Matheus Pereira- ” Ex-Sporting a causar furor no Championship”

Gonçalo FariaFevereiro 10, 20204min0

Matheus Pereira- ” Ex-Sporting a causar furor no Championship”

Gonçalo FariaFevereiro 10, 20204min0
O jovem de 23 anos, Matheus Pereira, está a causar furor no Championship. Deste modo, o ex-sportinguista atua recentemente no West Bromwich Albion que está no primeiro lugar da tabela classificativa da segunda liga inglesa, e tem realizado exibições de alto nível.

O jovem Luso-brasileiro, Matheus Pereira, tem sido uma referência importante na equipa liderada pelo técnico Slaven Bilic . O atleta iniciou a sua formação no Sporting CP desde muito cedo, atuado assim em todos os escalões de formação, tendo desde sempre mostrado qualidade e grande capacidade evolutiva. O jogador alinha quer na posição de extremo-direito, quer médio-ofensivo (10), chamou a atenção do clube West Bromwich Albion. O recém-chegado à equipa principal do clube da Championship, joga preferencialmente com o pé esquerdo, e de acordo com as características que detém encaixa no esquema tático do técnico. Deste modo, já existem rumores que pode não ficar no clube por muito tempo devido ao seu potencial, por consequente, tornou-se num curto espaço de tempo um titular da equipa.

O jovem de 23 anos, já leva cinco golos e quinze assistências num total de vinte e oito jogos. Desta forma, o clube Inglês está muito próximo de ativar a cláusula de compra de 10 Milhões de euros. De acordo com as ideias do técnico, a formação atua sistematicamente num esquema tático fixo do 4x2x3x1, tendo por isso, ocorrido a alteração na posição em campo do jovem, ora joga a extremo-direito, com elevada capacidade no 1×1 com o adversário, ora atua no meio-campo ofensivo com bastante criatividade e visão de jogo.

Mas afinal, quais as características de Matheus Pereira?

Foto: rematedigital.pt

 

Na organização ofensiva, o West Bromwich Albion atua com um método de jogo baseado na posse de bola, e deste modo, o jovem jogador colabora na fase de construção dando assim à equipa linhas de passe, bem como ligação entre a defesa e o meio- campo. Deste forma, e já na fase de criação o médio-ofensivo pode tornar-se bastante perigoso devido às suas movimentações, procurando assim não só profundidade, como também a libertação de espaços.  Além disso, a qualidade de progressão com a bola, bem como a habilidade no 1×1 com o adversário, leva a criação de desequilíbrios defensivos da equipa adversária. O ex-jogador do Sporting CP, tem demonstrado ao longo desta época algumas capacidades e movimentações surpreendentes que possivelmente encaixariam na equipa atual do Sporting tais como: o posicionamento entre linhas de modo a facilitar o último passe; a exploração das costas dos laterais adversários; o surgimento constante na fase de finalização e ainda, a colaboração nas transições-ofensivas da equipa.

Na organização defensiva, e sendo o West Bromwich Albion um clube que atua num esquema tático de 4x2x3x1, com preferência na pressão baixa na primeira fase de construção do adversário, e em contrapartida, pressão alta no meio campo. Deste modo, Matheus Pereira baixa no terreno para colaborar nas tarefas de construção e criar assim mais uma linha de passe. Desta forma, o camisola 12, procura realizar as desmarcações, e consequentemente, originar espaços vazios para progredir no terreno ou tabelar com um colega de equipa. Conciliando a velocidade que possui com a criatividade e visão de jogo, o atleta colabora também nas transições, isto é, o médio realiza pressão na lateral e apoia o extremo, originando assim a superioridade numérica, e consequentemente, a recuperação da bola para a transição.

Em suma, e em virtude dos seus pontos fortes tanto na construção no setor defensivo, como na criação no setor ofensivo, podemos verificar que atingiu “ 76% de passes certos”, “ 82% de eficiência no passe”, tendo deste modo ainda obtido “67% de dribles bem sucedidos” de acordo com o sofascore.com . Conclusivamente, o clube inglês está na primeira posição da tabela classificativa do Championship com mais quatro pontos do segundo classificado e deste modo, o atleta poderá jogar na Premier League na próxima época.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter