenseFC
🇯🇵 @REDSOFFICIAL
🇳🇿 @AucklandCity_FC
🇪🇬 @AlAhlyEnglish
🇲🇽 @clubleonfc
🏴 @ManCity pic.twitter.com/sDfziYoagU— FIFA World Cup (@FIFAWorldCup) December 7, 2023
O Al Ahly volta a um palco onde está habituado a estar. É a 9ª participação do clube egípcio na competição. A vitória na final da Liga dos Campeões da CAF garantiu a presença dos “Vermelhos” na Arábia Saudita. Na final, disputada a duas mãos, o Al Ahly bateu o Wydad Casablanca, de Marrocos, por 3-2 no agregado. Na primeira mão, os egípcios bateram, no Cairo, os marroquinos por 2-1, com golos de Percy Tau e Mahmoud Kahraba. Na segunda mão, o golo de Abdelmonem marcou o gol oque garantiu o empate a uma bola e a conquista do continente africano. Foi a 11º vez que o Al Ahly conquistou a mais prestigiante prova africana. Têm entrada garantida nos quartos de final.
Os japoneses do Urawa Red Diamonds marcam presença na competição após a vitória na Liga dos Campeões da AFC. A vitória na final disputada a duas mãos deu aos nipónicos a oportunidade de representarem o maior continente do mundo no Campeonato Mundial. Na final, contra os sauditas do Al-Hilal, os “Red Devils” empataram 1-1, em Riade, com o golo de Shinzo Koroki a levar a indefinição para o Japão. Na segunda mão, o autogolo de André Carrillo (antigo jogador de Sporting e Benfica) deu a vitória por 1-0 ao Urawa Red Diamonds em sua casa, na cidade de Saitama. Será a 3ª vez que marcam presença no torneio. Têm entrada direta nos quartos de final
The best team in Asia comes from the J.League! 🏆🇯🇵
Urawa Red Diamonds are the 2022 AFC Champions League winners, defeating Al Hilal 2-1 on aggregate in the finals.#OptusSport #JLeague pic.twitter.com/XgIsOGGXrf
— Optus Sport (@OptusSport) May 6, 2023
Quanto ao Club León, os mexicanos marcam presença na prova pela primeira vez, depois de vencerem a final da Liga dos Campeões da CONCACAF, disputada a duas mãos. Na primeira mão, “Los Verdiblancos” venceram o LAFC por 2-1, em León, no México, com golos de William Tesillo e Ángel Mena. Na segunda mão, em Los Angeles, os mexicanos venceram por 1-0 com golo de Lucas Di Yorio e confirmaram a conquista da sua primeira Liga dos Campeões.
A Oceânia será representada pelo Auckland City, clube da Nova Zelândia. Os “Navy Blues” venceram na final da Liga dos Campeões da OFC o Suva FC, das Ilhas Fiji, por 4-2 num jogo único. Angus Kilkolly, Ryan De Vries e Cameron Howieson marcaram os golos que deram aos neozelandeses a conquista do 11º título continental da Oceânia. É a 11ª vez que disputam o torneio e terão de passar por um playoff de acesso aos quartos de final.
https://twitter.com/AucklandCity_FC/status/1662334261918318592/photo/1
O Al-Itthiad será o clube que representa o país-sede. No caso, garantiu a qualificação por ter conquistado o campeonato saudita na temporada 2022/23, à data orientado pelo português Nuno Espírito Santo. Agora, a equipa comandada por Marcelo Gallardo terá de disputar o playoff de acesso aos quartos de final. É a segunda vez que marcam presença no Mundial de Clubes.
Jogos
O Jogo 1 realiza-se na terça-feira, dia 12. Auckland City e Al-Itthiad enfrentam-se no playoff para descobrirmos quem passa aos quartos de final. Este jogo terá início às 18h de Portugal Continental (-1h nos Açores) e será transmitido na SportTV 1.
O Jogo 2 será um dos jogos dos quartos de final. Al-Ahly terá de defrontar o vencedor do Jogo 1 para discutir a passagem às meias-finais. Este jogo será no dia 15, sexta-feira, às 18h de Portugal Continental (-1h nos Açores) e será transmitido na SportTV 1.
O Jogo 3 será o confronto entre Club León e Urawa Red Diamonds. Este jogo será às 14h30 de Portugal Continental (-1 nos Açores) de sexta-feira, dia 15, e terá transmissão televisiva na SportTV 1.
As meias-finais terão lugar no dia 18 e 19 (segunda e terça-feira). O primeiro semifinalista a jogar será o Fluminense e terá de defrontar o vencedor do Jogo 2. Este jogo realizar-se-á às 18h de Portugal Continental (-1 nos Açores) e será transmitido na SportTV 2. Quanto ao Manchester City, o clube inglês entra em campo no dia seguinte contra o vencedor do Jogo 3 às 18h de Portugal Continental (-1 nos Açores) e será transmitido na SportTV 1.
O jogo do 3º e 4º lugar realiza-se no dia 22 de dezembro (sexta-feira) onde se realiza o jogo entre os vencidos das meias-finais. Será às 14h30 de Portugal Continental (-1 nos Açores) e será transmitido na SportTV 1.
A grande final será no mesmo dia às 18h de Portugal Continental (-1 nos Açores) e será transmitida na SportTV 2.
Who will lift the Club World Cup trophy?
Seven teams are set to compete in Saudi Arabia from December 12 to 22, 2023, vying for the title of FIFA Club World Cup champions!
🇪🇬 Al Ahly
🇸🇦 Al-Ittihad
🇦🇺 Auckland City
🇧🇷 Fluminense
🏴 Manchester City
🇲🇽 León
🇯🇵 Urawa Red Diamonds pic.twitter.com/pXFVBTXpxc— Globe Soccer Awards (@Globe_Soccer) December 10, 2023