Leões tentam salvar a época na Liga Europa

José Nuno QueirósFevereiro 26, 20233min0

Leões tentam salvar a época na Liga Europa

José Nuno QueirósFevereiro 26, 20233min0
O Sporting procura conseguir por via da Liga Europa o que está muito difícil no campeonato, o acesso à Champions, mas não será tarefa fácil!

A Liga Europa é a única competição em que o Sporting ainda tem aspirações esta temporada depois de ter sido eliminado precocemente da Taça, ter perdido a final da Taça da Liga nos penaltys e estar completamente afastado da luta pelo título da Liga Portugal BWIN.

Depois de ter ultrpassado o Playoff de acesso aos oitavos de final o Sporting apanhou a fava que nenhum dos “não cabeças de série” pretendia encontrar, ao saber-se que irá defrontar os londrinos do Arsenal. É certo que apenas um adversário era, no papel, bastante mais acessível do que os outros e que era difícil apanhar o Ferencvárosi TC, mas havia ainda um lote de 6 apetecíveis formações que os leões infelizmente não tiveram a sorte de apanhar, que configuravam no papel uma luta bem mais equilibrada.

Numa competição cuja vitória garante um apetecível acesso direto à Liga dos Campeões do próximo ano, com direito a figurar no pote 1, há aqui uma ténue esperança para os leões de conseguirem ultrapassar todas as probabilidades e alcançarem o objetivo mínimo da época pela via mais complicada.

Mas desengane-se quem ainda olha para a Liga Europa como uma competição exclusiva para a segunda linha europeia, porque há nomes de grande craveira nesta competição com algumas equipas a estarem a realizar temporadas bem mais interessantes do que algumas formações da Champions League. Basta ver que o Arsenal é o 1º da Premier League, United é 3º, Union Berlin é 3º na Bundesliga, Ajax, PSV e Feyenoord são 3 dos 4 primeiros na Holanda, e ainda temos equipas como a histórica Juventus ou a Roma de José Mourinho. Há qualidade para todos os gostos e a tarefa de erguer o troféu vai ser complicada para qualquer formação.

O Sporting sabe que pode apostar as fichas todas nesta prova, podendo esse ser o seu maior trunfo quando defrontar o Arsenal que pode torcer o nariz a uma prova europeia jogada à quinta feira quando há uma Premier League para vencer, podendo ser efetuada uma já habitual rotação do plantel nas equipas nesta situação.

Resta perceber como vai evoluir mentalmente a formação do Sporting com base nos resultados do campeonato, onde também terá que estar sempre atento ao 3º lugar que dá acesso às pré-eliminatórias da Liga dos Campeões, pois já se viu que esta temporada a equipa leonina oscila bastante animicamente brindando os seus adeptos com grandes exibições como contra o Braga em duas ocasiões ou jogos sofríveis como foi o jogo em Vila do Conde ou em casa frente ao Midtjylland.

Uma coisa é certa, o Sporting se quiser continuar em prova terá que se superiorizar ao Arsenal, algo que nunca aconteceu nos 4 confrontos anteriores, onde o melhor que se viu foi um empate em 1969 e em 2018, um em casa do Sporting e outro em Londres. Está nos pés dos jogadores a possibilidade de fazer história na Europa.

europa
Depois da vitória na Dinamarca, segue-se agora o Arsenal. (Fonte: Observador)

Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS