Champions League com sotaque muito Português!
Portugal está a realizar a melhor UEFA Champions League de sempre, tendo já batido o record de pontos na prova com 27 pontos fruto dos 11 do SL Benfica, 9 do FC Porto e 7 do Sporting CP. Um número que pode subir ainda para os 36 pontos caso os 3 clubes vençam os respetivos jogos na última ronda.
Com FC Porto e SL Benfica já apurados, Portugal já garantiu 2 equipas nos oitavos pelo segundo ano consecutivo, mas pode mesmo colocar 3 equipas na próxima fase, bastando para isso que o Sporting consiga o empate com o Frankfurt na última jornada. Como se esse cenário não fosse suficientemente positivo ainda há a possibilidade de as 3 equipas terminarem no 1º lugar dos seus grupos e assim evitarem aquelas que serão teoricamente as equipas mais fortes em prova.
O cenário aqui é mais complicado uma vez que as 3 equipas precisam de ultrapassar o atual 1º classificado, sendo portanto esperado um deslize do PSG e Tottenham e uma derrota do Club Brugge para que as aspirações ainda sejam possíveis.
Mesmo olhando para o panorama geral, colocar 3 equipas na próxima fase será um feito notável para qualquer país em prova.
Em Inglaterra foram 4 os clubes a entrar em prova e é mesmo o país em melhor posição para colocar mais equipas nos oitavos de final, depois de Man. City, Liverpool e Chelsea já terem passaporte garantido e o Tottenham estar em 1º no seu grupo e precisar apenas de 1 ponto.
A Alemanha também poderá colocar 4 equipas, uma vez que Bayern e Dortmund poderão ter a companhia de Frankfurt (o que significaria o adeus dos leões) e do Leipzig que precisa de 1 ponto. O Bayer Leverkusen do grupo do Porto já não tem hipóteses de qualificação.
Também a poder colocar 3 de 4 equipas está a Itália que levou à Champions Juventus, Inter, AC Milan e Napoli, sendo que a Juventus já não se pode apurar e ao AC Milan basta o empate com o Salzburgo.
Em França apenas o PSG carimbou a passagem à próxima fase, já o Marselha fica a precisar de 3 pontos para se apurar.
A grande desilução deste top-5 é mesmo a Espanha que colocou 4 equipas, mas a 1 jornada do fim já sabe que Barcelona, Atlético de Madrid e Sevilla vão ficar de fora. Apenas o rei da Champions, o Real Madrid, continua em prova.
De fora destas ligas temos apenas os belgas do Club Brugge já apurados, sendo que apenas o Salzburg da Aústria e o Shakhtar da Ucrânia ainda se podem qualificar.
Como podemos ver Portugal pode meter 3 equipas e igualar ou ultrapassar Alemanha e igualar a Inglaterra. É a prova inegável da qualidade das equipas portuguesas e do trabalho que se faz em Portugal que pode fazer o que parece apenas destinado aos Big-5 (que metem 4 a 5 clubes na prova). Que tudo corra pelo melhor e que se possa fazer história tuga na Champions League.