Tudo para se decidir na última jornada da Liga BPI

João NegreiraDezembro 20, 20205min0

Tudo para se decidir na última jornada da Liga BPI

João NegreiraDezembro 20, 20205min0
Com o ano a terminar, entramos para a última jornada da Liga BPI, com lugares ainda por definir para a fase de apuramento de campeão!

Cumpridas 8 jornadas na 1ª fase da Liga BPI, apenas 4 de 8 equipas já estão apuradas para a fase de apuramento de campeão. Como já seria de esperar, Famalicão e Braga na série Norte e Sporting e Benfica na série Sul já carimbaram a passagem a essa fase. A norte do país, ainda estão 5 equipas a disputar as últimas 2 vagas e a sul são 3 a disputar o mesmo número de vagas.

Depois de muitos jogos adiados e da FPF ter que reformular o calendário competitivo, fechamos o ano 2020 ainda sem saber o top-8 desta Liga BPI e quem, consequentemente, fica desde já com a manutenção garantida.

Série Norte

Gil Vicente FC, FC Famalicão, Boavista FC, Fiães SC e o Clube Condeixa são as equipas promovidas à Liga BPI. Destas, destacamos as famalicenses que, com um grande investimento já se colocam lado a lado com SC Braga, SL Benfica e Sporting CP na luta pelo título de campeãs nacionais. As gilistas e as fianenses não conseguiram acompanhar o ritmo de 1ª Divisão e, juntamente com o Cadima, já não conseguem chegar à fase de apuramento de campeão e vão marcar presença na fase de manutenção.

Por sua vez, Boavista e Condeixa juntam-se ao Clube Albergaria, à Ovarense e ao Valadares Gaia numa luta que se prevê durar até último minuto de cada jogo para saber que conseguirá alcançar o top-4. O Condeixa parte na frente com 13 pontos e só depende de si próprio para garantir a passagem à próxima fase. O Valadares Gaia, a Ovarense e o Clube Albergaria, todos com 11 pontos, podem não garantir essa passagem com a vitória, necessitando que os seus rivais diretos percam pontos. O Boavista, apesar de ainda ter a esperança matemática de se qualificar necessita de uma conjugação de resultados que os favoreçam.

Para tornar tudo ainda mais interessante, 4 das 5 equipas jogam entre si. Famalicão e Braga (já apurados) jogam contra Gil Vicente e Fiães (já sem hipóteses de se apurar). O Valadares Gaia recebe o Boavista e a Ovarense vai jogar a Condeixa-a-Nova. Vale reiterar que destas 4 equipas apenas o Condeixa garante o apuramento com uma vitória. O Clube Albergaria recebe o Cadima (também já sem chances de se qualificar) e apesar de poder ter a vida mais facilitada, uma vitória pode não chegar.

Serão jogos muito competitivos com nenhuma das equipas a querer cometer erros. Serão partidas interessantíssimas e com nervos à flor da pele, já que todas precisam de vitórias, mas terão sempre que esperar pelos resultados das outras equipas, até porque são 5 equipas a lutar por 2 lugares.

(Foto: FPF/Arquivo)

Série Sul

A Sul, SCU Torreense, Amora FC e SF Damaiense foram as equipas promovidas e todas estiveram a lutar pela qualificação. De desatacar, naturalmente, o Sporting e o Benfica que dominaram esta 1ª fase (tendo apenas as águias perdido para as leoas) e já carimbada a passagem ao apuramento de campeão.

No reverso da medalha, A-dos-Francos (a única equipa das 20 que ainda não pontuou), CF Benfica e Atl. Ouriense não conseguiram acompanhar o ritmo das restantes e foram ficando pelo caminho, tendo agora que garantir a manutenção através da 2ª fase.

Damaiense e Amora estiveram até ao final da jornada 8 a lutar por um lugar no top-4, mas com derrotas frente Sporting e Atl. Ouriense, respetivamente, viram as suas esperanças a caírem por terra. Apesar de já não conseguirem chegar aos 4 primeiros foram equipas com grande investimento e que apresentaram qualidade dentro de campo.

Ainda a lutar para chegar à fase de apuramento de campeão estão: Marítimo, Torreense e Estoril-Praia, com a equipa de Torres Vedras a ser a única recém-promovida das 3. As maritimistas, com 16 pontos, e a equipa azul-grená, com 14, só dependem de si próprias para passarem à próxima fase, bastando até um empate às madeirenses e uma vitória às comandadas por Nuno Cristóvão. A equipa canarinha precisa de ganhar o seu jogo e que ou Marítimo ou Torreense percam o seu, sendo que mesmo assim podem não conseguir ficar no top-4. Quem diria que 16 pontos não chegariam para ficar no top-4?

Mas as contas complicam-se a olharmos para a próxima jornada. As verde-rubras apesar dos 16 pontos recebem um Sporting 100% vitorioso, complicando a sua vida e dando esperanças às estorilistas. A equipa de Torres Vedras vai à margem sul para enfrentar um Amora que – apesar de já não conseguir chegar ao top-4 – será certamente um osso duro de roer. E a equipa do Estoril visita a Damaia para enfrentar uma equipa muito jovem e que também já não consegue chegar topo, mas quererá garantir mais 3 pontos.

Assim como na série Norte, serão jogos muito equilibrados, com equipas que apesar de só dependerem de si próprias, terão jogos dificílimos pela frente e que podem complicar as contas.

(Foto: FPF/Arquivo)

Agora, só nos resta esperar pelo dia 3 de janeiro de 2020 e aguardar os resultados finais. Quem conseguirá passar à fase de apuramento de campeão?


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter