Geny Catamo: A super surpresa da pré-época do leão

José Nuno QueirósAgosto 9, 20232min0

Geny Catamo: A super surpresa da pré-época do leão

José Nuno QueirósAgosto 9, 20232min0
Poucos apostavam que se iria falar de Geny Catamo, mas com a pré-época leonina finalizada, poucos são os que não o destacam agora!

Quando a pré-época leonina começou e mais concretamente, quando começou o estágio no Algarve havia enorme curiosidade para ver várias caras novas como Afonso Moreira ou João Muniz, e até caras já conhecidas mas que procuram afirmação como Quaresma e Essugo, mas quem acabou por sobressair foi Geny Catamo!

O moçambicano até já tinha participado noutras pré-épocas leoninas, mas acabou sempre dispensado ou para a equipa B ou depois para empréstimos a Vitória SC (no negócio do Edwards) e na última época para o Marítimo. Quando analisei a lista do estágio Catamo estava, tudo fazia crer, apenas a completar número enquanto o Sporting procurava soluções para a ala direita, mas aproveitou de forma soberba o tempo para garantir um lugar na equipa A pelo menos para esta fase inicial da temporada.

O nome de Catamo já estava a ser falado pelos sportinguistas, uma vez que marcou 3 golos em jogos realizados à porta fechada em 3 partidas diferentes, mas foi em Alvalade contra o Villareal que o mundo viu toda a irreverência, qualidade de decisão, velocidade, capacidade no 1×1 do jovem atleta.

Com características bem diferentes de Esgaio, desde logo o facto de ser um canhoto a atuar pela direita, Catamo é um jogador que ofensivamente parte para a linha e tenta desequilibrar no 1×1, criando quase sempre perigo, ao contrário de Esgaio que atua muito melhor defensivamente e explora terrenos interiores em processo ofensivo.

Foi no jogo com o Everton que mais tempo se viu de Geny Catamo e onde se percebeu toda a sua qualidade, mas também as dificuldades defensivas (muitas vezes Quaresma teve que ser bombeiro do moçambicano).

Com o negócio por Zanioli muito complicado e com o início de campeonato à porta, Catamo será uma peça importante para este início de campeonato, não estando de todo de lado a ideia de ele poder mesmo ser titular frente ao Vizela em Alvalade. Um talento que se mostra depois de ter tido, curiosamente, muito pouco espaço em Guimarães e no Funchal.

Catamo nunca se conseguiu afirmar em pré-épocas anteriores. (Fonte: O Jogo)

Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS