Sporting versão 22/23: Que plantel podemos esperar?

José Nuno QueirósMarço 26, 20226min0

Sporting versão 22/23: Que plantel podemos esperar?

José Nuno QueirósMarço 26, 20226min0
A época ainda decorre, mas todos os clubes estão já a preparar o próximo ano e o Sporting não é excepção. O que podemos esperar?

O próximo ano já está a ser preparado no seio do Sporting, sendo que esta paragem para compromissos internacionais é uma excelente oportunidade para refletir nos objetivos que podem ser atingidos pela equipa, mas também quais as lacunas que existem e precisam de ser colmatadas, bem como quais os ativos que poderão ter os dias contados no clube, quer seja por fim de ciclo, quer seja por se tratarem de excelentes oportunidades de venda.

Guarda Redes Sporting

Adán continuará na equipa principal, mas acima de tudo continuará a ser a aposta de Rúben Amorim para ser o número 1 da baliza leonina.

O espanhol mereceu a confiança nas últimas duas épocas e respondeu com exibições de alto nível, sendo mesmo sinónimo de pontos para a equipa de Alvalade.

Já a história do seu substituto é mais complicada. Virgínia não encantou nem os adeptos nem a estrutura do Sporting, pelo que a sua continuidade apenas é equacionada por uma verba inferior à que está atualmente acordada no acordo de empréstimo (3,5M€). Caso não se consiga chegar a um acordo que agrade a direção presidida por Frederico Varandas, poderá chegar um novo guardião a Alvalade, mas sempre um atleta de baixo custo e para ser suplente.

André Paulo poderá continuar no clube, mas a sua esperança de atuar pela equipa são reduzidas, até porque o grande foco formativo dos leões está em Diego Calai que está claramente a ser preparado para assumir o lugar que, eventualmente, será deixado em aberto por Adán.

Sporting
Diego Calai é a esperança da baliza leonina, e pode jã na próxima época estar ainda mais perto da equipa A. (Fonte: Mais Futebol)

Defesas Sporting

Na direita o assunto está arrumado: Porro, Esgaio e Gonçalo Esteves. Parece muito claro o plano de Amorim e da direção do clube. Comprar Porro, usar mais uma época a dupla Porro e Esgaio para dar espaço ao Gonçalo para crescer e depois vender Porro por uma verba significativa tendo já em Gonçalo Esteves a alternativa natural e mais amadurecida. Esgaio continuará a ser o “joker” de Amorim que pode jogar em todas as posições da defesa.

Já no centro é onde há mais dúvidas. É certo que Coates irá prolongar o vínculo, bem como Gonçalo Inácio, isto já depois de Neto ter prolongado o seu. Está então definido que estes 3 continuarão no plantel, juntamente com Matheus Reis que está a realizar a melhor época da carreira e que pode atuar também na ala esquerda com enorme qualidade.

Já Feddal deixa muitas dúvidas. Sem ter a qualidade dos outros colegas o marroquino ainda apresenta uma taxa de lesões bastante elevadas e que não o torna uma opção segura para o técnico. Com a sua continuidade nas mãos da direção é provável que não seja acionada a cláusula.

Neste sentido é quase certo que o clube irá ao mercado contratar um central a que se poderá juntar ainda Marsá (contratado este ano ao Barcelona), havendo ainda Eduardo Quaresma que terá que mostrar muito na pré-época se quiser ser opção válida.

Para a esquerda já há uma compra avultada confirmada, a de Rúben Vinagre, que depois de uma época muito abaixo das expectativas vai ter que melhorar bastante para recuperar o lugar quer a Matheus Reis, quer a Nuno Santos que também tem sido muito usado naquela posição. Destaque ainda para Flávio Nazinho que fez a sua estreia esta temporada e pode ser uma das surpresas da pré-temporada.

Feddal parece estar de saída do Sporting. (Fonte: Sporting)

Médios

Não tendo nenhuma informação privilegiada, é quase certo que haver, pelo menos, uma grande perda para realizar um grande encaixe financeiro. Palhinha e Matheus Nunes são as apostas mais fortes, não sendo impossível ver partir os dois atletas. Economicamente Matheus poderá ser mais rentável, mas com o crescimento de Ugarte na posição 6, Amorim tem mais razões para acreditar que Palhinha já tem o substituto ideal para a próxima temporada.

A continuidade de Bragança não é certa, uma vez que o português continua a ter poucos minutos, sendo expectável que possa ter outros objetivos na carreira para não estagnar no banco mais uma temporada.

Já Essugo com mais um ano de equipa A continua a ser cada vez mais uma solução ativa e não apenas um jovem a aprender.

Para reforços há um nome que parece estar na linha da frente. Falo claro de Morita, o japonês do Santa Clara que parece já estar numa fase adiantada das negociações para ser reforço e substituir o médio que irá abandonar Alvalade.

Sporting
Morita será reforço na próxima temporada? (Fonte: Notícias ao Minuto)

Avançados

Com as chegadas de Marcus Edwards e Slimani parece tudo fechado na frente de ataque no que ao plantel diz respeito, sendo que o mais difícil será montar o onze para as diversas jornadas.

Pote, Edwards, Nuno Santos e Tabata serão os extremos naturais da equipa, depois da quase certa não continuidade de Sarabia e da época mais irregular de Pedro Gonçalves que não permitirá que seja vendido neste mercado pelos valores que os responsáveis leoninos acreditam que valerá futuramente, ainda para mais tendo que ceder 50% ao Famalicão, o que significa que uma venda de baixo valor não é minimamente atrativa.

Paulinho e Slimani também continuarão a ser opções no plantel do Sporting, sendo que terão a companhia de Rodrigo Ribeiro, não para ser solução, mas para crescer como atleta na equipa principal.

Edwards chegou em janeiro, mas poderá ser na próxima época que atingirá todo o seu potencial. (Fonte: O Jogo)

Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS