Os brasileiros na reta final da fase de grupos da Libertadores 2023
Essa semana vai marcar o início da reta final da fase de grupos da Libertadores 2023. Alguns grupos já definiram seus classificados para os oitavos de final. Outros estão tão indefinidos que só irão desenrolar na última jornada, marcada para o final do mês de junho.
Grupo A – Flamengo
No Grupo A, o Flamengo não terá vida fácil, pois ocupa a segunda colocação, mas está no meio da confusão com o Ñublense e o Aucas. O Rubronegro joga suas duas últimas partidas em casa, contra Racing e Aucas, e deve se classificar com mais 4 pontos nesses dois jogos. Acredito na classificação do Mengão.
Grupo B – Internacional
Para o Internacional, a briga é entre três clubes por duas vagas. O Colorado pega o Nacional do Uruguai no país vizinho, e encerra a participação a enfrentar o Independiente em casa. A briga é boa e também acredito que quatro pontos nestes dois jogos serão suficientes para termos mais um brasileiro nos oitavos.
Grupo C – Palmeiras
No grupo C, a situação é bem mais tranquila. Palmeiras e Bolívar praticamente garantiram a classificação, e apenas brigam pra saber quem será o primeiro do grupo. O Verdão enfrenta o Barcelona e fecha o grupo contra o Bolívar, ambas no Allianz Parque. Acredito em duas vitórias do Alviverde, que se classificará com facilidade.
Grupo D – Fluminense
Aqui também a situação está bem tranquila para o Fluminense. Embora ainda não esteja matematicamente garantido, apenas um ponto o separa da vaga. O Fluzão enfrenta o River Plate (que não é nem sombra do River de alguns anos atrás) na Argentina e finaliza em casa contra o Sporting Cristal. Acredito na classificação fácil do Tricolor carioca.
Grupo E – Corinthians
Aqui a situação mais grave entre os clubes brasileiros em busca da Glória Eterna. O Corinthians não terá vida fácil pela frente. Seus dois últimos confrontos, Independiente del Valle fora e Liverpool em casa, precisarão de 100% de aproveitamento, e essa é a única chance para o Timão, que mesmo com a corda no pescoço, ainda depende somente de suas forças para garantir a classificação. Pela bola que está a jogar, eu não acredito na sequência do Timão.
Grupo G – Athletico PR e Atlético MG
O Athletico joga suas duas últimas partidas, contra Libertad e Alianza Lima, em casa. Isso certamente fará a diferença e o Furacão deve se classificar com facilidade. Já o seu xará Atlético terá uma tarefa mais difícil, pois vai enfrentar as mesmas equipas, porém as duas fora de casa. Mesmo assim, acredito na classificação dos dois brasileiros.
Situação geral
De modo geral, como vimos, os brasileiros estão bem na principal competição do continente. Apesar de nenhuma equipa já estar matematicamente garantida, os cariocas e sulistas estão muito bem encaminhados, assim como o Verdão e o Galo. A pior situação é a do Corinthians, que até agora não conseguiu mostrar um futebol eficiente e necessário para avançar na competição.
A Glória Eterna será decidida em terras brasileiras, no mês de novembro. Até lá, muita bola ainda vai rolar nos relvados sulamericanos.