Jogo a Jogo… Passo a Passo… Façam-nos Acreditar

José Nuno QueirósAbril 29, 20214min0

Jogo a Jogo… Passo a Passo… Façam-nos Acreditar

José Nuno QueirósAbril 29, 20214min0
O Sporting voltou a vencer, mas conquistou apenas mais 3 pontos na caminhada! Seguimos juntos, Jogo a Jogo... Passo a passo!

Mais uma jornada passou e mais uma vitória para o Sporting num jogo muito difícil em casa do Sporting Clube de Braga.

A equipa do Sporting voltou a recuperar a vantagem de 6 pontos para o segundo classificado que tinha perdido no jogo em casa frente ao Belenenses SAD e a 5 jornadas do fim precisa de 6 pontos para cumprir com o objetivo a que se propôs no início da temporada: A entrada direta na Liga dos Campeões.

A caminhada tem sido feito de vários passos pequenos mas que em conjunto tem levado bem longe o nome do Sporting Clube de Portugal, que depois de assegurar matematicamente o 3º lugar, parte agora em busca de alcançar o 2º lugar no campeonato.

Só se pode pensar assim nesta fase, não valendo de nada querer saltar etapas que não são passíveis de serem saltadas, não se podia garantir o 2º lugar antes de ter garantido o 3º e para garantir o 3º era preciso ganhar em Braga e foi isso que o clube fez, e agora temos que pensar em assegurar o 2º antes de tudo o resto.

Jogo a Jogo
O Captain! My Captain! (Fonte: Record)

Já se percebeu que não há jogos fáceis, muito menos há resultados certos antes dos jogos se realizarem, daí sempre ter defendido que não eram favas contadas os jogos com Moreirense, Famalicão, Farense e Belenenses SAD, como não era uma certeza que o Sporting iria perder ou escorregar em Braga ou virá a perder na Luz.

Serve este lembrete para recordar que há um jogo muito difícil para vencer no próximo Sábado frente ao Nacional em casa, último classificado, mas que venceu ainda na jornada passada o Vitória Sport Clube e vem para Alvalade a saber que 1 ponto não é um resultado positivo fruto da situação em que se colocaram nas últimas largas jornadas.

Com um treinador experiente como Manuel Machado, o Nacional virá discutir o jogo em Alvalade, sendo útil recordar que o FC Porto teve muitas dificuldades frente a esta equipa e o Benfica sofreu mesmo um empate em sua casa. Só um Sporting 100% competente conseguirá levar de vencida esta partida, num jogo em que já sabe que não vai contar com Adán, Inácio e Tiago Tomás por castigo.

Onde Vai um, Vão Todos! (Fonte: FairPlay)

É impossível negar que o clube está cada vez mais perto de voltar a conquistar um título muito desejado, mas é mesmo importante desviar o foco dessas atenções.

Não façam contas matemáticas sobre a possível jornada da consagração, ou estejam atentos ao jogos onde os rivais possam perder pontos, ou quantos pontos faltam para garantir o título!

Isto apenas dá moral aos adversários que vem defrontar o Sporting, sabendo que o clube nem os engloba nas contas, achando que o segredo do campeonato passa pelo Estádio da Luz. Não passa!!

Como em quase todos os anos o segredo do título está nos clubes que menos pontos perderam com os ditos “pequenos”, mas que de pequenos não tem nada.

Se o segredo deste campeonato fosse os jogos entre Benfica, Porto, Sporting e Braga então o campeão já estava encontrado, uma vez que o Sporting fez 11 pontos nos 5 jogos que já fez, o Porto fez 7 nos 5 jogos que fez, Benfica fez 4 nos 4 jogos que fez e o Braga 4 nos 6 jogos que fez.

Isto mostra que independentemente do resultado do clássico e derby na Luz o Sporting vai ter sempre o 1º lugar neste mini-campeonato.

Ora se não chega ser campeão dos “grandes” para ser campeão da Liga então é óbvio que há que mostrar sempre o máximo de respeito por todos os adversários, não entrar em alarmismos com as derrotas nem em euforias com as vitórias.

A caminha tem sido fantástica e pode ser mesmo histórica no campeonato. Passo a explicar

Até aos dias de hoje há 4 equipas invictas no campeonato português:

O Benfica de Jimmy Hagan em 1972/73
O Benfica de Jonh Mortimore em 1977/78 (única invicta que não foi campeã!)

O Porto de André Villas Boas de 2010/11
O Porto de Vitór Pereira em 2012/13

Só que há uma particularidade, em todos estes anos o campeonato era disputado apenas em 30 jornadas, sendo que o atual é em 34 jornadas.

Neste momento Amorim leva 29 jogos sem perder em 29 jogos realizados, com a curiosidade que pode bater o record de invencibilidade de todos os seus colegas, sem ser invicto no final do campeonato!

Uma prova da força do clube leonino na presente época e que explica porque motivo não se deve entrar em euforias, mas também o lembrete que ser invicto não é sinónimo de título!

De 3 em 3 a Somar. (Fonte: FairPlay)

Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter