Atlético Mineiro: Pronto para conquistar a América?

Brás AssunçãoAbril 10, 20244min0

Atlético Mineiro: Pronto para conquistar a América?

Brás AssunçãoAbril 10, 20244min0
Está o Atlético Mineiro pronto para conquistar a América do Sul? Brás Assunção oferece as previsões para o Galo

O Atlético Mineiro é para muitos um clube desconhecido no panorama português. Foi campeão Brasileiro em 2021 e da Libertadores em 2013 com uma campanha épica, cheia de emoções fortes, imprópria para cardíacos. Ganhou mais notoriedade com a ida de Ronaldinho Gaúcho em 2012 e mais recentemente com Hulk, que ocupa o lugar de super estrela e porta-estandarte do clube mineiro. E não é novidade para quem acompanha o Futebol de Bolso que o Galo entrou no meu radar quando o bruxo chegou a Belo Horizonte, desde então sou devoto desta colossal equipa, que acabou de se sagrar pentacampeão mineiro.

Tendo feito um final de campeonato de 2023 extraordinário, onde fez uma segunda volta quase perfeita, muito pelo ímpeto dos seus jogadores mais importantes do que pelo  trabalho do ex treinador (Scolari), o Galo mantém as peças fundamentais no clube e contratou dois consagrados talentos à data em que foi escrito este artigo. Bernard e Gustavo Scarpa.

Devido a este desconhecimento do clube mineiro, do qual já vi gente a confundir com outro clube histórico (sim, tive alguém que olhou para a minha camisa do Atlético Mineiro e achou que era do Santos), vamos lá ver como está neste arranque de Brasileirão e quais as suas figuras para este 2024.

Bernard, cria atleticana e pupilo de Ronaldinho no ano em que ganharam a Libertadores, regressa a casa depois da sua trajetória europeia e com muita experiência na sua bagagem para incrementar ainda mais as opções atacantes do elenco.

Extremo com muita qualidade individual, poderá ser decisivo em várias partidas, e com o calendário brasileiro sempre exigente, terá muita utilização com certeza. Este só irá regressar quando a temporada europeia terminar.

Gustavo Scarpa regressa ao Brasil depois da sua má experiência na Inglaterra, onde mal jogou no Nottingham Forest. Scarpa volta para se conectar com o seu futebol mais vistoso, onde a visão de jogo e poder de decisão são as suas mais valias. Sendo o Atlético uma equipa de transição e verticalidade, espera-se que Scarpa seja um dos maestros desta equipa.

Hulk e Paulinho são os pilares atacantes que combinam muito bem entre si e são os goleadores desta equipa. Ambos com liberdade de movimentos, não estando fixos a nenhuma posição, mas cada um com as suas missões. Hulk fica com a missão de ser o pivô, chamando a defesa contrária para abrir espaços para a velocidade de Paulinho. Na época passada, Paulinho marcou 31 golos e Hulk 30 no conjunto das competições!

Zaracho e Guilherme Arana são dois jogadores de grande importância no Brasileirão. Só não são de elite por conta das lesões, principalmente Arana.

O lateral esquerdo é mais conhecido pelos seus dotes ofensivos do que defensivos. Porém é muito determinante no estilo de jogo que o Atlético se propõe a fazer. Extremamente letal nos cruzamentos e não têm medo de subir e chutar à baliza.

Já o argentino, é um dos motores desta equipa quando está bem fisicamente. Bom tecnicamente e com uma leitura de jogo acima da média. Contudo, o que se destaca com mais evidência é a sua garra e vontade de disputar todas as bolas. Para terem uma referência, é o Otávio argentino. Não é à toa que o Porto o quis. Só não o tirou de Belo Horizonte porque não tinha capacidade financeira para o fazer. Aliás, ainda não têm!

Gabriel Milito é o nome para fechar este artigo, porque é o homem do leme escolhido pela direção Mineira para suceder a Scolari no comando técnico.

Fez grande campanha ano passado, com o Argentinos Juniors onde arredou o Corinthians na fase de grupos da Libertadores e fez vida negra ao Fluminense nos 1/8 final.

Gosta das suas equipas a fazer pressão alta, e com posse de bola objetiva. Algo que pode casar bem com o elenco que têm à sua disposição. Apesar do pouco tempo em BH, já conquistou o estadual mineiro, onde foi super importante no segundo jogo da final frente ao seu grande rival Cruzeiro.

Espero coisas boas desta equipa, do qual sou muito fã, mas no campeonato mais competitivo do mundo tudo pode acontecer. E se és daqueles que só conhece o Flamengo, Palmeiras ou o Corinthians, vale a pena ver esta sensacional equipa mineira, que promete disputar tudo este ano.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS