Mundial da Rússia 2018: David de Gea, o Super-Homem de Manchester
DAVID DE GEA (MANCHESTER UNITED)
Idade: 27
Clube: Manchester United (Inglaterra)
Posição: Guarda-redes
Internacionalizações/golos: 27/0
Conquista mais importante na carreira: Liga Europa (2x), Premier League
Avaliação de qualidade: 5 em 5 estrelas
A equipa espanhola chega ao Mundial da Rússia para tentar voltar aos títulos e leva equipa para isso. Uma base muito sólida, com muito talento e com um monstro entre os postes. David de Gea, guardião do United de Mourinho, será a última linha de defesa de Lopetegui na luta renhida do Grupo B.
De Gea é conhecido pelos seus reflexos incríveis, capaz de defender qualquer bola, por mais impossível que seja. Nunca desiste de qualquer remate e a sua elasticidade é uma das suas principais armas.
Mas não são apenas os reflexos que fazem de de Gea um guarda-redes de topo. Muitas vezes vemos o espanhol fazer defesas “fáceis” graças ao seu posicionamento. Nunca o vemos mal colocado ou a sair mal dos postes. Essa é outra das suas qualidades: saídas. Sem medo de arriscar e com perfeita noção de espaço, de Gea elimina muitas chances desta forma.
Desde cedo que de Gea se destacou, estreando-se pelo Atlético de Madrid aos 19 anos. Essa estreia foi na fase de grupos da Champions… no Dragão. Desde aí o espanhol foi-se afirmando em Madrid até o United pagar, em 2011, 25M€ pelos seus serviços.
De Gea está na sua sétima época em Manchester, sempre como titular. Foi dos poucos jogadores a sobreviver ao carrossel de treinadores depois da saída de sir Alex Ferguson, tudo graças ao seu talento. Há várias épocas que é apontado ao Real Madrid (chegando mesmo a ser alegadamente cancelada por um atraso num fax do Real Madrid), mas manteve-se sempre em Manchester.
No seu ano de estreia pelo Atlético venceu a Liga Europa (na primeira edição da prova com este nome) e voltou a vencer na época passada. De Gea é um dos indiscutíveis de Mourinho e foi uma peça crucial nessa conquista. Foi também parte importante na última Premier League de Alex Ferguson. Uma carreira titulada à qual falta algo pela seleção. Será na Rússia?
Outros destaques de Espanha: David Silva (Mahcester City), Sergio Ramos (Real Madrid) ou Isco (Real Madrid).