Finalmente respira-se bem no Sporting Clube de Portugal

José Nuno QueirósNovembro 20, 20206min0

Finalmente respira-se bem no Sporting Clube de Portugal

José Nuno QueirósNovembro 20, 20206min0
Um bom início de época dos leões, ainda que com algumas falhas não deixa de ser um dos melhores inícios da história recente do clube nos tempos mais recentes. Apesar de se saber que não é como começa mas sim como acaba, não deixa de ser melhor estar à frente ainda que numa fase prematura da época.

Nos últimos anos o Sporting Clube de Portugal esteve sempre envolvido em confusão, polémica e divisionismo, situações graves para o clube e que eram depois potenciadas pela falta de resultados desportivos, não só no futebol, mas em qualquer modalidade porque por mais ou menos importância que possam ter comparativamente ao desporto rei, quando é para criticar tudo serve… até o que já poucos se lembravam que existia.

Mas para já nesta nova época atípica o Sporting parece estar no bom caminho em quase tudo o que realizou até ao momento. É certo que nem tudo foi perfeito, já houve objetivos a ficar pelo caminho em algumas competições, ainda estamos numa fase muito precoce da temporada mas numa espécie de balanço pode-se dizer que o Sporting vive a melhor fase dos últimos anos e muito provavelmente a melhor da presidência de Frederico Varandas (a mais calma pelo menos parece evidente!).

Futebol Masculino Sporting

Aqui a época até começou com uma desilusão enorme com o afastamento da fase de grupos da Liga Europa em casa frente ao LASK Linz. Numa altura conturbada da temporada em que a Covid-19 afetava muitos dos jogadores leoninos a equipa não conseguiu superiorizar-se ao conjunto austríaco (que é bem melhor do que o que se tentou fazer parecer, ainda assim muito ao alcance do clube de Alvalade). Derrota pesada e que parecia o prenúncio para um início de campeonato desastroso mas isso não aconteceu.

Com 6 vitórias e 1 empate em 7 jornadas a equipa lidera com 4 pontos à maior, melhor ataque e melhor defesa. A juntar a isto há ainda a agradável surpresa de haver 3 jogadores da formação no 11 tipo de Amorim e ainda 10 a 11 jogadores da formação no conjunto do plantel. Para melhorar a equipa apresenta um futebol agradável e parece ter finalmente acertado nas contratações que se provaram verdadeiras mais valias desde Adán a Pedro Gonçalves.

Vai agora começar a participação na Taça de Portugal e a presença numa Taça da Liga diferente já está assegurada com o 1º lugar na prova aquando da jornada 8 que define a qualificação na primeira liga.

Futebol Feminino Sporting

A equipa feminina do Sporting soma por vitórias os 6 jogos realizados (incluindo uma boa vitória por 3-0 na casa do rival Benfica), tem o melhor ataque da prova e uma das melhores defesas a par do Famalicão que joga na Série Norte, isto quando tem menos 1 jogo que o rival da Luz razão pela qual não é líder isolado da prova por esta altura.

Numa competição que só se vai decidir aquando da junção dos melhores de cada série, este primeiro lugar vale o que vale mas deixa pelo menos boas indicações.

Primeira vitória num derby foi obra das leoas (Fonte: SLB)

Hóquei em Patins Sporting

Mais uma vez o Sporting aparece com a melhor defesa e na liderança da prova, em igualdade com o rival Benfica que tem no entanto mais uma partida que os leões . A equipa de Paulo Fretas não tem nenhuma derrota e até já visitou o pavilhão da luz onde empatou.

Num ano diferente em que foram introduzidos os playoffs a equipa de Paulo Freitas não tem assim uma via quase aberta para o título, mas a continuar assim pode ter as vantagens futuras de jogar mais vezes em casa e contra adversários teoricamente mais acessíveis .

As competições europeias foram adiadas e portanto a equipa ainda não iniciou a sua participação na competição onde ainda é a detentora do troféu.

Andebol Sporting

10 jogos no campeonato e 10 vitórias conquistadas significam naturalmente que o Sporting é líder da competição a par do SLB que também soma por vitórias os 10 jogos e só não é acompanhado pelo FCP porque os dragões só realizaram 9 partidas.

Os derbies e os clássicos estão aí à porta e vai começar a dividir-se mais a pontuação no topo da tabela, numa má altura para os leões que estão com vários jogadores importantes lesionados.

Nas competições europeias os leões só realizaram 1 partida e entraram com o pé direito com uma importante vitória fora de casa.

Futsal Sporting

Mais uma modalidade 100% vitoriosa, o Futsal venceu todas as partidas do campeonato, única prova disputada até ao momento, e como tal é líder a par do rival encarnado sendo também o melhor ataque da prova. Como já é hábito nesta modalidade deverão ser os confrontos diretos a decidir quem vai no 1º lugar para o playoff que deverá ter mais uma final entre os rivais de Lisboa.

Vitória por 5-1 sobre o Viseu 2001 mantém a série 100% vitoriosa dos leões (Fonte: Sport on Stage)

Voleibol Sporting

Única modalidade que não está na liderança da prova, o voleibol já perdeu também a supertaça ao ser eliminado na meia final pelo Benfica e ao que tudo indica ficará em segundo na fase regular depois de derrotas com Benfica e Esmoriz.

Numa modalidade decidida em playoff, há uma forte possibilidade de os leões estarem na final, mas uma vez que tem um plantel inferior ao do rival será bastante difícil ganhar o título.

Na Europa a equipa já venceu a primeira eliminatória em que participou e continua como tal na disputa por um título que esteve perto de poder conquistar na última época.

Basquetebol Sporting

A única formação que já conquistou um título, ainda que referente à época passada. Depois de cancelada a final-four Taça de Portugal foi disputada na abertura do ano e os leões levaram a melhor na final frente ao Porto e conquistaram o primeiro troféu desde o regresso da modalidade.

A equipa segue isolada com 7 jogos e 7 vitórias no campeonato e com o melhor ataque da prova. No entanto convém referir que o FC Porto tem menos 1 jogo realizado e por isso poderá apanhar o Sporting e já venceu o rival Benfica, sendo que os leões não defrontaram nenhum candidato ao título.

Nas competições europeias a equipa foi eliminada de forma mais precoce do previsto, embora tenha sido mais uma vez numa má altura, nomeadamente devido ao afastamento do treinador por culpa da Covid-19.

Apesar de ser relativo à época 2019/20, este foi o primeiro troféu conquistado na nova temporada. (Fonte: RR)

Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter