Qual Palmeiras Abel Ferreira receberá ao chegar no Brasil?
Mesmo campeão Paulista em 2020 com Vanderlei Luxemburgo, e com a melhor campanha geral da fase de grupos da Libertadores da América, o Palmeiras decidiu demitir o treinador após uma sequência ruim de resultados no Brasileirão. E depois de enfrentar dificuldades na contratação de um novo nome (todos os alvos foram estrangeiros), a definição não poderia ter sido outra: um português. Abel Ferreira chega com aceitação dos adeptos e, mesmo não tendo sido um dos primeiros alvos do Verdão, se mostrou empolgado com a chance.
O fato é que a equipa do Palmeiras não produziu em 2020 aquilo que se esperava. Há anos rivaliza com o Flamengo em questões administrativas, de plantel, exibições e conquistas. Mas neste ano, a conquista do Paulistão 2020 não foi exatamente o que todos almejavam, já que as exibições na competição estadual não foram das melhores. O Palmeiras está há algum tempo “pronto” para uma conquista maior, como a Libertadores, mas não consegue finalizar bem os campeonatos mata-mata.
A troca de treinador
Muitos entendem que a decisão de demissão de Luxemburgo foi equivocada, levando principalmente em conta os resultados na competição continental deste ano (o terceiro ano consecutivo com a melhor campanha na fase de grupos). Andrey Lopes (o Cebola) assumiu interinamente e viu o time render mais do que previamente, a ponto de alguns palmeirenses sugerirem sua manutenção para que Miguel Angel Ramirez (atual treinador do Independiente del Valle) chegasse em 2021 (o treinador impôs esta condição). Mas o staff decidiu trazer alguém de imediato, e ouviu negativas de Beccacece (Racing-ARG), Ariel Holan (Universidad Catolica-CHI) e não foi adiante com Schellotto (Los Angeles Galaxy-EUA) e Gabriel Heinze (sem equipa).
Abel Ferreira chega portanto em um momento de decisão na época de 2020. O Palmeiras enfrentará o Delfín(EQU) nas oitavas de final da Libertadores, já venceu a primeira mão das oitavas da Copa do Brasil contra o Red Bull Bragantino (3-1) e tenta se aproximar dos líderes do Brasileirão (atualmente apenas o sétimo colocado, 25 pontos, 10 pontos atrás dos líderes Internacional e Flamengo). Certamente exigirá algumas contratações, o que não deve ser necessariamente um problema para o Palmeiras, que diferente da maioria das equipas tem uma situação financeira estável. Mas elegemos os pontos principais da equipa que Abel já terá em mãos.
Defesa
A defesa é um setor estável no Palmeiras, talvez o melhor dentre os três. Com Wéverton como guarda-redes, referência para a equipa e internacionalizado frequentemente por Tite, a baliza está segura. Gustavo Gomez é um excelente defesa central, a nas laterais o Palmeiras deixou de ter problemas com Gabriel Menino na direita (garoto da base e também chamado por Tite) e Viña na esquerda. Mesmo que não haja suplentes tão qualificados, essa não será a preocupação de Abel Ferreira, que ainda poderá improvisar Felipe Melo na defesa como vinha fazendo Luxemburgo.
Meio Campo
O principal problema do alviverde está no meio campo. Sem criatividade e sem ofensividade, o setor deixa a desejar na criação de jogo e não dispõe de um jogador que seja titular absoluto e que renda o máximo que pode. Patrick de Paula é o nome a se exaltar em 2020, tendo se consolidado como médio defensivo a altura da equipa. Foi fundamental na conquista do Paulistão, e no início do Brasileirão, mas está em um momento estagnado. Já como médio ofensivo, os nomes apostados não renderam, já que Lucas Lima, Gustavo Scarpa e Zé Rafael não chegam minimamente ao rendimento que se espera. O único ponto positivo ofensivo é Raphael Veiga, que mesmo passando por muitos momentos ruins no Palmeiras, e até sendo emprestado para outras equipas, vem melhorando suas exibições recentemente.
Ataque
O ataque não chega a ser o melhor setor da equipa como falamos da zaga, porém não deixa a desejar. Bons nomes aparecem nas exibições do Palmeiras, sendo o principal Luis Adriano. Com a saída de Dudu, a carência extremamente sentida pelas pontas do ataque ainda não foi preenchida, mas Luis Adriano no centro, como avançado, ajuda a equipa a vencer seus duelos. Nomes de garotos das categorias de base surgem como um aleto à Abel Ferreira, que pode usar muito bem os jovens para montagem de sua equipa. Gabriel Verón e Wesley formam a dupla de destaque.
Tanto o meio campo quanto o ataque se tornarão os alvos de contratação de Abel Ferreira, mas ainda é cedo para dizer o quão longe poderá o mais novo português em terras canarinhas chegar com este time. Como acontece em outras equipas brasileiras, a pressão sobre os treinadores já nos primeiros meses é intensa, ainda mais em uma equipa que tem aporte para disputar todos os títulos que ainda estão em jogo em 2020. O Fair Play continuará a trazer as novidades de Abel e do Palmeiras.