Tanlongo será a grande surpresa do leão em janeiro?

José Nuno QueirósNovembro 21, 20223min0

Tanlongo será a grande surpresa do leão em janeiro?

José Nuno QueirósNovembro 21, 20223min0
O Sporting já se movimenta no mercado de Janeiro com Tanlongo a ser uma certeza para o resto da época. Mas afinal quem é o argentino?

Em altura de Mundial é normal que os olhos futebolísticos estejam todos centrados na maior competição desportiva do mundo. No entanto, em solo nacional já se começa a preparar o futuro, nomeadamente em alvalade onde Mateo Tanlongo vai ser o primeiro reforço do mercado de janeiro no que aos 3 grandes diz respeito.

Mas afinal quem é o jovem argentino que apareceu no Sporting de repente, escapando a toda a comunicação social portuguesa? Tanlongo é um médio de 19 anos que vai chegar a Alvalade vindo do Rosario Central, depois de ter terminado o contrato com o clube argentino, o único em que jogou na sua, ainda curta, carreira.

O argentino realizou 29 jogos na temporada que findou na Argentina, sendo que 20 foram na liga, 7 na Taça da liga e 2 na Copa Argentina. Tanlongo é habitualmente um médio defensivo e vêm colmatar a ausência de uma alternativa a Ugarte, muito provavelmente porque Sotiris não conseguiu convencer Rúben Amorim na primeira parte da temporada. Obviamente que esta contratação acontece também numa perspetiva financeira onde a SAD leonina parece ver com bons olhos a chegada de um jovem a custo zero, com um risco de insucesso financeiro bem mais baixo do que os possíveis benefícios.

Com 1,83m e ainda sem qualquer golo e assistência na carreira, percebe-se que é claramente mais um jogador de encurtar espaços e recuperar a bola do que participar ativamente na construção da sua equipa, algo que não é compatível com as ideias de Rúben Amorim e onde o jogador terá que evoluir bastante. Apesar disso Tanlongo traz agressividade ao plantel, uma característica que nem sempre se verifica desde as saídas de Matheus e Palhinha, principalmente porque Morita é um jogador com outro tipo de características e Essugo ainda está muito “verdinho” para estas andanças.

Tanlongo não deverá ser opção no imediato, devendo ter um processo de adaptação ao clube e ao técnico, mas se se conseguir ambientar e evoluir pode ser a alternativa perfeita a Ugarte ou quem sabe um complemento ao uruguaio que pode também assumir a posição 8 quando necessário. Sotiris continuará a ser parte do plantel mas terá que “dar ao pedal” se não quiser perder definitivamente a oportunidade de se afirmar ao mais alto nível, até porque as notícias constam que o técnico português terá ficado desagradado com a prestação do grego em Barcelos frente ao Varzim.

Por todos estes motivos e até pelo facto de já não se disputar competições na Argentina, o Sporting tentou trazer Tanlongo já neste mês de Novembro mas tal não deverá ser possível, uma vez que o Rosario Central pretende obter uma compensação financeira para libertar o jogador nestes 2 meses que lhe restam de contrato. Este processo obviamente acelerava a adaptação ao futebol europeu e ao Sporting, mas Tanlongo deverá mesmo perder este período de treinos.

A expectativa para ver como respondem os leões ao mau momento com que encerraram a primeira parte da época e de que forma as movimentações de mercado podem ajudar o leão. Para já há Tanlongo, mas não deve ficar por aqui, espera-se mais reforços e regressos como o de Gonçalo Esteves.

Tanlongo já é internacional pelos sub-20 da argentina. (Fonte: O Jogo)

Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS