22 Mar, 2018

Será este novo Nantes um clube com qualidade europeia?

José Nuno QueirósMarço 22, 20186min0

Será este novo Nantes um clube com qualidade europeia?

José Nuno QueirósMarço 22, 20186min0
O Nantes está a superar as expectativas esta época e a possibilidade de chegar às competições europeias num futuro próximo não é um sonho impossível. Mas a que se deve o sucesso do Nantes?

Depois de duas temporadas a acabar em lugares do fundo da tabela na Ligue 1, o Nantes surpreendeu o futebol gaulês com um salto para o 7º lugar depois de terminar em 14º na temporada anterior.

Surgiu então a dúvida se o Nantes iria manter a qualidade demonstrada com Sérgio Conceição ao leme, ou se a época de 2016/2017 foi um exemplo invulgar da carreira do Nantes.

E eis que chegamos ao mês de Março e o Nantes ocupa a 6ª posição com apenas 1 ponto de distância para o 5º classificado na liga. Ainda consegue superar o registo da época anterior.

 

Claudio Ranieri

Não foi bem aceite pelos adeptos e pelos elementos da direção a maneira como Sérgio Conceição abandonou o clube para orientar os portistas pouco tempo depois de ter assinado uma renovação de contrato com o clube francês.

Trocas de palavras entre presidente e o ex-internacional português e muitas dúvidas se o sucesso se iria manter sem o timoneiro.

A direção apresenta então, depois de alguma polémica, Claudio Ranieri, o treinador que encantou o mundo com a história no Leicester que terminou com o título inglês.

Ranieri volta a levar uma equipa superar objetivos (Fonte: Get French Football News)

Capaz do melhor e do pior na sua carreira a escolha de um técnico com um conhecimento alargado do futebol e que demonstrou superação em equipas teoricamente mais pequenas, tem-se mostrado uma mais valia. A escolha prova também que valeu a pena o esforço do Nantes e da Federação Francesa de Futebol pois enriqueceu o Nantes no nível de futebol praticado com boas exibições e com um olho nas competições europeias do próximo ano apesar de difícil.

Sem ter um lote de jogadores reputados a nível europeu, Ranieri conseguiu criar uma equipa bastante coesa defensivamente (3ª melhor defesa da liga) e muito cirúrgica no ataque com 11 vitórias por um golo de diferença nas 12 que obteve na liga.

Mais um teste que Ranieri supera com clareza, qualidade e onde vai deixar saudades.

 

Jogadores que fazem a diferença

Começando pela baliza temos o gigante Tatarusanu que comanda a 3ª defesa menos batida da liga e onde demonstra qualidades que até então apenas tinham sido vistas a defender as cores da Roménia. Sem ser um guarda-redes de encher o olho, usa bem a sua altura e conhece muito bem as suas limitações para manter a baliza inviolável como já o fez em 10 jogos na liga.

O gigante romeno tem mantido a baliza inviolável (Fonte: ZeroZero)

No lado direito da defesa temos Dubois, um lateral ofensivo de 23 anos e que já apontou 2 golos e leva 5 assistências feitas.

Um pilar de Ranieri que não abdica da preponderância ofensiva do lateral na dinâmica da equipa. A defender não demonstra a mesma qualidade, algo que tenta disfarçar com entrega e vontade nos lances.

Num meio campo com duplo pivô destacamos Touré que com o seu 1,87 usa o seu poderio físico no processo defensivo sem ser extremamente faltoso (conta apenas com 3 amarelos), já consegui marcar e assistir por uma vez, faltando-lhe esta aproximação à área contrária.
No entanto a sua subida poderia implicar desposicionamentos atrás, preferindo Ranieri o seu foco para possíveis contra-ataques

No ataque o destaque vai todo para Emiliano Sala que com 12 golos marcados representa 40% dos golos apontados pela sua equipa na liga. Uma grande promessa quando mais novo, nunca conseguiu atingir os voos altos que se esperava dele, estando esta época pela primeira vez ao nível esperado e muito desse crescimento é devido a Ranieri.

Emiliano Sala leva já 12 golos! 40% dos golos do Nantes (Fonte: The Sun)

Pontos Fracos do Nantes

Se a nível defensivo o Nantes se apresenta como uma equipa exemplar, no ataque a equipa apresenta bastantes debilidades para finalizar. Com uma dependência enorme da referência Sala com 12 golos, apenas mais dois jogadores atingiram os 3 golos, nenhum outro jogador para além de Sala passou os 3 golos e nenhum médio da equipa marcou mais do que 1 golo.

Números pobres e onde Ranieri deveria ter melhorado mais, até porque apenas 7 equipas marcaram menos que o Nantes e 5 delas ocupam os 5 últimos lugares da liga francesa.

Este pode ser o fator determinante para o Nantes não conseguir atingir a qualificação europeia esta época.

Outro fator importante para o Nantes não conseguir atingir voos mais altos são os resultados com equipas de menor dimensão como Lille, Dijon, Caen e Amiens todas equipas da metade inferior da tabela e com quem o Nantes perdeu nesta época desportiva, jogos onde era proibitivo falhar e que catapultavam o Nantes para uma luta mais acesa pelas competições europeias.

 

O Nantes prepara-se assim para atingir uma época magnífica na sua história desde os tempos do início do século onde conseguiu o título máximo no futebol gaulês.

Já para Claudio Ranieri e depois do fracasso no comando da seleção grega, o Nantes vem confirmar toda a qualidade que o técnico italiano demonstrou no Leicester, sendo muito importante para o treinador o sucesso no seu novo clube para provar que a Federação Francesa de Futebol tomou a decisão correta ao permitir a sua inscrição no Nantes e provar que a época menos bem conseguida no Leicester foi a exceção e não a regra da sua carreira.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS




Newsletter


Categorias


newsletter