A cidade de Derry, o futebol, a política e o conflito


A cidade de Derry, o futebol, a política e o conflito

Conheces a história do Derry City? O único a vencer tanto o campeonato da Irlanda e da Irlanda do Norte, que tem uma história complicada na guerra entre católicos e protestantes

Derry é uma cidade localizada na Irlanda do Norte mas o clube da cidade tem a particularidade de não jogar no campeonato do seu país, mas sim no campeonato do país vizinho, no campeonato da República da Irlanda. Durante os “Troubles Years” na Irlanda do Norte, duraram entre 1969 e 1988. A cidade Derry foi um dos principais palcos dos confrontos entre católicos e protestantes nesta região da ilha da Irlanda que continua sob administração do Reino Unido.

Em 1969, os bairros nas cidades da Irlanda do Norte de maioria católica auto-proclamaram a sua autonomia, foram construídas barricadas para impedir a entrada da polícia nestas zonas da cidade que ficaram conhecidas como as “No Go Areas”, destas zonas interditas à autoridade britânica a que mais se destacou foi a “Free Derry”. Dois anos mais tarde 1971, o exercito britânico volta a fazer uma ofensiva contra a comunidade católica da cidade de Derry, e 342 militantes do IRA são detidos, voltam-se a erguer barricadas e numa troca de tiros como o exercito foi morto um membro do IRA Provisório, Eamonn Lafferty.

A cidade de Derry foi também o palco do massacre “Bloody Sunday”, no dia 30 de Janeiro de 1972 a Associação dos Direitos Civis da Irlanda do Norte organizou uma marcha pacífica contra as prisões e pelo direitos do civis dos irlandeses católicos.

Mas um pequeno grupo saiu da marcha e entrou em confrontos com exercito exército, e como resposta às pedras atiradas pelos manifestantes o primeiro batalhão de para-quedistas abriu fogo contra a multidão, 13 pessoas morreram e mais de 30 ficaram feridas. A história recente da resistência da cidade de Derry também ligações ao “planeta do futebol”.

Tony O’Doherty, antigo jogador de futebol e internacional pela Irlanda do Norte, foi o chefe da polícia da “Free Derry”, entre 1993 e 1994 foi também treinador do Derry City. Os confrontos nas bancadas dos estádios de futebol que envolveram os adeptos do Derry City também foram bastantes.

No dia 25 de Janeiro de 1969, os adeptos do Lindfield, clube de Belfast que apoia a causa unionista, tiveram de ser evacuados do estádio do Derry City ao intervalo devido à violência nas bancadas, situação que acontecia em quase todos os jogos caseiro do Derry.

Após a escalda da violência no jogo contra o Lindfield a “Irish Football Association” (Irlanda do Norte) decidiu não autorizar mais jogos do Derry City no seu estádio, e começou a jogar na cidade de Coleraine. Em 1972, a equipa do Derry City pediu para voltar a jogar no seu estádio, mas por votação, a maior parte dos clubes decidiu chumbar o pedido Derry City e então a equipa no dia seguinte terminou com o futebol sénior, mantendo-se apenas os escalões de formação em actividade.

Na época de 1985/1986, o Derry City faz um pedido à Football Association of Ireland (República da Irlanda) para participar na primeira edição da “League of Ireland First Division”, o pedido é aceite pela FIFA e pela FAI e desde então joga no Campeonato da Irlanda apesar de fazer parte do Reino Unido. O Derry City já foi coroado campeão irlandês por duas vezes em 1987 e 2010, a este título junta a conquista do Campeonato da Irlanda do Norte em 1965, pode orgulhar-se de ser o único clube irlandês que venceu os dois campeonatos da ilha da Irlanda.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS