À conquista da Orelhuda: previsões para a Champions League

Rute RibeiroMarço 19, 20245min0

À conquista da Orelhuda: previsões para a Champions League

Rute RibeiroMarço 19, 20245min0

O último sorteio deste formato da Champions League foi feito a 15 de março. As oito equipas que chegaram até aqui, ficaram assim a conhecer o seu adversário e o possível caminho até à final. Algumas procuram a glória que nunca alcançaram, outras tentam repetir as conquistas passadas.

Neste artigo vou partilhar as minhas previsões para cada confronto, incluindo quem eu acho que irá passar em cada fase até sobrar apenas a equipa que levantará o troféu e será coroada campeã da competição com maior prestígio no futebol de clubes.

Começando pela história destes clubes na competição: as 8 equipas já estiveram presentes em finais, mas apenas 5 tiveram a felicidade de levantar o troféu mais cobiçado pelos clubes europeus.

É verdade que a história passada não entra em campo para jogar pela equipa atual, mas claramente que por estes dados podemos ver quem tem maior pedigree Champions e quem ainda anda à procura de encontrar o seu momento de glória.

Deixando então de lado estes dados que trouxe apenas a título de curiosidade, vamos então falar dos jogos que o sorteio ditou, mas não sem antes deixar um disclaimer:

Estes são os meus palpites sobre o que vai acontecer na Champions até à final. Posso ter a sorte de acertar em todos, só em alguns ou até falhar redondamente em todos e termos algumas surpresas. É também essa a magia do futebol, aquilo que nos cativa – a incerteza do que vai acontecer, porque no fim são 11 contra 11 e ganha quem se sair melhor nesse dia em campo.

Quartos de Final:

Atlético v Dortmund: A última vez que se cruzaram foi na fase de grupos de 2018/19 tendo o Dortmund vencido em casa por 4-0 e perdido na segunda volta por 2-0. Ainda restam alguns elementos de ambos os plantéis, mas desta vez Witsel irá jogar pelos Colchoneros.

Olhando para o que se passa em termos caseiros, ambas as equipas estão na “cauda” do acesso à Champions e em caso de falharem o acesso pelo campeonato, convém ter um plano B em ação – vencer esta edição da Champions. Spoiler alert: Não acredito que nenhuma vença, mas vocês mais à frente vão ver isso.

O Dortmund, na minha opinião, é a equipa que passa neste confronto. Vai sofrer em Madrid, mas a decisão vai ser em Dortmund, e acredito que conseguem com o apoio dos seus adeptos selar o apuramento em casa.

PSG v Barcelona: Quem me conhece, sabe que sou adepta da equipa blaugrana e nada me deixaria mais feliz que ver o Barcelona voltar a erguer este troféu. Há também dois dados que quero deixar aqui associados apenas a título de curiosidade – é a primeira vez que o Barcelona chega a esta fase da Champions desde a partida de Lionel Messi e, da última vez que jogaram os oitavos contra o Napoli (2019/20), os resultados foram exatamente iguais aos desta época, mas acabaram a cair na fase seguinte (jogada a uma mão apenas) com uma derrota pesada de 2-8 contra o Bayern. Voltando agora ao presente, não acredito numa repetição de “La Remontada” de 2016/17 e infelizmente, por muita vontade e ambição que a equipa catalã tenha, é teoricamente impossível fazer frente à equipa do PSG liderada por Luis Enrique, treinador que liderou o Barcelona nesse confronto histórico referido anteriormente. Resumindo, passa o PSG e provavelmente sem grandes dificuldades.

Arsenal v Bayern: Este para mim é simples. O Arsenal ainda está a tentar vencer o campeonato inglês, enquanto que o Bayern em princípio verá o Leverkusen a ser campeão. O Arsenal vai estar cansado e o Bayern vai estar com o foco apontado a esta competição. Passa o Bayern.

Real Madrid v Manchester City: A final antecipada, o jogo mais interessante dos quartos, o jogo que estragou a minha previsão pré-sorteio “se não se encontrarem até à final, está definida a final da competição”. Vai ser um jogo difícil para ambos os lados. Olhando para as duas épocas anteriores, em 2021/22 o Real só conseguiu vencer no tempo extra e na época seguinte, o Manchester City garantiu o acesso à final de uma forma mais confortável.

Não vou meter o clubismo de lado e como adepta do City, dou-lhes a vitória a eles. Se falhar nesta previsão, o Real então irá provavelmente ser o vencedor desta edição da Champions.

Meias-Finais e Final:

Aqui não vou fazer grandes análises. Para mim, a partir daqui ganha o mais forte (teoricamente).

Dortmund v PSG: Voltam a encontrar-se após a fase de grupos onde o PSG foi mais feliz no resultado (2-0 em Paris e 1-1 em solo alemão). Não sei se replicam os resultados, mas passa o PSG.

Bayern v Manchester City: Basta olhar para as duas equipas. O Bayern pode trazer algumas dificuldades ao City, mas no fim a equipa azul garante a presença em mais uma final.

PSG v Manchester City: A equipa que ainda sonha em levantar pela primeira vez a Orelhuda contra a equipa que procura revalidar o título numa época em que ainda estão também a ver se é possível repetir o Treble do ano anterior. Diria que ainda não é desta que Kylian Mbappé irá colocar as mãos no troféu, mas se realmente for a caminho do Real Madrid, não irão faltar oportunidades para concretizar esse sonho no futuro.

A 1 de junho de 2024, o City irá erguer a taça em Wembley e despedimo-nos para sempre deste formato da competição.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS