3 curiosidades do 20º título de campeão do Liverpool FC
O Liverpool voltou a pintar a Premier League de vermelho, conseguindo retomar a coroa de campeão novamente sem ter de esperar quase 30 anos para realizar novamente este feito. Com Arne Slot no comando dos Reds, o campeonato foi conquistado ainda com algumas jornadas da liga inglesa por se jogar e nada melhor que irmos à descoberta de 4 curiosidades sobre a história do Liverpool na conquista de títulos!
1- ARNE SLOT PARTILHA O FEITO COM DUAS LENDAS DOS REDS
Arne Slot chegou, viu e venceu na primeira temporada como timoneiro do Liverpool, conseguindo colocar os Reds no trono cinco anos desde da última vez que tinham sido campeões da Premier League. Só outros dois treinadores conseguiram fazer o mesmo feito que o neerlandês de 46 anos, tendo sido eles Kenny Daglish e Joe Fagan, duas enormes lendas do emblema inglês. Daglish aterrou no clube em 1985 e levou-os logo ao título nessa primeira temporada, conquistando não uma, mas três campeonatos ingleses (ainda antes de se chamar Premier League) nas seis épocas como treinador do clube. Antes de si tinha estado Joe Fagan ao serviço dos Reds, com o técnico inglês a conquistar o campeonato de 1983/1984 mantendo o Liverpool no topo da hierarquia na altura.
É um feito particularmente fantástico quando pensarmos que esta era a primeira época de Slot no futebol inglês ao serviço de um clube que se encontrava num momento negativo, recuperando os jogadores através de um futebol eficaz, dinâmico e competente o suficiente para conquistar o título com inteira justiça e categoria.
Returning the favour 🎶❤️ pic.twitter.com/FfntxA0Zu2
— Liverpool FC (@LFC) April 27, 2025
2- LIVERPOOL VOLTA A OMBREAR COM O UNITED
O Manchester United em 2012/2013 tinha conquistado o seu 20º título de campeão, sentando-se confortavelmente no topo da lista dos campeões em Inglaterra desde que a liga foi reconhecida como ‘nacional’ no final do século XIX, o que fez os adeptos dos Reds espumarem de inveja. Porém, passados mais de 12 anos desse último título dos Red Devils, o Liverpool foi capaz de somar mais dois, igualando os seus grandes rivais como os maiores campeões desde sempre, um marco que poderá animar as hostes já para a próxima época. Não foi a melhor temporada de sempre dos Reds numa liga inglesa, mas decididamente foi uma confortável, já que o clube manteve o 1º lugar desde os primeiros meses desta temporada 2024/2025. Conseguirá o United a acordar a tempo de voltar aos troféus? Ou o Liverpool vai chegar ao 21º já nas próximas temporadas?
3- SALAH A CAMINHO DE IGUALAR… HENRY!
Salah está perto de ser confirmado com o bota de ouro desta Premier League, com 28 tentos atirados para o fundo das redes, mais seis que Alexander Isak, o 2º classificado. Se a super estrela egípcia não for apanhado na frente, irá ser bota de ouro pela 4ª vez desde que aterrou em Inglaterra, um feito monstruoso e que ultrapassa goleadores como Harry Kane, Erling Haaland, Robin van Persie, Michael Owen e Alan Shearer, tendo estes todos conseguido conquistar o título individual no mínimo de duas ocasiões. Só um jogador está acima de Salah, também ele com 4, e essa lenda é Thierry Henry, o espantoso avançado gaulês que levantou o galardão nas temporadas de 2001/2002 (24), 2003/2004 (30), 2004/2005 (25) e 2005/2006 (27). Com quatro jogos para o fim da temporada, Salah poderá ainda chegar às três dezenas de golos, mas dificilmente conseguirá apanhar o recorde de 2022/2023 de Haaland, com o norueguês a marcar 36 golos numa só temporada. Mas se existe alguém capaz de fazer o impossível a acontecer, esse é Salah…
THAT selfie 🤩 https://t.co/htdEGLMDdi pic.twitter.com/pl3xQt1GnZ
— Liverpool FC (@LFC) April 27, 2025