Curiosidades MLS – transmissão e Canadá

Thiago MacielMarço 23, 20244min0

Curiosidades MLS – transmissão e Canadá

Thiago MacielMarço 23, 20244min0
Com a chegada de muitos craques na MLS, o torneio fica mais atrativo e ganha novos admiradores a cada dia, e estas são algumas curiosidades

Messi e seus ex-colegas do Barcelona na Major League Soccer (MLS) tem agitado o cenário do futebol nos Estados Unidos. A estrela argentina assinou com o Inter Miami, assumindo um papel fundamental como o embaixador da competição norte-americana. Não é à toa que a Apple, atual dona dos direitos de transmissão do campeonato, desembolsou uma quantia alta para mostrar as partidas com exclusividade até 2032. Fiquem com algumas curiosidades da MLS e muito mais!

Como é o acordo dos direitos de transmissão da MLS?

Ao todo, a Apple pagará 2,5 bilhões de dólares pelos direitos exclusivos de transmissão da liga norte-americana de futebol pelos próximos 10 anos. O acordo foi assinado na temporada passada. O acordo revoluciona a forma como os jogos da liga serão transmitidos, consolidando um serviço centralizado de streaming que oferecerá todos os jogos da MLS em todo o mundo, eliminando os tradicionais “blackouts”.

O contrato introduzirá um conceito semelhante ao pay-per-view, com a Apple TV+ disponibilizando não apenas as partidas ao vivo, mas também programas relacionados ao futebol e histórias da liga, em uma iniciativa que visa engajar ainda mais os fãs e entusiastas do esporte.

O contrato entre MLS e Apple TV é de 10 anos, com mínimo garantido de US$ 250 milhões por ano. Mínimo garantido porque o contrato tem um gatilho no número de assinantes. Caso ultrapasse um determinado número, a Apple passa a dividir a receita desses assinantes com a MLS. Não há detalhes sobre qual é o número de assinantes necessários para disparar o gatilho e nem a percentagem que será a divisão.

O acordo com a Apple não fará com que a MLS se torne uma potência mundial em termos financeiros, mas melhora a situação financeira da liga, ao menos a curto prazo. O acordo de US$ 2,5 bilhões pode não ser muito em 2032, quando o acordo terminar, mas permitirá uma plataforma para que a liga se expanda, cresça, em todos os sentidos. Deve fortalecer na disputa com os mexicanos, localmente, na CONCACAF, ainda que os mexicanos devam continuar mais fortes financeiramente.

Curiosidades (Foto: MLS)
Curiosidades (Foto: MLS)

Por que clubes canadenses jogam a MLS?

Canadá possui dois campeonatos relacionados ao futebol: Canadian Premier League (CPL), que teve sua primeira temporada em 2019 e lembra as principais competições que conhecemos, com sistema de pontos corridos).  Além destes, existe também a Canadian Championship. Trata-se da única competição que reúne todos os times do país (CPL, MLS além dos campeões da Ligue 1 Ontario e Primère Ligue de Soccer du Québec).

Por possuir três franquias consolidadas no cenário da América do Norte – Toronto FC, CF Montréal e Vancouver Whitecaps – e representando grandes cidades canadenses, estas integram justamente uma liga mais forte, no caso, a dos Estados Unidos (MLS).

CF Montreal e Toronto FC estão no lado da Costa Leste, enquanto o Vancouver Whitecaps fica na Costa Oeste.

Dos três clubes, o Toronto FC é o time que disputa a liga americana há mais tempo, desde 2007. Na sequência aparece o Vancouver Whitecaps e CF Montréal – 2011 e 2012, respectivamente.

Em relação a títulos, quem leva a melhor são os Reds, como é conhecida a representação de Toronto.

(Foto: MLS)
Apesar do Canadá ter seus próprios campeonatos nacionais, seus times mais fortes participam das ligas Americanas com frequência, pois são mais ricas. Isso acontece na   MLB,  NBA, NFL, NHL e WNBA.

Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS