O conto de fadas do FC Famalicão: um crescimento a todos os níveis

Cristiana PinaJunho 4, 20234min0

O conto de fadas do FC Famalicão: um crescimento a todos os níveis

Cristiana PinaJunho 4, 20234min0
Uma Taça de Portugal no futebol feminino e um campeonato nos júniores masculinos, são provas do crescimento do FC Famalicão como conta Cristiana Pina

O FC Famalicão é um dos clubes portugueses que mais crescimento teve em Portugal, nos últimos anos. A equipa de Vila Nova de Famalicão subiu à primeira liga na época de 2018/2019, e logo na época seguinte encantaram os adeptos do futebol português, ao conseguirem arrecadar um brilhante sexto lugar, tendo chegado às meias-finais da Taça de Portugal, e sendo apenas eliminados pelo Benfica. Nas épocas seguintes conseguiram sempre uma posição confortável na tabela classificativa, sempre acima do 10º lugar. São dos clubes da Primeira Liga com uma das massas associativas mais fiéis, e uma das equipas que compete contra qualquer adversário.

Aliado a isso conseguem formar planteis bastante competitivos, de onde já saíram vários nomes que agora estão a brilhar ao mais alto nível em Portugal, e no estrangeiro. Um dos exemplos mais recentes é Manuel Ugarte, médio uruguaio esteve apenas seis meses em Famalicão, e com iminente transferência do Sporting para o Chelsea, vão receber cerca de 18 milhões por ele; juntando já aos 10,5 milhões já recebidos anteriormente. Pedro Gonçalves, um dos melhores jogadores da liga, também sobressaiu no Famalicão. Simão Banza, Gustavo Assunção, ou Iván Jaime são outros jogadores que brilharam e continuam a brilhar ao serviço dos famalicenses. Iván Jaime, um dos melhores jogadores do campeonato deve ser a próxima grande venda do Famalicão, a pérola espanhola tem sido bastante assediada pelos três grandes, tendo sido fortemente associada ao FC Porto, e já é quase um dado certo que deve dar o salto competitivo neste mercado de transferências, e por consequência vai gerar uma boa receita financeira ao clube, que poderá investir e tornar-se ainda mais competitivo.

A juntar a tudo isto, o Famalicão tem sido um clube a crescer em várias frentes, prova disso é o passado dia 27 de maio onde o Famalicão se sagrou campeão de juniores (campeonato de sub-19) pela primeira vez, sendo já certo que a equipa vai também participar na youth league, e a equipa feminina venceu pela primeira vez a Taça de Portugal. Um dia de glória para a gente de Vila Nova, e que e é mais uma demonstração do crescimento do clube em várias frentes. A equipa feminina, que possui até agora, a transferência mais elevada do futebol feminino português, a avançada Mylena Freittas, por cerca de 50 mil euros para o futebol chinês.

Rute Costa, que hoje brilha no Benfica, Vitória Almeida e Mariana Azevedo (Braga) são outras das jogadoras que brilham no campeonato feminino português e que têm ligações ao Famalicão. Tendo arrecadado o quarto lugar da Liga Feminina, a equipa de Marco Ramos possuiu algumas das jogadoras mais entusiasmantes do campeonato como é o caso de Marie – Yasmine Alidou, Maria Miller, Sissi, Mylene Freitas ou Letícia Almeida, esta última recentemente ligada ao Benfica. Ou seja, o FC Famalicão é um clube que tem crescido de forma sustentada e que aos pouco tem subido de patamar no futebol português como um clube no global desde a equipa masculina, à feminina e aos escalões de formação, passando pela vertente social e popular que também tem crescido a bom ritmo seja em Portugal, como também lá fora.

O mais difícil agora será dar os passos certos e de forma sustentada, crescer pouco a pouco, e tentar dar “um passo maior que a perna” que possa colocar em causa este crescimento e beliscar o belo trajeto do clube até aqui. Uma vez que o futebol português só tem a ganhar com o crescimento dos clubes extra grandes para que possa haver mais competitividade interna e a liga seja cada vez mais apelativa para quem venha de fora; seja ao nível do futebol masculino, mas também ao nível do futebol feminino. 


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS