3 pormenores do título de campeão nacional 24/25 do Sporting CP

Francisco IsaacMaio 18, 20253min0

3 pormenores do título de campeão nacional 24/25 do Sporting CP

Francisco IsaacMaio 18, 20253min0
De goleadores a revalidações fica com 3 pormenores do título de campeão do Sporting CP de 2024/2025 neste artigo do Fair Play

O Sporting CP confirmou o título de campeonato nacional conquistando o bicampeonato pela primeira vez desde 1951/1952 (seguiram-se mais dois campeonatos para chegar ao tetra) sendo este um dos vários pormenores deste título dos ‘leões’ que te conto neste artigo!

VIKTOR GYÖKERES O MAIOR MARCADOR NUMA SÓ LIGA DESDE 1985

39 golos numa só campeonato nacional masculino, algo que só tinha acontecido pela última vez em 1984/1985, altura em que Fernando Gomes atirou para o fundo das redes o mesmo número de tentos que ponta-de-lança sueco. Viktor Gyökeres chegou a Alvalade na temporada passada e rapidamente se tornou o bomber e goleador de serviço dos ‘leões somando um total de 68 golos em 66 jogos do campeonato nacional português masculino, uma métrica que nem Mário Jardel ou Jonas conseguiram atingir nos últimos 30 e tais anos (quando considerando o mesmo número de temporadas), lembrando novamente que só Fernando Gomes tinha conseguido estes números pela última vez. O sueco de 26 anos ficou a um golo de atingir os 40 golo de Eusébio de 1972/1973 e a sete de Héctor Yazalade, o ainda recordista da Primeira Liga portuguesa.

COMO RUI BORGES SÓ BRUNO LAGE E AUGUSTO INÁCIO NOS ÚLTIMOS 35 ANOS

Rui Borges chegou a Alvalade a 25 de Dezembro de 2024, numa altura em que os ‘leões’ pareciam estar a definhar na luta pelo título nacional, conseguindo garantir imediamente uma importante vitória frente ao SL Benfica que voltou a dar positivismo e esperança aos campeões nacionais. Em 19 jogos na Liga Portugal, o antigo treinador do Vitória SC somou 13 vitórias e seis empates, ensacando 45 pontos no qual foi o suficiente para garantir a revalidação do troféu de campeão algo que não acontecia há 71 anos! Na mesma situação esteve Bruno Lage quando foi escolhido como sucessor de Rui Vitória a 3 de Janeiro de 2019, dando a volta a uma situação extremamente negativa, conquistando o título nacional no final desse campeonato, com um registo de 18 vitórias e 1 empate nesses cinco meses como treinador principal das águias.

E, por fim, Augusto Inácio esteve na mesma situação apesar de ter entrado um pouco mais cedo que Lage e Borges, já que substituiu o italiano Giuseppe Materazzi a 27 de Setembro de 1999. Com 16 vitórias, 3 empates e 3 derrotas, Inácio foi capaz de guiar os ‘leões’ ao primeiro título de campeão nacional desde 1982, ficando na história do clube de Alvalade. Segue-se um desafio interessante para Rui Borges pois nenhum dos seus homónimos foram capazes de conquistar o título nacional na época seguinte à sua chegada.

O MELHOR PERÍODO DA HISTÓRIA DO SPORTING CP DESDE DOS 1950’S

Nos últimos cinco campeonatos o Sporting Clube de Portugal levantou três títulos, com o SL Benfica e FC Porto a conquistarem um cada, sendo o período de maior domínio leonino desde a sequência de quatro títulos em cinco anos de 1950-1955, algo que demonstra o crescimento exponencial dos verde-e-brancos após períodos constantes de sobe-e-desce. Desde da chegada de Frederico Varandas, Hugo Viana, Rúben Amorim, Tomaz Morais e outros que os verde-e-brancos tiveram um crescimento estrondoso na maioria das vertentes, com o futebol masculino a garantir diversos troféus como duas Taças da Liga e uma Supertaça. Caso os ‘leões’ façam o tricampeonato, ficará ao nível da tal sequência dourada dos anos 50, uma mudança total no que toca aos poderes no futebol português.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS