Mundial de Clubes 2023: os apurados, expectativas e muito mais

Diogo SoaresDezembro 10, 20236min0

Mundial de Clubes 2023: os apurados, expectativas e muito mais

Diogo SoaresDezembro 10, 20236min0
Chegou o momento do Mundial de Clubes 2023 com Manchester City, Fluminense e muitos outros a se encontrarem para lutar pelo título

Chegou aquela altura do ano em que os campeões continentais de todo o mundo se juntam num torneio em busca do título: o Mundial de Clubes 2023. Mas, quais são esses clubes? Onde se disputa? Quando são os jogos? Essas questões serão todas respondidas neste artigo.

Na edição de 2023, a 20ª, o Mundial realiza-se na Arábia Saudita, mais precisamente, na cidade de Jeddah, a cerca de 950km de Riade, capital do país. Serão utilizados 2 estádios: o King Abdullah Sports City, estádio com capacidade para 62.000 espectadores, e o Prince Abdullah Al-Faisal Sports City, com capacidade para 27.000 espectadores.

Quanto aos clubes qualificados, o lote foi preenchido por Manchester City (UEFA), Fluminense (CONMEBOL), Al Ahly (CAF), Urawa Red Diamonds (AFC), Club Léon (CONCACAF), Auckland City (OFC) e Al-Itthiad (clube do país anfitrião). Mas, que campanhas fizeram estes clubes nas provas continentais?

O Manchester City garantiu a qualificação pela vitória na final da Liga dos Campeões da UEFA frente ao Inter Milão, por 1-0, no Estádio Olímpico de Ataturk, em Istambul. O golo de Rodri foi suficiente para a equipa inglesa conquistar a Europa pela primeira vez na sua história. Como tal, os “blues” participarão no Mundial pela primeira vez e têm entrada garantida nas meias-finais.

Quanto ao Fluminense, foi necessário o clube carioca vencer a Taça Libertadores da CONMEBOL para garantir presença em Jeddah. O “Tricolor” do Rio de Janeiro venceu o Boca Juniors por 2-1 com golos de German Cano e John Kennedy e conquistou a América do Sul pela primeira vez. À semelhança do Manchester City, esta também será a primeira participação do clube carioca na prova e também tem entrada direta nas meias-finais.

O Al Ahly volta a um palco onde está habituado a estar. É a 9ª participação do clube egípcio na competição. A vitória na final da Liga dos Campeões da CAF garantiu a presença dos “Vermelhos” na Arábia Saudita. Na final, disputada a duas mãos, o Al Ahly bateu o Wydad Casablanca, de Marrocos, por 3-2 no agregado. Na primeira mão, os egípcios bateram, no Cairo, os marroquinos por 2-1, com golos de Percy Tau e Mahmoud Kahraba. Na segunda mão, o golo de Abdelmonem marcou o gol oque garantiu o empate a uma bola e a conquista do continente africano. Foi a 11º vez que o Al Ahly conquistou a mais prestigiante prova africana. Têm entrada garantida nos quartos de final.

Os japoneses do Urawa Red Diamonds marcam presença na competição após a vitória na Liga dos Campeões da AFC. A vitória na final disputada a duas mãos deu aos nipónicos a oportunidade de representarem o maior continente do mundo no Campeonato Mundial. Na final, contra os sauditas do Al-Hilal, os “Red Devils” empataram 1-1, em Riade, com o golo de Shinzo Koroki a levar a indefinição para o Japão. Na segunda mão, o autogolo de André Carrillo (antigo jogador de Sporting e Benfica) deu a vitória por 1-0 ao Urawa Red Diamonds em sua casa, na cidade de Saitama. Será a 3ª vez que marcam presença no torneio. Têm entrada direta nos quartos de final

Quanto ao Club León, os mexicanos marcam presença na prova pela primeira vez, depois de vencerem a final da Liga dos Campeões da CONCACAF, disputada a duas mãos. Na primeira mão, “Los Verdiblancos” venceram o LAFC por 2-1, em León, no México, com golos de William Tesillo e Ángel Mena. Na segunda mão, em Los Angeles, os mexicanos venceram por 1-0 com golo de Lucas Di Yorio e confirmaram a conquista da sua primeira Liga dos Campeões.

A Oceânia será representada pelo Auckland City, clube da Nova Zelândia. Os “Navy Blues” venceram na final da Liga dos Campeões da OFC o Suva FC, das Ilhas Fiji, por 4-2 num jogo único. Angus Kilkolly, Ryan De Vries e Cameron Howieson marcaram os golos que deram aos neozelandeses a conquista do 11º título continental da Oceânia. É a 11ª vez que disputam o torneio e terão de passar por um playoff de acesso aos quartos de final.

https://twitter.com/AucklandCity_FC/status/1662334261918318592/photo/1

O Al-Itthiad será o clube que representa o país-sede. No caso, garantiu a qualificação por ter conquistado o campeonato saudita na temporada 2022/23, à data orientado pelo português Nuno Espírito Santo. Agora, a equipa comandada por Marcelo Gallardo terá de disputar o playoff de acesso aos quartos de final. É a segunda vez que marcam presença no Mundial de Clubes.

Jogos

O Jogo 1 realiza-se na terça-feira, dia 12. Auckland City e Al-Itthiad enfrentam-se no playoff para descobrirmos quem passa aos quartos de final. Este jogo terá início às 18h de Portugal Continental (-1h nos Açores) e será transmitido na SportTV 1.

O Jogo 2 será um dos jogos dos quartos de final. Al-Ahly terá de defrontar o vencedor do Jogo 1 para discutir a passagem às meias-finais. Este jogo será no dia 15, sexta-feira, às 18h de Portugal Continental (-1h nos Açores) e será transmitido na SportTV 1.

O Jogo 3 será o confronto entre Club León e Urawa Red Diamonds. Este jogo será às 14h30 de Portugal Continental (-1 nos Açores) de sexta-feira, dia 15, e terá transmissão televisiva na SportTV 1.

As meias-finais terão lugar no dia 18 e 19 (segunda e terça-feira). O primeiro semifinalista a jogar será o Fluminense e terá de defrontar o vencedor do Jogo 2. Este jogo realizar-se-á às 18h de Portugal Continental (-1 nos Açores) e será transmitido na SportTV 2. Quanto ao Manchester City, o clube inglês entra em campo no dia seguinte contra o vencedor do Jogo 3 às 18h de Portugal Continental (-1 nos Açores) e será transmitido na SportTV 1.

O jogo do 3º e 4º lugar realiza-se no dia 22 de dezembro (sexta-feira) onde se realiza o jogo entre os vencidos das meias-finais. Será às 14h30 de Portugal Continental (-1 nos Açores) e será transmitido na SportTV 1.

A grande final será no mesmo dia às 18h de Portugal Continental (-1 nos Açores) e será transmitida na SportTV 2.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS