Portugal nos Jogos Olímpicos de Paris 2024: números e dados

Francisco IsaacJulho 15, 20244min0

Portugal nos Jogos Olímpicos de Paris 2024: números e dados

Francisco IsaacJulho 15, 20244min0
Bem-vindos a Paris 2024 e Portugal vai participar com 73 atletas em 15 modalidades diferentes nestes Jogos especiais!

Portugal está em vésperas de sair à capital francesa, com Paris 2024 a ser mais uma etapa importante para o desporto português e que vale a pena olhar para alguns números, dados e nomes de uma missão que vai levar o melhor de Portugal ao coração de França!

ATLETAS: QUANTOS E QUEM?

Portugal vai se apresentar em Paris com 73 atletas, divididos em 15 modalidades (21 disciplinas) e que vai desde a natação ao skate, dos 100 metros ao Breaking (nova modalidade Olímpica, dedicada ao breakdancing), o que oferece uma pluralidade de nomes e desportos imensa. Em comparação com a comitiva que esteve em Tóquio, Portugal vai se apresentar com menos 19 atletas, fruto do andebol não estar presente, assim como uma diminuição na natação, mas o que não significa não possuir metas ambiciosas em diferentes frentes. Esta vai ser a missão com maior representação feminina de sempre, com 37 atletas tendo uma média de idades de 29 anos, sendo Fu Yu a mais veterana (45), atleta do ténis de mesa. No lado masculino vamos ter 36 representantes com Gabriel Albuquerque a ser o mais jovem de toda a comitiva, com o ginasta a chegar a Paris 2024 aos 18 anos, naquele que vão ser os seus primeiros Jogos Olímpicos.

Dos 73 atletas participantes, 37 vão se estrear, como a judoca Taís Pina, o skater Thomas Augusto ou o a breaker Vanessa Marina. Do lado oposto, Ana Cabecinha, Teresa Portela, Marcos Freitas, Tiago Apolónia são os “convocados” com mais participações nos Jogos, com cada um a ter participado em quatro edições do maior evento desportivo do Mundo – infelizmente, Telma Monteiro não conseguiu a sua 5ª participação devido a uma lesão que a impediu de conseguir a qualificação. O atletismo é a modalidade com mais participantes (22), não esquecendo que é a que tem mais disciplinas, seguida pelo ciclismo, judo, natação e ténis de mesa.

Posto isto, e apesar de não ser uma comitiva larga como se passou em Tóquio e no Rio de Janeiro, a verdade é que apresenta muita qualidade e com vários destes atletas a estarem no seu melhor momento de forma, o que pode ajudar Portugal a sonhar um pouco mais neste Paris 2024.

QUEM ESTÁ MAIS LANÇADO PARA AS MEDALHAS?

Bem, esta é uma pergunta complicada já que em algumas modalidades depende do emparelhamento, como vai acontecer com Jorge Fonseca na categoria dos 100 kilos no judo. O medalhado em Tóquio chega em forma, sem ter realizado uma temporada de qualidade nos campeonatos internacionais, e tudo dependerá quem lhe surgirá no caminho. Caso seja o coreano Kim Min-jong ou o georgiano Guram Tushishvili o cenário pode não ser o melhor, especialmente se for logo nas primeiras etapas.

Pablo Pichardo é quem tem as maiores hipóteses de chegar seguramente a uma medalha, tendo conquistado o ouro em 2021 no Japão. Esteve bem lançado nos Jogos Europeus, mas o seu adversário espanhol acabou por realizar um salto espectacular que lhe roubou o 1º lugar, colocando uma dose extra de rivalidade numa possível reedição deste frente-a-frente. Por isso, muita atenção no triplo salto!

Depois temos Vasco Vilaça que ganhou a parta no Circuito Mundial de Triatlo realizado em Hamburgo, fechando a sua prova em 50 minutos e 9 segundos, seis segundos a mais que o vencedor da prova, Mattew Hauser. São excelentes indicações que o nosso corredor pode ter hipóteses sólidas para disputar o pódio, e o momento de forma é perfeito para essa encomenda!

Não podemos deixar de referir Fernando Pimenta que conquistou duas medalhas olímpicas, uma de prata no Brasil e bronze no Japão, estando tudo com expectativas para ver se o ouro finalmente chegará às mãos do canoísta de 34 anos.

Gustavo Ribeiro, Vasco Vilaça, Maria Martins, Catarina Costa, Bárbara Timo e Diogo Ribeiro são alguns dos outros que correm por fora e que podem fazer uma surpresa.

Nas próximas semanas deixaremos mais uma antevisão da participação portuguesa, mas o que importa reter é que Portugal vai estar bem representado por atletas que têm lutado por um lugar ao sol no desporto nacional e que merecem atenção e carinho, invés de exigência de medalhas e resultados. Os Jogos Olímpicos arrancam no dia 26 de Julho e vão até ao dia 11 de Agosto.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS