Championship: Dois fugitivos e muita luta pelo play-off

Pedro SousaDezembro 28, 20194min0

Championship: Dois fugitivos e muita luta pelo play-off

Pedro SousaDezembro 28, 20194min0
O segundo escalão inglês é sempre palco de grande futebol e boas disputas! Este ano não é diferente e o Pedro Sousa do Bola na Relva explica tudo aqui!

Pedro Sousa é autor do projeto Bola na Relva e colaborador do Fair Play!


O Championship costuma ser uma liga muito competitiva. O segundo escalão inglês tem muitas equipas que querem jogar na Premier League e isso cria altos níveis de competitividade inimagináveis. Com algumas formações que já foram campeãs de Inglaterra, escalão secundário gere sempre muito dinheiro.

West Bromwich e Leeds United a caminho da Premier

Apesar da competitividade, este ano, há duas equipas que já estão com um pé no principal escalão do futebol inglês. West Bromwich e Leeds United FC já têm uma vantagem grande para o 3º classificado.

No West Bromwich, a aventura no Championship pode ter a duração de dois anos. Depois de no ano passado terem caído no play-off de acesso, o emblema inglês quer garantir a promoção direta e está a fazer um campeonato quase imaculado. A formação liderada por Slaven Bilic começou o campeonato de forma irregular, mas seis triunfos consecutivos (na 15ª até à 20ª) colocaram os Baggies na rota da subida. Está em primeiro lugar e promete ser desta feita que sobe de escalão.

Kalvin Phillips do Leeds United (Foto: Football Transfer Tavern)

Para esta temporada, o rendimento de Jack Livermore, Matt Phillips, Nathan Ferguson, Hal Robson-Kanu, Kyle Bartley e Filip Krovinović está a ser um fator decisivo nesta caminhada. Porém, há um jogador que tem saltado à vista de todos. Matheus Pereira está a viver a melhor época da carreira e é a principal arma do arsenal do West Bromwich. O jovem brasileiro marca e assiste com regularidade e é um quebra-cabeças para as defensivas contrárias.

Já o Leeds United, liderado pelo incontornável Marcelo Bielsa, está a tentar regressar à Premier quase 20 anos depois. O clube do norte de Inglaterra desceu aos escalões secundários em 2003/2004 e nunca mais conseguiu voltar à divisão principal inglesa. Com o argentino ao leme, os antigos campeões ingleses querem voltar à ribalta e no ano passado falharam por pouco, caindo no play-off de acesso, depois de estarem nos lugares de subida direta durante muitas jornadas.

Matheus Pereira do West Bromwich Albion (Foto: Football League World)

Contudo, este ano os The Peacocks já têm uma vantagem confortável. A base da equipa está montada à volta de Kiko Casilla, Ben White, Stuart Dallas, Mateusz Klich, Patrick Bamford, Hélder Costa e Ezgjan Alioski. No entanto, tal como acontece com o West Bromwich, o Leeds United tem um jogador que se destaca, que é Kalvin Phillips. O médio inglês está a ser uma revelação e até já foi considerado o melhor médio defensivo inglês. Posicionamento irrepreensível e grande capacidade física fazem de Kalvin um médio completo. Está na calha para ser chamado à seleção nacional para o Euro 2020.

Brentford FC lidera o pelotão que persegue a dupla

Agora para espreitar a outra vaga de subida, há muitos candidatos prontos para agarra-la. Na frente está o Brentford FC e creio ser a equipa que pode chegar à Premier League. Aliás, o emblema de Londres pode espreitar um lugar de acesso direto, isto se, Leeds e West Bromwich começarem a falhar. O Brentford FC tem uma equipa muito bem estruturada e, nesta altura, é a formação em melhor forma no segundo escalão. Para isso, os golos de Ollie Watkins estão a ser cruciais para o bom momento de forma, mas há mais. Mathias Jensen, Christian Norgaard, Saïd Benrahma, Bryan Mbeumo, Pontus Jansson e Rico Henry estão a a encher o velho clube inglês.

Depois, ainda há uma série de clubes que estão, de igual modo, prontos para assumir a terceira vaga. Sheffield Wednesday, Fullham, Preston North End, Nottingham Forest, Swansea City, Blackburn Rovers, Bristol City, Cardiff City, Millwall, Hull City e QPR estão separados por poucos pontos e podem aproveitar um deslize de Brentford e companhia. Neste momento, só West Bromwich e Leeds United parecem ser certos. Porém, no futebol inglês nunca se sabe e o passado, principalmente da formação de Bielsa, pode indicar que nada esta decidido.

Ollie Watkins do Brentford (Foto: Brentford FC)

Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter