23 Mai, 2018

Virgil van Dijk: O defesa-central que o Liverpool precisa?

João NegreiraJaneiro 6, 20183min0

Virgil van Dijk: O defesa-central que o Liverpool precisa?

João NegreiraJaneiro 6, 20183min0
O Fair Play analisa o novo defesa mais caro da história! Van Dijk saiu do Southampton para o Liverpool e mexeu com o mercado logo no primeiro dia do ano.

A Premier League continua a surpreender-nos em termos de movimentações de jogadores. Já bateram um novo recorde e por este andar, não devem ficar por aqui. Passemos para a análise do jogador, do clube vendedor e do clube comprador.

O defesa-central de 26 anos acaba de se tornar no defesa mais caro da história, com a transferência do Southampton para o Liverpool por um valor a rondar os 80 milhões de euros. Com este valor, Mendy, que tinha batido o recorde no verão por 57 milhões de euros, é ultrapassado na lista e a Premier League continua a bater recordes no que toca a milhões gastos em jogadores.

Poucas movimentações mas muita variedade

O jogador holandês começou a sua carreira sénior no Groningen, realizando 3 épocas, duas delas como titular. Em 2013/2014 inicia o seu primeiro teste fora de casa e é transferido para o Celtic por 3 milhões de euros. Faz 2 épocas ao mais alto nível, onde soma 105 (!!) jogos. Ainda ajuda os escoceses em 10 jogos na temporada 15/16, mas no início de setembro vem para o sul de Terras de Sua Majestade por 15 milhões de euros. Sobe a passos largos o seu nível e mostra-se cada vez mais preparado para dar o salto para uma equipa melhor, época após época, sendo que é a meio da sua terceira época como saint que se muda para Liverpool numa transferência milionária. De referir que o central autoritário tem 16 internacionalizações pela laranja mecânica.

Sofrer até ao fim, depois desta saída

Falemos do clube de origem e da falta que o defesa fará. Ora, o holandês era o titular com Maya Yoshida no Southampton e apesar de haver Wesley Hoedt, que também já jogou várias vezes esta época, nenhum deles tem a qualidade de Van Dijk. Há um substituto preparado, mas não está à altura e é natural que o jogo dos saints perca qualidade e, principalmente, a defesa, segurança. O clube do sul de Inglaterra está a apenas um lugar da linha de água e a saída de um dos melhores jogadores do clube não é uma boa notícia. Todavia, com esta venda, o Southampton terá dinheiro suficiente para investir em alguém que, se não agora, daqui a alguns anos, esteja ao nível do jogador que agora saiu.

Van Dijk chegou a ser capitão do Southampton. (Foto: TheSun)

 

Imprudência financeira?

Passemos para o clube recetor e o que o defesa trará. O Fair Play apresentou-lhe um artigo sobre o Liverpool onde afirmava que os reds teriam um ataque com grande poder mas uma defesa muito fraca e pouco segura; será o holandês o jogador certo? De certo que esta compra não foi feita “em cima do joelho” e que os responsáveis bem pensaram no assunto e por isso qualidade do próprio jogador não será um problema. E, assim, dizer que o jogador trará segurança e será, possivelmente, o central que o ‘pool precisa. De mencionar que o jogador já marcou um golo na sua estreia, ainda com poucos dias como red. Contudo, ficou bem explícito que o problema espalhava-se por quase toda a defesa, então, terá sido prudente gastar 80 milhões num só jogador?

Van Dijk com o seu novo chefe, Jurgen Klopp. (Foto: ThisIsAnfield)

 

Aludir, assim, para o facto do defesa holandês poder prosperar e poder ajudar o Liverpool, mas referir também que só um jogador não chega para colmatar as várias lacunas na defesa de Klopp.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter