E agora, Cristiano Ronaldo? Dúvidas e questões sobre o que se segue
Desde que rescindiu com o Manchester United no passado dia 23 de novembro que Cristiano Ronaldo está sem clube. Muito se especulou acerca do novo clube do astro português, mas a verdade é que até à data de hoje continua sem clube e os únicos que parecem verdadeiramente interessados são os sauditas do Al-Nassr.
Ronaldo é um fenômeno mundial, um super atleta e talvez juntamente com Messi o maior futebolista de todos os tempos. Isso é inegável. É impossível criticar a carreira de Ronaldo apesar destes últimos meses conturbados. Melhor marcador de sempre de seleções, melhor marcador de sempre da liga dos campeões, melhor marcador de sempre a nível internacional, melhor marcador de sempre do Real Madrid. Enfim, poderíamos estar aqui a contabilizar todos os prémios e números de Cristiano Ronaldo, contudo não é isso que importa porque até o maior “hater” do português sabe aquilo que Cristiano Ronaldo alcançou.
O tempo corre e passa por todos nós, inclusive por Ronaldo, e infelizmente a era Ronaldo está a terminar e para a história ficará um dos maiores e melhores futebolistas de sempre. Apesar das últimas incidências da carreira de Ronaldo que inevitavelmente acabam por manchar a sua gloriosa carreira, desde a entrevista a Piers Morgan, os desentendimentos com Ten Hag ou as polêmicas referentes à seleção nacional, Cristiano Ronaldo deveria continuar a merecer o nosso respeito, não só pelos seus feitos futebolísticos mas também por tudo aquilo que fez por Portugal. Será que o homem que levou Portugal ao Mundial 2014 com um sensacional hattrick na Suécia não merece respeito?
Será que o homem que qualificou Portugal para os quartos de final do Euro 2012 com um bis diante dos Países Baixos permitindo assim a reviravolta no marcador já não presta? Será que o homem que fez um hattrick frente à Suíça nas meias finais da Liga das Nações já não presta? Será que o homem mais internacional de sempre pela seleção portuguesa e ao mesmo tempo o melhor marcador já não presta? Será que um dos obreiros do Euro2016, europeu esse que Portugal por acaso até venceu, já não presta? Será que o maior embaixador que Portugal já teve não presta?
Ronaldo já não é o mesmo jogador que outrora foi e já não tem a mesma capacidade de decisão que tinha. Desde o seu último ano no Real Madrid que a sua carreira tem estado em “declínio”. Ronaldo habitou-nos tão mal que dizemos que 101 golos em 3 épocas num total de 133 jogos ao serviço da Juventus é declínio. Ou que 24 golos na última época ao serviço do United naquela que é a melhor e mais competitiva liga do mundo é declínio.
Happy to have helped the team on another important win!??⚽️ pic.twitter.com/kH60tafhxi
— Cristiano Ronaldo (@Cristiano) November 24, 2018
Que Ronaldo já não seja o mesmo jogador aceita-se e tendo em conta a idade do mesmo é completamente normal, mas daí a não prestar vai uma diferença grande.
O que se segue agora para Ronaldo?
Provavelmente, o destino será a Arábia Saudita para representar o Al-Nassr. Desportivamente não é nem de perto nem de longe o melhor campeonato para Ronaldo prosseguir a sua carreira. Financeiramente a história é outra. Ronaldo ainda pode acrescentar muito a algumas equipas da Europa. Newcastle e Chelsea, segundo alguns rumores estão na expectativa para perceber as intenções do português, e a recente compra do Newcastle por parte de milionários árabes abre aqui uma boa possibilidade porque financeiramente o salário de Ronaldo não seria um entrave, e ao mesmo tempo o sensacional campeonato que estão a realizar poderia proporcionar um projeto muito aliciante para o internacional português.
Por outro lado, o Chelsea até será do ponto de vista desportivo o projeto mais sólido e que mais se coaduna com o estilo de jogo do português. Esta equipa do Chelsea comandada por Graham Potter não é uma equipa de pressão muito alta ao ponto de não deixar os adversários respirar, são mais uma equipa de expectativa que define bem as zonas de pressão e pressiona no momento certo, e ao mesmo tempo tentam elaborar sempre o seu jogo através da posse de bola o que poderia ser benéfico para Ronaldo, ao contrário do Newcastle de Eddie Howe que é muito vertical no seu jogo, e já não tem disponibilidade física suficiente para um jogo muito veloz e de transições recorrentes.
Independentemente da sua decisão e escolha, Ronaldo vai continuar a ser dos melhores de sempre, e merecerá sempre o nosso respeito por tudo aquilo que deu ao futebol nos últimos 15 anos e pelas milhares de vidas que inspirou. Caso decida ir para a Arábia ou continuar em terras de sua majestade, Cristiano Ronaldo continuará a ser amado, idolatrado e acompanhado em todo o mundo.
??????. ? 270 GOLOS: @Cristiano é o ??́??? do ranking de melhores marcadores a nível internacional segundo a IFFHS ? #VesteABandeira
270 GOALS: Cristiano Ronaldo is the top international scorer according to IFFHS ? #WearTheFlag pic.twitter.com/viuOR2tYTR
— Portugal (@selecaoportugal) December 26, 2022