Serie A: O onze do ano para o Fairplay em 2018
O ano de 2018 já acabou e como manda a tradição em Janeiro, é altura de eleger os melhores jogadores do ano que passou na Serie A.
Tal como foi feito o ano passado, vamos eleger o onze do ano de 2018 da Serie A, mas com uma pequena alteração. Este ano os jogadores que aturam apenas durante meio ano em Itália, podem (e serão) ser introduzidos neste artigo.
Guarda Redes
Alisson Becker (AS Roma)
Na Baliza a nossa opção recaiu sobre Alisson Becker. O talentoso guarda-redes que até Julho defendeu a baliza da AS Roma, tornou-se num muro muito difícil de ultrapassar por parte de todos os pontas de lança. Uma época bastou para o guardião ser transferido para a Premier League e para o Liverpool por um valor record de 62,5M de euros.
Defesas
João Cancelo (Inter / Juventus)
João Cancelo atuou por dois clubes diferentes no ano civil de 2018, o Inter de Milão e a Juventus. Depois de encantar ao serviço do Valencia, o lateral português rumou a Itália e parece já outro jogador. Muito rápido, uma enorme propensão ofensiva e um pulmão inesgotável, fazem de João Cancelo um lateral de excelência e que conseguiu finalmente dar o salto para um dos grandes do futebol mundial, com as suas exibições na Juventus. Está na elite mundial de laterais direitos.
Koulibaly (Nápoles)
Koulibaly voltou a realizar mais um ano excepcional no Nápoles e já é presença habitual nestes exercicíos. Com uma estampa física de excelência, sentido posicional incrível e um controlo excepcional do espaço aéreo, o central está no auge da sua carreira e parece cada fez mais certa a sua saída para um nível mais elevado.
Chiellini (Juventus)
Giorgio Chiellini. Mais um nome que aparece constantemente nos onzes do ano. A idade parece não avançar para o central italiano da Juventus. Mesmo com 34 anos, continua a ter uma inteligência que lhe permite estar sempre no sítio certo, no momento certo. É o típico central italiano que fez com que o país ficasse conhecido pelos seus defesas. É uma pena que esteja para breve a saída dos relvados deste “Senhor Defesa”.
Médios
Jorginho (Nápoles)
Jorginho foi mais um nome que esteve apenas meio ano de 2018 em Itália, tendo deixado o Nápoles para ir para o Chelsea a troco de 50M, depois do técnico Sarri ter pedido expressamente a sua contratação. Algo que não aconteceu por acaso. Jorginho foi uma das maiores figuras na última época da Serie A, tendo conseguido aliar a sua inteligência tática, ao seu poderia físico, fazendo dele o pensador e criador de todo o jogo da equipa napolitana.
Matuidi (Juventus)
o médio francês que é campeão do mundo, tem sido um dos jogadores com mais minutos na equipa da Juventus. Com o seu poderio físico, que faz dele um dos melhores box-to-box da atualidade, Matuidi é uma peça fundamental nos heptacampeões italianos e não parece apresentar sinais de baixar o rendimento num futuro próximo.
Milinkovic Savic (Lazio)
Foi um dos maiores destaques na última época, algo que fez com que todos os holofotes do Mundial estivessem também de olho nele. Acabou por não abandonar a Lazio, mas mesmo assim fez um ano de nível elevado, fazendo deste Sérvio um dos melhores médios na Serie A. A sua criatividade e facilidade de chegar à baliza adversária, fazem de Milinkovic Savic um dos jogadores mais criativos dos campos italianos.
Zielinski (Nápoles)
Uma entrada algo controversa nesta lista, mas o polaco tem sido uma das maiores surpresas da Serie A, principalmente nesta época desportiva. Com um jogo muito correto do ponto de vista da decisão, Zielinski é um pilar importante na construção do jogo do Nápoles, na ligação ao ataque, principalmente na parceria com Allan. Apesar de haver outras opções, Zielinski pode tornar-se um caso sério no futebol mundial, uma vez que tem apenas 25 anos.
Avançados
Mario Mandzukic (Juventus)
Mario Mandzukic tem estado numa forma soberba, sendo um dos jogadores mais decisivos na equipa da Juventus. Depois de acabar a última época em grande forma, o croata entrou nesta época ainda mais determinado e tem formado com Ronaldo uma dupla absolutamente letal (quando toda a gente falava de uma ligação Ronaldo- Dybala). Nem o Mundial, onde apresentou um nível altíssimo (marcou na final), cansaram o avançado, que mesmo com 32 anos, leva já 8 golos marcados na Serie A
Krzysztof Piątek (Genoa)
Os números não enganam no caso de Piatek. Com 13 golos marcados só nesta época o polaco de apenas 23 anos, atravessa o melhor momento da carreira. Com uma veia goleadora incrível, Piatek vai seguramente ser um dos nomes mais badalados no próximo verão. Para já quem vai desfrutando são os adeptos do Genoa, que tem nas suas fileiras um jogador com números apenas comparavéis aos de Cristiano Ronaldo!
Cristiano Ronaldo (Juventus)
Não podia faltar nesta lista o melhor jogador do mundo. Com apenas meia época em Itália, o astro português leva já na bagagem uma série de golos na Serie A. Ronaldo já marcou 14 golos e leva já uma série de recordes quebrados na Juventus. Números estratosféricos, mas que no caso de Ronaldo já nem nos surpreendem. Vamos ver o que nos reserva Cristiano este ano.
Para finalizar deixamos menções honrosas para Allan, Chiesa, Icardi, Dybala, Donnarruma, Pellegrini, Politano e Immobile, que podiam facilmente entrar nesta equipa do ano de 2018.