Fortaleza e CRB farão final inédita na Copa do Nordeste

Renato SalgadoMaio 29, 20245min0

Fortaleza e CRB farão final inédita na Copa do Nordeste

Renato SalgadoMaio 29, 20245min0
A Copa do Nordeste 2024 conheceu os dois finalistas neste domingo (26): Fortaleza e CRB. O Laion avançou com goleada por 4 a 1 sobre o Sport, na Arena Pernambuco, enquanto o Galo da Pajuçara venceu o Bahia nos pênaltis, na Fonte Nova.

A Copa do Nordeste 2024 conheceu os dois finalistas neste domingo (26): Fortaleza e CRB. O Laion avançou com goleada por 4 a 1 sobre o Sport, na Arena Pernambuco, enquanto o Galo da Pajuçara venceu o Bahia nos pênaltis, na Fonte Nova. A final da Copa do Nordeste será em dois jogos, previstos para 5 e 9 de junho. O CRB fará a segunda partida em casa porque teve melhor campanha na primeira fase. A decisão de 2024 é inédita na história da Copa do Nordeste. Em busca do primeiro título, o CRB volta à final 30 anos após o vice em 1994, na edição inaugural do torneio. Já o Fortaleza luta pelo tricampeonato, depois de títulos em 2019 e 2022.

Foto: Reprodução

Os destaques das semifinais foram Moisés e Matheus Albino

O atacante do Laion marcou um hat-trick, comandou a goleada contra o Sport e assumiu a artilharia da Copa do Nordeste. Em Salvador, brilhou a estrela do goleiro Matheus Albino. Ele defendeu a cobrança de Caio Alexandre e garantiu a vitória do CRB nos pênaltis, por 8 a 7.

Finais da Copa do Nordeste

5 de junho

Fortaleza x CRB – Castelão (Fortaleza)

9 de junho

CRB x Fortaleza – Rei Pelé (Maceió)

Classificação do Laion

O Fortaleza goleou o Sport por 4 a 1 neste domingo (26), na Arena Pernambuco, e avançou à final da Copa do Nordeste. O dono da noite foi Moisés, que precisou de 43 minutos para anotar um hat-trick. Hércules completou o passeio do Laion no primeiro tempo, e Gustavo Coutinho descontou na etapa final.

Show de Moisés

Moisés não marcava há oito partidas. O Fortaleza vivia um jejum de sete jogos sem vitória (6E, 1D). Tudo isso ficou para trás com uma atuação de gala na Arena Pernambuco. O atacante abriu o caminho para a goleada aos nove minutos, quando arrancou da esquerda e bateu de fora da área — o goleiro Caíque França aceitou.
Moisés fez o golaço da noite aos 19. Ele dominou com estilo após invertida de Pochettino e bateu no ângulo para ampliar. Hércules interrompeu brevemente o show do atacante e fez o terceiro aos 22. O volante entrou livre na área, recebeu de Lucero, driblou Caíque França e rolou para o gol vazio. Ainda havia tempo para mais um de Moisés na etapa inicial. Com muita liberdade, aos 43, o atacante foi lançado por Hércules e tocou na saída do goleiro para chegar ao hat-trick. O camisa 21 assumiu a artilharia da Copa do Nordeste, com seis gols.

Moisés anotou hat-trick e levou a bola para casa
Foto: Leonardo Moreira/ Fortaleza FC

Gol de honra

O Sport havia acendido uma fagulha de esperança aos 27 do primeiro tempo, mas o gol de Pedro Lima foi anulado por toque no braço. O Leão da Ilha só diminuiu o prejuízo aos 39 da etapa final, com Gustavo Coutinho. A torcida que permaneceu na Arena Pernambuco ignorou o placar e apoiou o time até o gol de honra.

Classificação do Galo da Pajuçara

O CRB venceu o Bahia nos pênaltis por 8 a 7, neste domingo (26), na Fonte Nova, e conquistou a vaga na final da Copa do Nordeste. O duelo foi movimentado nos 90 minutos de bola rolando, mas terminou em 0 a 0. O herói nas penalidades foi o goleiro Matheus Albino, que defendeu a cobrança de Caio Alexandre. O time alagoano disputará a final da Copa do Nordeste após 30 anos. A única foi em 1994, quando acabou derrotado pelo Sport. O Bahia perdeu a chance de buscar o pentacampeonato do Nordeste. Essa é mais uma eliminação traumática nos pênaltis para o Esquadrão de Aço, que caiu para o Grêmio na marca da cal na Copa do Brasil de 2023. O próximo compromisso do time de Rogério Ceni será na retomada do Brasileirão, também no domingo, contra o Atlético-MG.

CRB segurou o Bahia no tempo normal e venceu nos pênaltis – Mateus Figueiredo

Quase perfeitos

Os pênaltis na Fonte Nova mostraram excelente aproveitamento dos batedores. Os dois times acertaram as 15 primeiras cobranças, sem dar qualquer chance aos goleiros. Depois que Lucas Kallyel colocou o 8 a 7 no placar, veio o momento decisivo. Caio Alexandre foi para a bola e parou em Matheus Albino. A defesa do goleiro do CRB colocou o Galo da Pajuçara depois de 30 anos.

Bahia melhor no tempo normal

Mais qualificado tecnicamente e em casa, o Bahia teve as melhores oportunidades com a bola rolando. Jean Lucas acertou o travessão duas vezes, uma em cada tempo. Cauly teve finalização cara a cara raspando a trave e Santiago Arias parou em Matheus Albino.

Bahia foi melhor com a bola rolando, mas caiu nos pênaltis
AFP

Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS