A Copa do Mundo Feminina será um marco no futebol brasileiro

Marcial CortezJulho 24, 20235min0

A Copa do Mundo Feminina será um marco no futebol brasileiro

Marcial CortezJulho 24, 20235min0
O Futebol Feminino Brasileiro está em estado de graça. As ruas estão pintadas e algumas empresas liberaram seus funcionários em dias de jogos. Vamos trazer o Caneco?

O futebol feminino no Brasil já é uma realidade. Calendários definidos, estádios cheios e até torcidas organizadas exclusivas da categoria já existem no dia a dia. Mas ainda estamos longe da equiparação total e completa com o masculino.

A Copa do Mundo Feminina vem pra acelerar este cenário, tal qual os catalisadores das reações químicas. Clubes, torcidas, imprensa e demais atores abraçaram a causa e o que estamos a ver nesses dias é diferente de tudo o que já vimos em terras brasileiras quando se fala de futebol feminino.

A começar pela Rede Globo, principal emissora de TV do país, que abraçou completamente a causa e está a fazer uma cobertura fantástica sobre o evento, como nunca se viu antes. Nos mundiais anteriores, o acompanhamento era só sobre a Seleção Brasileira, e muitas vezes somente nas fases finais. Desta feita, os canais da Globo não só transmitem todas as partidas do certame, como também os jogos do Brasil irão passar em TV aberta.

Pia Sundhage, técnica da Seleção Brasileira. Foto: Thais Magalhães / CBF

Assim, milhares, ou melhor, milhões de pessoas poderão ver as meninas comandadas por Pia Sundhage em sua busca pela primeira estrela. Aliás, essa é uma das mudanças que observamos este ano. Ao longo do tempo, as meninas da Seleção sempre usaram o mesmo uniforme do masculino, que atualmente conta com cinco estrelas a representar os títulos mundiais ganhos pelo escrete masculino. Para este Mundial e de hoje em diante, a camisa feminina é exclisiva e não conta ainda com nenhuma estrela, pois o Brasil não conquistou esta taça nenhuma vez até hoje.

Ruas pintadas e mobilização da claque

Nos mundiais masculinos, é uma tradição no Brasil a pintura de ruas com temas alusivos ao escrete canarinho. Dessa vez algumas pessoas mobilizaram-se para fazer o mesmo, e já podemos observar inúmeras ruas pintadas e decoradas com os nomes e imagens das jogadoras do Brasil em várias cidades do país.

Outra novidade é o álbum de figurinhas do Mundial. Embora tenha sido lançado pela primeira vez na Copa de 2019, o álbum desse ano já bate recordes de vendas de figurinhas. Esta ferramenta é excelente para divulgação do certame, além de ser uma importante forma de conhecer todas as seleções e suas principais jogadoras.

Trechos da Rua Pereira Nunes, em Vila Isabel, pintados para a Copa do Mundo de futebol feminino. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Como se tudo isso não bastasse, algumas empresas liberaram seus funcionários nos dias e horários de jogos do Brasil, o que já é tradição na Copa masculina, mas é algo totalmente novo com relação ao futebol feminino brasileiro. Outras empresas irão transmitir os jogos em suas dependências, com direito a uniformes exclusivos, buzinas e bandeiras. A ideia é equiparar a mobilização entre as categorias masculina e feminina, em todas as suas nuances.

Um marco no desporto-rei brasileiro

Como vimos, a Copa do Mundo já é um marco no futebol feminino brasileiro. Arriscaria dizer que a história da categoria pode ser dividida em a.C (antes da Copa) e d.C (depois da Copa), tamanha a mobilização que o certame está a causar no país.

Nos últimos anos, a organização do calendário colocou o futebol feminino brasileiro nos eixos. Hoje qualquer torcedor que acompanha os times femininos sabe quais são os campeonatos e quais equipas estão a disputá-los. Além disso, o fato dos clubes de futebol maculino mais conhecidos investirem no feminino despertou a atenção dos torcedores e trouxe corpo à categoria.

Outro detalhe é que justamente por esse investimento, a Seleção Brasileira conta com jogadoras que atuam nestes clubes, e isso sem dúvida traz um interesse maior ao escrete canarinho, e consequentemente ao elenco comandado por Pia. Afinal, qualquer torcedor que acompanha o futebol feminino brasileiro hoje conhece as atletas de sua equipa que irão defender o verde e amarelo no Mundial.

Camisa da Seleção Feminina, sem nenhuma estrela. Vamos buscar a primeira? Foto: Divulgação Nike

Eu espero que o Brasil conquiste essa Taça e coloque a primeira estrela na camisa. Vai ser difícil, sabemos, porque existem seleções muito bem preparadas para o certame. Mas, assim como ocorreu no masculino, em que o Brasil só conquistou a primeira estrela no sexto Mundial, creio que “chegou a hora dessa gente bronzeada mostrar seu valor”.

Mostra tua força, Brasil!


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS