Curiosidades MLS – transmissão e Canadá
Messi e seus ex-colegas do Barcelona na Major League Soccer (MLS) tem agitado o cenário do futebol nos Estados Unidos. A estrela argentina assinou com o Inter Miami, assumindo um papel fundamental como o embaixador da competição norte-americana. Não é à toa que a Apple, atual dona dos direitos de transmissão do campeonato, desembolsou uma quantia alta para mostrar as partidas com exclusividade até 2032. Fiquem com algumas curiosidades da MLS e muito mais!
Como é o acordo dos direitos de transmissão da MLS?
Ao todo, a Apple pagará 2,5 bilhões de dólares pelos direitos exclusivos de transmissão da liga norte-americana de futebol pelos próximos 10 anos. O acordo foi assinado na temporada passada. O acordo revoluciona a forma como os jogos da liga serão transmitidos, consolidando um serviço centralizado de streaming que oferecerá todos os jogos da MLS em todo o mundo, eliminando os tradicionais “blackouts”.
O contrato introduzirá um conceito semelhante ao pay-per-view, com a Apple TV+ disponibilizando não apenas as partidas ao vivo, mas também programas relacionados ao futebol e histórias da liga, em uma iniciativa que visa engajar ainda mais os fãs e entusiastas do esporte.
O contrato entre MLS e Apple TV é de 10 anos, com mínimo garantido de US$ 250 milhões por ano. Mínimo garantido porque o contrato tem um gatilho no número de assinantes. Caso ultrapasse um determinado número, a Apple passa a dividir a receita desses assinantes com a MLS. Não há detalhes sobre qual é o número de assinantes necessários para disparar o gatilho e nem a percentagem que será a divisão.
O acordo com a Apple não fará com que a MLS se torne uma potência mundial em termos financeiros, mas melhora a situação financeira da liga, ao menos a curto prazo. O acordo de US$ 2,5 bilhões pode não ser muito em 2032, quando o acordo terminar, mas permitirá uma plataforma para que a liga se expanda, cresça, em todos os sentidos. Deve fortalecer na disputa com os mexicanos, localmente, na CONCACAF, ainda que os mexicanos devam continuar mais fortes financeiramente.
Por que clubes canadenses jogam a MLS?
O Canadá possui dois campeonatos relacionados ao futebol: Canadian Premier League (CPL), que teve sua primeira temporada em 2019 e lembra as principais competições que conhecemos, com sistema de pontos corridos). Além destes, existe também a Canadian Championship. Trata-se da única competição que reúne todos os times do país (CPL, MLS além dos campeões da Ligue 1 Ontario e Primère Ligue de Soccer du Québec).
Por possuir três franquias consolidadas no cenário da América do Norte – Toronto FC, CF Montréal e Vancouver Whitecaps – e representando grandes cidades canadenses, estas integram justamente uma liga mais forte, no caso, a dos Estados Unidos (MLS).
CF Montreal e Toronto FC estão no lado da Costa Leste, enquanto o Vancouver Whitecaps fica na Costa Oeste.
Dos três clubes, o Toronto FC é o time que disputa a liga americana há mais tempo, desde 2007. Na sequência aparece o Vancouver Whitecaps e CF Montréal – 2011 e 2012, respectivamente.
Em relação a títulos, quem leva a melhor são os Reds, como é conhecida a representação de Toronto.