Liga BPI 2023/2024: novidades e antevisão à competição

Margarida BartolomeuAgosto 7, 20235min0

Liga BPI 2023/2024: novidades e antevisão à competição

Margarida BartolomeuAgosto 7, 20235min0
A Liga BPI 2023/2024 está prestes a começar e Margarida Bartolomeu explica-nos quais as novidades, transferêncisa e calendário

Entrámos em agosto de 2023, e todas as atenções estão viradas para o Campeonato do Mundo Feminino de Futebol, e para o desempenho das várias seleções que competem e competiram na referida competição. Numa perspetiva mais “close to home”, as atenções estão todas centradas no extraordinário desempenho da seleção nacional portuguesa, que lutou, e com qualidade, por um lugar nos oitavos de final da competição, e esteve extremamente perto de o alcançar (maldito poste que não se desviou do caminho).

Internamente, no entanto, aproximamo-nos, a largos passos, do início da principal competição nacional feminina de clubes – a Liga BPI. Composta por 12 clubes, à semelhança da época transata, a liga desenrolar-se-á no mesmo formato. Num sistema de “todos contra todos”, a duas voltas, tendo o seu início previsto para o dia 19/09/2023 (sábado), espera-se uma liga mais competitiva. A recém-promovida equipa do Racing Power tem vindo a reforçar-se muito bem, e promete “dar trabalho” aos grandes, como tem vindo a ser seu apanágio, mesmo quanto integrada nas divisões inferiores.

Matilde Figueiras, Júlia Mateus e Neuza Besugo são apenas alguns dos nomes que a equipa do Racing adicionou ao seu plantel, esperando-se muita entrega e competitividade desta equipa. Tal como a equipa do Racing Power, também o Valadares Gaia tem vindo a reforçar-se de forma interessante, “atacando” algumas das jogadoras mais competitivas da Liga BPI.

Malu Schmidt, de regresso a Gaia, Angeline da Costa, Cristiana Vieira e Tatiana Beleza, são alguns exemplos. Em sentido contrário, a equipa do FC Famalicão perdeu grande parte das suas referências. Laís Araújo, Letícia Almeida e Marie-Yasmine Alidou reforçaram o SL Benfica, enquanto Aline Lima, Maria Miller, Sissi, Carolina Rocha e Mylena Freitas, reforçaram o rival SC Braga.

Muitas mexidas nos vários plantéis da Liga BPI, que fazem antever uma liga competitiva e equilibrada, e propensa a várias surpresas. Se é verdade que a equipa do SL Benfica se reforçou de forma a atacar a hegemonia a nível nacional, e a atingir objetivos mais ambiciosos a nível da UEFA Women’s Champions League, também o é o facto de algumas destas pequenas revoluções a nível de plantel irem trazer maior competitividade à liga.

Neste momento, pouco se sabe acerca da constituição de alguns plantéis, como é o caso do Lank Vilaverdense ou do Clube Atlético Ouriense, mas, dadas as saídas registadas, é possível que estas equipas se apresentem um pouco desfalcadas numa fase mais inicial da época, e menos rotinadas.

Por outro lado, também o Clube Albergaria perdeu várias peças-chave, entre elas (e, para mim, a mais “sonante”) Paula Pinho, a lendária treinadora que, já na época transata, se tinha afastado um pouco da liderança da equipa (apresentou-se “apenas” como treinadora-adjunta). Será interessante perceber como será a fase “pós-Paula Pinho”, e que nível de competitividade apresentará a equipa.

Tal como acima referido, a Liga BPI tem, início a 17/09/2023 mas, no entanto, após a primeira jornada, registar-se-á uma pausa para compromissos internacionais. A liga regressa então no dia 30/09/2023, com a segunda jornada da competição.

No que respeita à II Divisão Nacional, a mesma tem início a 09/09/2023, e será constituída por duas séries – norte e sul – à semelhança das épocas anteriores. A segunda jornada está agendada para dia 16/09/2023, seguindo-se uma paragem para compromissos internacionais. A 30/09/2023 regressa a competição, com os jogos da terceira jornada. Relativamente à III Divisão Nacional, ainda pouco se sabe, com a sua calendarização a estar dependente dos clubes inscritos na competição (em número e localização), de forma que seja possível estruturar as séries competitivas.

Mas antes de iniciar a Liga BPI, e as restantes competições nacionais de clubes (II e III Divisões Nacionais, bem como as competições nacionais dos escalões de formação), existe uma Supertaça para conquistar. No dia 02/09/2023, SL Benfica e SC Braga disputam, pelas 15:00h (transmissão em direto no Canal 11), o primeiro jogo das Meias-Finais da competição, de onde sairá o primeiro finalista da mesma.

No dia seguinte, 03/09/2023, também pelas 15:00h (transmissão em direto no Canal 11), irá disputar-se o segundo jogo das Meias-Finais, que opõe Sporting CP e Famalicão FC. Dois jogos que se esperam intensos e bem disputados, estando a final agendada para o dia 13/09/2023, pelas 19:30h, no Estádio Municipal de Aveiro, enquanto o jogo para apurar o terceiro e quarto classificados está agendado para o mesmo dia, pelas 11:00h. Ambos os jogos serão transmitidos, em direto, pelo Canal 11.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS