Dérbi cheio de emoção para definir o campeão da Liga BPI
Há cerca de 2 meses antevimos a 2ª volta da Fase de Apuramento de Campeão da Liga BPI. Dentro daquilo que já tinham jogado e daquilo que faltava jogar, Sporting CP, SL Benfica, FC Famalicão e SC Braga ainda tinham todas as possibilidades. Mas muita coisa muda em 2 meses, e já há algumas jornadas que as equipas nortenhas estão arredadas do título e que deixaram a luta para as rivais da 2ª Circular.
E como é que chegámos aqui? Depois da tão equilibrada 1ª volta, o que foi acontecendo? O Famalicão perdeu contra o Sporting na 1ª jornada da 2ª volta e após a saída do seu treinador, João Marques (rumores colocam o timoneiro na órbita do SC Braga) não mais voltaram a ganhar, perdendo contra Benfica e Torreense e empatando contra o Albergaria. O Braga ia vencendo os seus jogos, mas após a dupla derrota frente às águias ficou afastado do título. Esses resultados parecem ter pesado na equipa pois voltam a perder frente ao Torreense. Ainda assim, Miguel Santos parece ter recuperado as hostes da sua equipa ao ter levado de vencido o Albergaria e estragar os planos do Sporting, após a mais recente vitória. O Sporting foi mantendo a sua ficha imaculada e mantendo um registo de poucos golos sofridos. Ainda assim, chegando ao final perdeu pela primeira vez nesta temporada, com as bracarenses e deixou-se ultrapassar pelas encarnadas. O Benfica, depois da derrota frente às verde e brancas, nunca mais perdeu e encontra-se agora no 1º lugar da Liga BPI e em vantagem para o dérbi eterno que tudo vai decidir.
E ficamos com a luta apenas a 2. Braga e Famalicão, sendo as outras 2 equipas profissionais também teriam o objetivo de lutar pelo título, mas acabaram por ficar pelo caminho. Sendo estas 4 equipas as mais fortes seria natural que os confrontos diretos ditassem quem iria ficar pelo caminho ou quem ia lutar até ao fim. Ficamos com Sporting e Benfica, que curiosamente vão jogar entre si na última jornada.
Sábado, dia 22 de maio de 2021, será dia histórico para o futebol feminino em Portugal porque o Estádio José Alvalade volta a receber uma partida jogada entre mulheres e porque o título de campeão da Liga BPI vai ser decidido nesses 90 minutos.
Como já referido, as águias partem em vantagem, com 36 pontos, enquanto que as leoas – após a derrota com o Braga – estão com 34. Assim, basta às comandadas de Filipa Patão empatar esta partida para festejarem o tão desejado campeonato. Por outro lado, a equipa de Susana Cova está mais pressionada porque tem que ganhar para garantir o 1º lugar.