Pablo Sarabia – El comandante chegou a Alvalade

José Nuno QueirósSetembro 11, 20213min0

Pablo Sarabia – El comandante chegou a Alvalade

José Nuno QueirósSetembro 11, 20213min0
Pablo Sarabia é o mais recente reforço do leão. Mas afinal, quem é este atleta que já deixa água na boca aos adeptos leoninos.

O último dia do mercado de transferências é por norma um dos dias mais agitados do mercado de transferências. E este ano não foi exceção, nomeadamente para o Sporting Clube de Portugal que numa questão de horas conseguiu vender Nuno Mendes e fazer chegar ao plantel Pablo Sarabia.

O avançado espanhol assinou e logo se começou a comentar sobre a qualidade do jogador emprestado pelo PSG aos leões e sobre a possibilidade de vir ou não a ser um dos melhores da Liga BWIN.

Pablo Sarabia é obviamente um jogador diferenciado para a nossa liga, algo imediatamente visível pelo seu valor no Transfermarkt, que não sendo um dado suficiente por si só, já é um bom indicativo, onde está avaliado em 25M de euros, apenas superado por Jesús Corona do FC Porto, mas que já esteve em tempos avaliado em 40M de euros, naquelas que foram as suas melhores épocas da carreira no Sevilha.

Pablo Sarabia
Foi no Sevilha que atingiu os maiores números da carreira. (Fonte: A Bola)

Num clube que precisa de criatividade no ataque, a entrada de Pablo Sarabia é essencial, uma vez que do ponto de vista técnico-tático, o espanhol consegue fazer a diferença traduzindo ainda em golos e assistências muitas das suas ações ofensivas, tendo conseguido épocas estrondosas como a de 18/19 em que faz 23 golos e 17 assistências nos 52 jogos que fez na sua última época em Sevilha ou a sua primeira época em Paris com 14 golos e 8 assistências numa super equipa que atingiu a final da Champions League.

De outro prisma podemos perceber que aos 29 anos conta já com 38 golos e 45 assistências na Liga espanhola e perto de 100 golos e 75 assistências na carreira, não sendo um ponta de lança puro.

Na sua seleção os números também são interessantes com 4 golos e 2 assistências apontados apesar de só ter realizado 12 jogos, sendo que em 5 jogos no Euro 2020 conseguiu 2 golos e 2 assistências. Só Morata marcou mais golos na seleção espanhola.

É um jogador que pode atuar na esquerda ou na direita do ataque, sendo que na direita pode potenciar muito mais o seu jogo interior, uma vez que é canhoto, mas é um atleta que sabe também servir os colegas a partir da linha ou definir com o pé direito quando as circunstâncias assim o ditam.

Pablo Sarabia tem como principal característica a receção orientada, a capacidade de decidir antes de receber a bola, sempre com a progressão vertical no pensamento e a marcação de cantos e livres laterais, situações que são frequentemente perigosas para o Sporting.

Defensivamente é um jogador comprometido e que procura pressionar alto, apesar de não ser claramente uma fase do jogo onde se sinta confortável.

Tem experiência de Liga dos Campeões e Liga Europa, pelo que é um jogador que pode ajudar os mais novos nesta nova fase do clube, uma vez que atuou sempre em equipas que não só jogavam estas provas, como as procuravam ganhar.

Atendendo a tudo isto é percetível que haja uma especulação grande em relação a Pablo Sarabia, uma vez que não estamos habituados a ver jogadores desta qualidade na nossa liga, nomeadamente depois de já se terem mostrado noutras grandes equipas europeias, no entanto, é ainda cedo para perceber se vai ter o impacto que muitos esperam dele ou se mais uma vez continuarão a ser os atletas da casa a deliciar os adeptos.

Tapado por Messi e Neymar, o extremo procura minutos longe do PSG. (Fonte: Transfermarkt)

Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter