Os últimos jogadores de rua: Adel Taarabt

Emanuel RicardoMarço 27, 20234min0

Os últimos jogadores de rua: Adel Taarabt

Emanuel RicardoMarço 27, 20234min0
Um mago de chuteiras e um rebelde na vida… este é Adel Taarabt, um dos últimos jogadores de rua contado por Emanuel Ricardo

Atualmente longe dos palcos europeus, Adel Taarabt, que alinha pelo Al-Nasr SC dos Emirados Árabes Unidos, é um símbolo de comparação quando falamos de jogadores com talento anormal aprendido na rua. O futebol do marroquino é capaz de nos transportar no tempo para alturas em que o criativo era o expoente máximo dentro de um campo do desporto rei. Por vezes mal compreendido e com mais polémicas do que conquistas na carreira, ninguém lhe consegue ficar indiferente. É um jogador que faz sorrir com a sua forma atípica de abordar os acontecimentos, por vezes pelos alucinantes ‘túneis’ ao adversário (que surgem do nada), outras vezes pela sua postura e forma de reclamar com o árbitro no relvado.

Como imensos jogadores do norte de África, Adel Taarabt fez a sua formação em França, no RC Lens onde se estreou como jogador profissional aos 17 anos, na temporada 2006/2007. Nesse mesmo ano, no mercado de transferências de janeiro é emprestado ao Tottenham Hotspur FC. O clube londrino acabou mesmo por adquirir o seu passe por completo no verão seguinte, mas, ainda muito jovem e sem que o jogador se conseguisse afirmar. Taarabt estava muito longe do ilusionista com bola que acabou por se transformar.

O jogador ‘tabu’ como conhecemos o marroquino apenas nasce quando este é emprestado ao Queens Park Rangers FC, na segunda metade da temporada 2008/2009 e na época seguinte, 2009/2010. Foi nesta altura que vídeos de Taarabt começaram a invadir a internet devido às ações ridículas (no bom sentido da palavra) que o médio-ofensivo demonstrava em campo. No período de quatro anos enquanto jogador dos rangers ajudou a equipa a subir ao primeiro escalão do futebol inglês, depois de duas temporadas estrondosas no EFL Championship. O ano em que o clube garante a promoção à Premier League coincide com a temporada em que o jogador fuzilou as redes adversárias por mais ocasiões, apontando 19 golos.

Adel Taarabt volta à Premier League com 23 anos e com bastante especulação em seu redor, mas, como em outros momentos na sua futura carreira, o seu temperamento e atitude colocou-o em causa. O atleta teimava em entender que o seu profissionalismo era mais importante que o seu talento. As trivelas, os dribles, os remates fora de área e toda a classe que possuía não eram suficientes para ‘tapar’ os outros problemas que o marroquino demonstrava. Da temporada 2012/2013 até à 2018/2019, o jogador perdeu-se. Durante esse período foi emprestado ao Fulham FC, ao AC Milan, voltou ao Queens Park Rangers, foi contratado pelo SL Benfica e emprestado ao Genoa CFC (sem nunca conseguir impor-se em nenhum clube).

Enquanto jogador, Adel Taarabt, é uma espécie rara. Nasceu com talento nos pés que outros nunca conseguiram ter, por mais que se esforcem. Sendo preferencialmente um médio-ofensivo (com a idade, recuou no terreno para médio-centro) é no meio do terreno, com bola colada às chuteiras e virado para a baliza que se sente mais confortável para demonstrar toda a sua qualidade. As fintas ‘fora da caixa’ capazes de desfazer defesas, as receções, os passes e remates subtis e a sua passada, que parece fazê-lo levitar em campo, são elementos de levantar o estádio. Qualquer fã de futebol gosta de um jogador que proporciona estes rasgos, um encantador de bancadas que pratica futebol no seu estado mais puro.

Apesar da sua capacidade dentro de campo, fora deste era lhe apontado, bastantes vezes, o dedo. Em Lisboa, pelo Benfica, a sua vida boémia era bastante conhecida, até que chegou Bruno Lage. Com o treinador que assumiu a equipa principal dos encarnados a meio da época 2018/2019 houve um renascer da carreira de Taarabt, que se assumiu como titular com o treinador português.

O marroquino, em entrevista, no ano de 2020 salientou a sua dinâmica com Bruno Lage:

“A grande mudança da minha carreira foi com Bruno Lage. Incrível! Mudou-me completamente, como homem e como jogador. Corro para trás e para a frente… nunca fui esse jogador, e o crédito é todo dele.”

Atualmente, numa fase mais adiantada, o médio seguiu o caminho de bastantes jogadores e deixou a Europa para ingressar no futebol árabe. Taarabt tem realizado uma boa temporada e neste contexto tem as condições ideais para deixar fluir toda a sua personalidade “rock-star” em campo.

Ainda assim, fica um sabor amargo na boca quando recapitulamos a sua carreira, poderia ter dado muito mais ao futebol (e a si mesmo). Os seus vídeos de fintas e momentos de génio serão imortalizados para sempre no meio online e na cabeça dos adeptos do desporto rei.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS