UWCL 2024/2025 – o caminho das equipas portuguesas

Margarida BartolomeuSetembro 8, 20244min0

UWCL 2024/2025 – o caminho das equipas portuguesas

Margarida BartolomeuSetembro 8, 20244min0
Sporting CP e SL Benfica passam à fase seguinte da UWCL e estão a um passo de chegar à fase-de-grupos... o caminho que falta por Margarida Bartolomeu

2024/2025 é já uma época histórica. Porquê?! Porque, pela primeira vez, 2 equipas femininas de futebol portuguesas marcam presenta na UEFA Woman’s Champions League, algo inédito na história do futebol feminino nacional, e um marco que deve ser assinalado e devidamente enaltecido, pois é o fruto do bom trabalho efetuado pelos clubes (todos, não só os que marcam presença na UWCL) ao longo dos últimos 10 anos, e que se refletiu muito positivamente no desempenho da seleção nacional, culminando com uma subida de ranking que permite que 2 equipas nacionais marquem presença na mais importante competição de clubes a nível mundial.

As equipas de SL Benfica e Sporting CP encontram-se, neste momento, apuradas para a 2ª ronda de eliminatórias, que antecede a tão aguardada Fase de Grupos da UWCL. Contudo, o seu percurso e os seus desafios são algo diferentes, visto que se encontram em “caminhos” diferentes, neste novo formato da competição. Explicando melhor, em 2024/2025, a UWCL está dividida em 3 fases – a fase de qualificação, a fase de grupos, e a fase a eliminar (quartos de final, meias-finais e final).

As encarnadas e as verde e brancas encontram-se, neste momento, qualificadas para a 2ª ronda de eliminatórias, inserida na “fase de qualificação” que, por sua vez, se encontra dividida em 2 “caminhos” – o caminho das campeãs (Champions Path), e o caminho da liga (League Path).

A equipa do SL Benfica, como vencedora da Liga BPI, encontra-se inserida no “caminho das campeãs”, caminho este constituído pelas equipas vencedoras dos respetivos campeonatos nacionais, cujas seleções nacionais se encontrem classificadas entre a 8ª e 50ª posição do ranking europeu. A 1º ronda é disputada em formato “mini-torneios”, com 3 ou 4 equipas, sendo a 2ª ronda disputada em formato “eliminatória”, a duas mãos (casa e fora), sendo que, nesta fase, além das vencedoras da primeira ronda, irão também ser integradas as equipas vencedoras dos campeonatos dos países classificados na 5ª, 6ª e 7ª posição do ranking UEFA.

Por sua vez, como segunda classificada da Liga BPI, a equipa do Sporting CP integra o “caminho da liga”, composto pelas 16 equipas que se classificaram em 2º lugar nas ligas dos países melhor classificados no ranking, e pelas terceiras classificadas dos países que ocupam as 6 primeiras posições do ranking UEFA. Tal como no “caminho das campeãs”, também esta fase é disputada em 2 rondas – “mini-torneios”, com 3 ou 4 equipas, sendo a 2ª ronda disputada em formato “eliminatória”, a duas mãos (casa e fora), sendo que, nesta fase, além das vencedoras da primeira ronda, irão também ser integradas as segundas classificadas dos campeonatos dos países classificados nas 6 primeiras posições do ranking UEFA.

De forma esquemática, na segunda ronda, SL Benfica e Sporting CP poderão defrontar:

  • SL Benfica: Celtic (SCO), Galatasaray (TUR), Hammarby (SWE)*, Mura (SVN), Osijek (CRO), Roma (ITA)*, St. Pölten (AUT), Servette FCCF (SUI), Slavia Praha (CZE)*, Twente (NED), Vålerenga (NOR), Vorskla Poltava (UKR), Anderlecht (BEL).

*equipas que entraram diretamente para a 2ª ronda

  • Sporting CP: Arsenal (ENG), Fiorentina (ITA), Häcken (SWE)*, Juventus (ITA)*, Manchester City (ENG)*, Paris FC (FRA), Paris Saint-Germain (FRA)*, Real Madrid (ESP)*, Wolfsburg (GER)*.

*equipas que entraram diretamente para a 2ª ronda

Numa análise rápida, será a equipa verde e branca quem terá o maior desafio pela frente, pois é no “caminho da liga” que se concentra o maior número de “tubarões”. No entanto, no futebol são 11×11, e no final ganha sempre quem marca mais e sofre menos golos, simultaneamente. Por esta razão, o sonho de ambas as equipas mantém-se vivo, e por ele lutarão com “unhas e dentes”, como é apanágio das equipas femininas portuguesas.

Barcelona, Lyon, Bayern Munich e Chelsea (diretamente apurados para a fase de grupos) aguardam, com expectativa, o fim das rondas de qualificação, para ficarem a saber quais as equipas que terão de defrontar na Fase de Grupos.

Todos os olhos estão postos no sorteio de dia 09/09/2024, onde às 11:00h, Benfica e Sporting ficarão a conhecer as equipas com as quais irão disputar o acesso à Fase de Grupos da UWCL.

Algo confuso, certo? Nada temam, na próxima época o formato mudará, mais uma vez. Por agora resta-nos ir entendendo, aos poucos, a dinâmica de funcionamento e torcer para que ambas as representantes portuguesas – SL Benfica e Sporting CP, atinjam, pelo menos, a próxima fase.

Que 2024/2025 seja mais uma época histórica!


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS