Botafogo vacila, e Palmeiras é bicampeão brasileiro!
O Palmeiras conquistou nesta quarta-feira, (06/12) o Campeonato Brasileiro Série A 2023 ao empatar com o Cruzeiro por 1 a 1, no Mineirão, em Belo Horizonte (MG), pela 38ª rodada. Os gols foram marcados por Endrick e Nikão. Com a conquista, o Palmeiras alcançou o 12º título de Série A desde 1937, ampliando a vantagem para o Santos, segundo maior vencedor com oito troféus. No Século XXI, o Verdão conquistou cinco taças, em 2016, 2018, 2022 e 2023.
Campanha na Série A 2023
Para conquistar o Brasileirão em 2023, o Palmeiras somou 70 pontos em 38 partidas. Foram 20 vitórias, dez empates e oito derrotas, com 64 gols marcados e 33 sofridos.
A equipa de Abel Ferreira assumiu a liderança da Série A apenas na 34ª rodada, aproveitando a oscilação do Botafogo, líder do Brasileirão entre a 3ª e a 33ª rodada e com 14 pontos de vantagem sobre o Alviverde. Mas a verdade é que foi a virada histórica contra o Botafogo após estar perdendo a partida por 3 a 0, que credenciou o Palmeiras novamente ao título do Campeonato Brasileiro.
O dodecacampeonato veio com o protagonismo de Endrick. Aos 17 anos, o atacante, vendido ao Real Madrid-ESP por mais de R$ 400 milhões, marcou 11 gols, sendo seis após a 30ª rodada. Ele foi o artilheiro do Verdão na competição nacional.
Libertadores 2024
Com o fim do Campeonato Brasileiro, foram definidos os clubes que vão direto para a fase de grupos da Libertadores e os que terão que disputar a fase preliminar. O Brasil terá seis times que irão direto para a competição e outros dois que ainda vão tentar entrar.
Palmeiras, Atlético Mineiro, Flamengo e Grêmio se juntam a São Paulo (campeão da Copa do Brasil), Fluminense (campeão da Libertadores 2023). Por sua vez, Red Bull Bragantino e Botafogo disputam a fase prévia da competição.
A Pré-Libertadores deve ter início no dia 7 de fevereiro. Já a fase de grupos está prevista para iniciar no dia 3 de abril. A grande final do torneio tende a ser disputada na cidade de Buenos Aires. O estádio ainda não foi anunciado.
Abaixo, as demais equipas classificadas
- Argentina: River Plate, Talleres e Rosario Central
- Bolívia: The Strongest e Bolívar
- Chile: Cobresal
- Colômbia: Millonarios e Atlético Nacional
- Equador: LDU, Independiente del Valle, Barcelona e El Nacional
- Paraguai: Libertad, Cerro Porteño e Trinidense
- Peru: Alianza Lima, Sporting Cristal, Universitario e Melgar
- Uruguai: nenhum
- Venezuela: Portuguesa, Deportivo Táchira, Caracas e Puerto Cabello
Atlético-MG faz seu 10º artilheiro na história do Brasileirão
O Atlético-MG não conseguiu chegar ao título do Brasileirão, mas termina o campeonato em alta, com grande campanha e um artilheiro brilhando. O atacante Paulinho superou Tiquinho Soares na reta final do campeonato e terminou com 20 gols. Ele marcou o tento alvinegro na derrota para o Bahia, nesta quarta-feira, na última rodada.
Rebaixamento definido
Pela primeira vez em sua história, o Santos disputará a Série B do Campeonato Brasileiro. O time da Vila Belmiro perdeu por 2 x 1 para o Fortaleza, foi prejudicado pelas vitórias de Vasco e Bahia e acabou rebaixado. Com 43 pontos, o Peixe terminou a competição na 17ª posição. O Vasco venceu o Bragantino por 2 x 1 e ficou na 15ª posição. O Bahia goleou o Atlético-MG por 4 x 1 encerrou sua participação na 16ª colocação.
A última rodada começou eletrizante para os candidatos à vaga restante na Série B em 2024. Logo no começo do jogo contra o Atlético-MG, o Bahia mostrou que brigaria até o apito final contra o descenso. Logo aos 11 minutos, Edenilson falhou feio e Cauly abriu o placar, para delírio da torcida na Arena Fonte Nova.
Enquanto isso, o Vasco empatava com o Bragantino e assumia o lugar no Z-4, com o empate do Santos na Vila Belmiro diante do Fortaleza. Mas em Salvador, Paulinho marcou e recolocou os baianos na zona. A situação do Bahia piorou ainda mais quando Paulinho marcou para o Vasco. Porém, com dois gols mudaram novamente a situação antes do fim do primeiro tempo das três partidas: Marinho, ex-Santos, abriu o placar para o Fortaleza e Luciano Juba botou o Bahia novamente à frente do placar. Assim, o Santos assumiu a 17ª posição.
O segundo tempo começou com o Santos reagindo contra o Fortaleza e jogando o Vasco para a Série B. A coisa ainda piorou para o Gigante quando o Bragantino empatou o jogo em São Januário. Sem nada a ver com a briga entre paulistas e cariocas, o Bahia tratou de fazer 3 x 1 e praticamente se livrar da Segunda Divisão.
E como não poderia ser diferente, a decisão ficou nos minutos finais das três partidas. Com um jogador a mais, o Vasco partiu para cima do Bragantino para tentar se livrar. E o Gigante conseguiu a vitória: aos 36 minutos, Serginho marcou e livrou o Vasco. A vitória livrava o Vasco e jogava o Santos para o rebaixamento.
E a queda do Santos veio de forma melancólica. Lucero marcou do meio de campo e decretou a queda do Peixe junto com Goías, Coritiba e América-MG para a Série B em 2024.
Minha Seleção do Brasileirão 2023
Com menção honrosa para o meia-atacante John Arias do Fluminense, e para o treinador português, Pedro Caixinha.