Os últimos jogadores de rua: Adel Taarabt
Atualmente longe dos palcos europeus, Adel Taarabt, que alinha pelo Al-Nasr SC dos Emirados Árabes Unidos, é um símbolo de comparação quando falamos de jogadores com talento anormal aprendido na rua. O futebol do marroquino é capaz de nos transportar no tempo para alturas em que o criativo era o expoente máximo dentro de um campo do desporto rei. Por vezes mal compreendido e com mais polémicas do que conquistas na carreira, ninguém lhe consegue ficar indiferente. É um jogador que faz sorrir com a sua forma atípica de abordar os acontecimentos, por vezes pelos alucinantes ‘túneis’ ao adversário (que surgem do nada), outras vezes pela sua postura e forma de reclamar com o árbitro no relvado.
I can never figure out what’s more legendary.
Taarabt’s nutmeg or Anthony Gardner’s reaction ?
pic.twitter.com/stwRmogxPh— Ryan Dilks (@RyanDilks1) February 28, 2023
Como imensos jogadores do norte de África, Adel Taarabt fez a sua formação em França, no RC Lens onde se estreou como jogador profissional aos 17 anos, na temporada 2006/2007. Nesse mesmo ano, no mercado de transferências de janeiro é emprestado ao Tottenham Hotspur FC. O clube londrino acabou mesmo por adquirir o seu passe por completo no verão seguinte, mas, ainda muito jovem e sem que o jogador se conseguisse afirmar. Taarabt estava muito longe do ilusionista com bola que acabou por se transformar.
O jogador ‘tabu’ como conhecemos o marroquino apenas nasce quando este é emprestado ao Queens Park Rangers FC, na segunda metade da temporada 2008/2009 e na época seguinte, 2009/2010. Foi nesta altura que vídeos de Taarabt começaram a invadir a internet devido às ações ridículas (no bom sentido da palavra) que o médio-ofensivo demonstrava em campo. No período de quatro anos enquanto jogador dos rangers ajudou a equipa a subir ao primeiro escalão do futebol inglês, depois de duas temporadas estrondosas no EFL Championship. O ano em que o clube garante a promoção à Premier League coincide com a temporada em que o jogador fuzilou as redes adversárias por mais ocasiões, apontando 19 golos.
Adel Taarabt – QPR Version pic.twitter.com/xnGnK37P7L
— Stop That Taarabt (@StopThatTaarabt) February 23, 2022
Adel Taarabt volta à Premier League com 23 anos e com bastante especulação em seu redor, mas, como em outros momentos na sua futura carreira, o seu temperamento e atitude colocou-o em causa. O atleta teimava em entender que o seu profissionalismo era mais importante que o seu talento. As trivelas, os dribles, os remates fora de área e toda a classe que possuía não eram suficientes para ‘tapar’ os outros problemas que o marroquino demonstrava. Da temporada 2012/2013 até à 2018/2019, o jogador perdeu-se. Durante esse período foi emprestado ao Fulham FC, ao AC Milan, voltou ao Queens Park Rangers, foi contratado pelo SL Benfica e emprestado ao Genoa CFC (sem nunca conseguir impor-se em nenhum clube).
Enquanto jogador, Adel Taarabt, é uma espécie rara. Nasceu com talento nos pés que outros nunca conseguiram ter, por mais que se esforcem. Sendo preferencialmente um médio-ofensivo (com a idade, recuou no terreno para médio-centro) é no meio do terreno, com bola colada às chuteiras e virado para a baliza que se sente mais confortável para demonstrar toda a sua qualidade. As fintas ‘fora da caixa’ capazes de desfazer defesas, as receções, os passes e remates subtis e a sua passada, que parece fazê-lo levitar em campo, são elementos de levantar o estádio. Qualquer fã de futebol gosta de um jogador que proporciona estes rasgos, um encantador de bancadas que pratica futebol no seu estado mais puro.
TAA-RA-BT! ?@SLBenfica#sporttvportugal #uefaeuropaleague #europaleague #uel #ligaeuropa #sportlisboaebenfica #slbenfica #benfica #royalstandarddeliege #standardliege #adeltaarabt #taarabt pic.twitter.com/oyIKO1I3LM
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) October 29, 2020
Apesar da sua capacidade dentro de campo, fora deste era lhe apontado, bastantes vezes, o dedo. Em Lisboa, pelo Benfica, a sua vida boémia era bastante conhecida, até que chegou Bruno Lage. Com o treinador que assumiu a equipa principal dos encarnados a meio da época 2018/2019 houve um renascer da carreira de Taarabt, que se assumiu como titular com o treinador português.
O marroquino, em entrevista, no ano de 2020 salientou a sua dinâmica com Bruno Lage:
“A grande mudança da minha carreira foi com Bruno Lage. Incrível! Mudou-me completamente, como homem e como jogador. Corro para trás e para a frente… nunca fui esse jogador, e o crédito é todo dele.”
Taarabt com palavras à Benfica : “Para mim o Benfica está acima de tudo” ?️? pic.twitter.com/PZK2xlYDEz
— ?️ ??????? ???????? (@1904Awaydays) November 22, 2020
Atualmente, numa fase mais adiantada, o médio seguiu o caminho de bastantes jogadores e deixou a Europa para ingressar no futebol árabe. Taarabt tem realizado uma boa temporada e neste contexto tem as condições ideais para deixar fluir toda a sua personalidade “rock-star” em campo.
Ainda assim, fica um sabor amargo na boca quando recapitulamos a sua carreira, poderia ter dado muito mais ao futebol (e a si mesmo). Os seus vídeos de fintas e momentos de génio serão imortalizados para sempre no meio online e na cabeça dos adeptos do desporto rei.
Adel Taarabt a espalhar magia no Dubai ??pic.twitter.com/p1As6qh6M2
— bwin_pt (@bwin_portugal) December 16, 2022