MLS – Principais Transferências da História
A Major League Soccer teve já o seu bom número de altos reforços, alguns que marcaram a história da competição.
David Beckham
Em 2007, David Beckham, então o maior popstar do futebol mundial, chocou o mundo ao anunciar que deixaria o Real Madrid dos “Galácticos” para assinar um contrato de cinco anos com o Los Angeles Galaxy, dos Estados Unidos. A contratação de Beckham é até hoje considerado o fator da “explosão” financeira e mediática da MLS.
Uma prova disso é que sua estreia pelo Galaxy foi acompanhada por diversos atores de Hollywood, como Tom Cruise, nas tribunas. O então governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, também foi ao jogo. Além disso, a franquia de Los Angeles acertou um monstruoso contrato de cinco anos de patrocínio com a Herbalife logo após a chegada do popstar, em mais uma prova de seu poder frente às câmeras de TV.
Esportivamente, a passagem de “Becks” pelos Estados Unidos também pode ser considerada um sucesso. Mesmo tendo que lidar com várias lesões, ele conseguiu realizar 118 partidas pelo time, anotando 20 golos. Vale lembrar que, em 2008 e 2009, ele foi emprestado rapidamente ao Milan duas vezes.
Durante seus anos nos EUA, ele ainda conquistou o título da Major League Soccer em duas ocasiões (2011 e 2012), além de ter conduzido seu time ao topo da Conferência Oeste em três oportunidades (2009, 2010 e 2011). Após o fim da temporada 2012 do Galaxy, o meio-campista acertou com o PSG, indo mais uma vez para a Europa e depois pendurando as chuteiras de vez como futebolista profissional.
Thierry Henry
Muitos argumentam que Henry é o melhor jogador da história da MLS, e apesar de outros bons concorrentes, não é difícil de entender a afirmação. Em 122 partidas disputadas pelo francês, que atuou pelo NY Red Bulls, foram 52 bolas na rede, além da posição como grande nome da liga. Mais do que shows nos gramados, Henry também foi um dos grandes apoiadores do esporte no país.
Zlatan Ibrahimovic
Em março de 2018, Ibrahimovic rescindiu seu contrato com o Manchester United e partiu para uma aventura épica na Major League Soccer. Ele acertou com o Los Angeles Galaxy e chegou aos Estados Unidos abafando, bem ao seu estilo: o sueco tomou a capa inteira do Los Angeles Times.
Com 53 gols marcados em 58 partidas, a passagem de Ibrahimovic pela MLS foi curta, mas uma das mais absurdas e memoráveis de toda a história da liga. Contratado pelo LA Galaxy vindo de uma lesão grave dos tempos de Man United, o Sueco apavorou defesas com seu jogo técnico e físico.
Muitos se lembram do golaço marcado logo nos seus primeiros minutos em campo pelo Galaxy, justamente contra o rival LAFC, em um chutaço da intermediária. Depois desse, foram outras pinturas, que deixaram saudade naqueles que viram o craque desfilar na MLS.
Carlos Valderrama
Uma estrela colorida da seleção nacional da Colômbia nas décadas de 1980 e 1990, ele foi eleito o melhor jogador sul-americano do ano duas vezes (1987, 1993) e o MVP da Copa América em 1987. Ele foi uma das primeiras atrações nos primeiros dias da MLS – conhecido por seu distintivo tufo de cabelo – e foi nomeado o Melhor XI de todos os tempos da liga. Em 1999, durante sua estada nos Estados Unidos, a World Soccer o nomeou um dos 100 maiores jogadores de futebol de todos os tempos.
Se Beckham é considerado um ícone para a MLS, ele certamente não foi o primeiro astro global a disputar a liga. O colombiano Valderrama, famoso por seu exótico penteado e qualidade na armação de jogadas, foi destaque nos EUA muito antes.
“El Pibe”, como era conhecido, jogou na Major League entre 1997 e 2002, e se tornou uma grande referência por seu estilo de jogo vistoso e cerebral.
Clint Dempsey
Nem só de craques europeus é feita a lista com as melhores contratações da MLS. Em tempos em que era mais raro ver jogadores americanos em grandes clubes do velho continente, Dempsey quebrou a barreira, como um talento empolgante vindo do Texas.
Com passagens por Fulham e Tottenham, ambos da Premier League, Deuce foi repatriado pelo Seattle Sounders, onde se tornou um ícone, com 136 partidas e 58 gols marcados.
Ainda tem muitos craques que poderiam estar nesta lista como Kaká, Pirlo, Drogba, Gerrard, entre outros. Também não coloquei jogadores que ainda estão atuando. Por fim, não é uma lista dos melhores e sim dos jogadores que de alguma forma marcaram a MLS.