KF Shkëndija vs FK Vardar – O grande derby do futebol da Macedónia que é muito mais que um jogo de futebol.

João Ricardo PedroAbril 11, 20192min0

KF Shkëndija vs FK Vardar – O grande derby do futebol da Macedónia que é muito mais que um jogo de futebol.

João Ricardo PedroAbril 11, 20192min0
É na Macedónia que se joga um dérbi que salta para lá das quatro-linhas onde a história encontra a paixão e uma "guerra" intensa entre fileiras de adeptos. Fica a conhecer este Shkëndija vs Vardar!

Todos nós conhecemos o Derby da cidade de Glasgow, onde a rivalidade entre os dois clubes assenta sobretudo nas diferenças religiosas entre os adeptos dos dois clubes. Hoje iremos falar de um derby que têm as mesmas características, mas este é disputado na Liga da Macedónia

VARDAR E SHKËNDIJA… PRONTOS PARA JOGAR?

Os adeptos do KF Shkëndija que é o atual campeão são maioritariamente muçulmanos e os do FK Vardar, clube mais titulado do futebol nacional, são em sua maioria cristãos ortodoxos.

O KF Shkëndija fica localizado na cidade de Tetovo, uma cidade com 50 mil habitantes e a maioria dos habitantes são de descendência albanesa e fica situada próximo da fronteira com a Albânia, já o FK Vardar está situado na capital, Skopje, de maioria macedónia.

Durantes os tempos da Jugoslávia. O FK Vardar foi também o principal clube da região, foi campeão jugoslavo em 1987 e venceu a Taça da Jugoslávia em 1961. O KF Shkëndija foi fundado apenas em 1979 por albaneses que viviam na região, começa na IV divisão e em apenas dois anos chega a segunda divisão.

Rapidamente, o clube começa a ficar bastante famoso e recebe forte apoio da comunidade albanesa que vive na Jugoslávia. As autoridades jugoslavas encerram o clube, por temer que a fama do clube faça renascer tendências nacionalistas entre os albaneses que viviam na Jugoslávia.

A RIVALIDADE ENTRE AS CLAQUES E A MEMÓRIA HISTÓRICA NA REGIÃO

A torcida do KF Shkëndija são os Ballistët em homenagem ao grupo albanês “Balli Kombëtar” que combateu ao lado das forças nazis contra os Partisans jugoslavos. A claque do FK Vardar são os “Komiti Skopje” em homenagem aos “KOMITI” que eram os grupos de jovens macedónios que lutavam contra a presença do Império Otomano na região.

Nos dias de hoje, ambas as claques estão proibidas de assistir aos jogos fora de casa entre si. Curiosamente, ambos os clubes têm um clube irmão na cidade “inimiga”. O KF Shkëndija tem boas ligações com o FK Shkupi de Skopje (clube fundado por albaneses a viver na Macedônia). O FK Vardar chama de clube “irmão ortodoxo” ao FK Teteks, clube situado na cidade de Tetovo.

Um dérbi sempre quente (Foto: Getty Images)

Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter