10 momentos que marcaram a edição de 2019 da MLS
Depois de mais um ano de emoção, espetáculo e golos na Major League Soccer, a MLS Portugal e o Fair Play reuniram os dez momentos que mais marcaram a edição de 2019 da prova.
1- Conquista do título por parte dos Seattle Sounders
Falar-se dos melhores momentos de uma competição sem se referir o campeão é uma tarefa praticamente impossível. Sendo certo que os Seattle Sounders não eram apontados como favoritos à vitória, a verdade é que Brian Schmetzer conseguiu potenciar ao máximo o seu plantel, levando o conjunto do estado de Wasshington à segunda triunfo na Major League Soccer em apenas quatro anos. Na final, os Sounders bateram os Toronto FC por 3-1.
2- Eliminação dos Los Angeles FC
Apontados de forma quase unânime como favoritos à conquista do título de campeões, os Los Angeles FC acabaram eliminados pelos Seattle Sounders na final da Conferência Oeste. O conjunto comandado por Bob Bradley teve uma fase regular irrepreensível (somaram apenas quatro derrotas), mas acabou por sucumbir na fase decisiva da temporada.
3- Recorde de golos de Carlos Vela
A primeira época de Carlos Vela na MLS (2018) foi de grande nível, mas o que dizer da segunda? O mexicano atravessa, porventura, a melhor fase da carreira, tendo terminado a temporada com 34 (!) golos apontados na fase regular (o anterior recorde, 31, pertencia a Josef Martínez). Apesar disso, o ex-Arsenal mostrou que é muito mais do que um simples finalizador, sendo também um dos principais responsáveis pela manobra ofensiva dos LAFC.
4- Nani em grande nível
Apesar de só ter chegado à Major League Soccer já depois de o campeonato ter começado, Nani assumiu-se rapidamente como uma das pedras basilares dos Orlando City. O internacional português terminou a época com 12 golos e 10 assistências, sendo o primeiro jogador da história do clube a chegar à dezena de golos e assistências na mesma temporada. O ano de 2020 tem tudo para ser ainda melhor para o extremo de 33 anos.
5- 1ª vitória dos Los Angeles FC no El Tráfico
Pode ter nascido apenas em 2018, mas é já uma das maiores rivalidades da Major League Soccer. Os LA Galaxy e os Los Angeles FC foram duas das equipas em maior destaque na última temporada, tendo a equipa comandada por Bob Bradley conseguido a primeira vitória contra o rival ao cabo de seis jogos. O referido triunfo aconteceu nos quartos-de-final da prova (os LAFC venceram por 5-3).
6- Adeus de Wayne Rooney e Zlatan Ibrahimovic
Chegaram com rótulo de estrelas internacionais, mas mostraram que ainda têm muito para dar ao mundo do futebol. Wayne Rooney e Zlatan Ibrahimovic podem não ter conquistado nenhum troféu na sua estadia na Major League Soccer, mas foram dos jogadores mais influentes dos DC United e dos LA Galaxy. O inglês vai rumar ao Derby County; o sueco, por seu lado, ainda não tem o seu futuro definido.
7- Afastamento de Brian Fernandez
Chegou aos Portland Timbers como Designated Player e, no plano desportivo, cumpriu com as expectativas (11 golos em 19 partidas). O problema esteve no plano fora de campo… com um historial de abuso e substâncias, incluindo cocaína, o avançado argentino foi afastado da equipa dos Portland Timbers no início de outubro, juntando-se depois ao programa da competição dedicado a jogadores com problemas desta índole. Perante o facto de ter falhado alguns testes anti-doping, a Major League acabou mesmo por pôr fim ao contrato de Brian Fernandez.
8- Fim de carreira de Nick Rimando e Tim Howard
Foram dois dos guarda-redes mais importantes nos Estados Unidos da América nas últimas duas décadas e terminaram a carreira este ano. Enquanto Rimando atuou sempre na MLS, Howard brilhou também em Inglaterra. Despediram-se dos relvados ao serviço dos Real Salt Lake e dos Colorado Rapids, respetivamente.
9- Despedimento de Mike Petke
A Major League Soccer é uma competição com muitas particularidades e isso ficou bem patente no passado mês de agosto. Após um jogo entre os Real Salt Lake e o Tigres, do México, o treinador Mike Petke terá proferido comentários homofóbicos contra o árbitro da partida. O clube não esteve com meias medidas e acabou mesmo por despedir o técnico…
10- Chegada de Brian Rodriguez
Apesar de ter chegado à Major League Soccer a meio da temporada, Brian Rodriguez assumiu-se como uma opção muito válida para os Los Angeles FC. Com a provável saída de Diego Rossi, o jovem de 19 anos tem todas as condições para se assumir como uma das coqueluches da competição em 2020.