O sucesso da Academia de pais do futebol português no SL Benfica

Fernando SantosJulho 16, 20186min0

O sucesso da Academia de pais do futebol português no SL Benfica

Fernando SantosJulho 16, 20186min0
O SL Benfica recebeu com braços abertos a Academia de Pais do futebol português e está a ser pioneiro neste projecto! Fica a saber mais aqui!

O Sport Lisboa e Benfica, como clube de referência e modelo positivo de comportamentos volta a inovar! O clube desenvolveu na época 2017/18, em parceria com o Muda O Teu Jogo, a primeira Academia de Pais em Portugal. Numa iniciativa apadrinhada pelo PNED – Plano Nacional para a Ética no Desporto, a Escola de Futebol do Benfica de Aveiro foi a primeira a implementar o projecto-piloto deste modelo disruptivo que se saldou num enorme sucesso.

  1. A Ideia

Todos temos consciência da crescente presença e importância dos pais na experiência desportiva dos seus filhos.

Os jovens atletas aprendem a sê-lo diariamente com o treino e com o feedback dos seus treinadores, colegas, etc. Têm testes semanais em que outras equipas lhes proporcionam o desafio necessário para a avaliação desse crescimento.

Os treinadores aprendem a sê-lo diariamente com o feedback dos seus atletas e dos seus pares e mentores, realizando testes periódicos às suas competências nos jogos e na sua formação contínua.

E os pais? Também aprendem diariamente a sê-lo. Com a vida, claro está. Mas quem os ajuda com o feedback regular necessário nesta tarefa tão delicada para a qual nunca ninguém está verdadeiramente preparado? Quem potencia, ao lado dos progenitores, o desenvolvimento dos bens mais preciosos que cada pai e mãe têm?

Através da partilha de aprendizagens, olhares e experiências, a Academia de Pais afirma o seu maior propósito que é o de estimular o crescimento colectivo da equipa mais importante da nossa civilização, a Família, através deste poderosíssimo veículo de aprendizagens que é o desporto.

  1. A Equipa

E assim, com um grupo de Mães e Pais que investem o seu bem mais precioso – o tempo – a treinar para que os seus filhos desfrutem cada vez mais da modalidade que escolheram, se construiu uma verdadeira Equipa de Mães e Pais!

De facto, segundo Anabela Silva e Renato Moedas, capitães da equipa da Academia de Pais da Escola de Futebol do Benfica de Aveiro:

a academia de pais permitiu-me ter tempo para refletir nas minhas atitudes enquanto mãe de um atleta e perceber que muitas das vezes aquilo que eu achava que estava a fazer ou dizer para o ajudar tinha o efeito contrário. Recomendo a todos os pais e mães. É uma forma de perceber o turbilhão de emoções que os nossos filhos experimentam na prática desportiva e de aprender a ajudá-los a lidar com isso.“,

refere Anabela. Já para Renato:

A Academia de Pais, permitiu-nos trocar experiências, aprender a lidar com os desafios de ser pai/mãe  de um atleta. Aprender a controlar/corrigir comportamentos/atitudes. Foi um excelente espaço de reflexão com exemplos práticos, vividos por cada um de nós. Para concluir, o que interessa são os nossos filhos, as suas opiniões e que se divirtam. Afinal, é só um jogo.

Anabela Silva e Renato Moedas, Capitães de Equipa da Academia de Pais com o Código de Conduta produzido
  1. O Trabalho

Durante a época os Pais e Mães que aderiram à iniciativa tiveram treinos periódicos regulares e sistematizados, em que foram treinadas várias competências decisivas para optimizarem a participação desportiva dos seus filhos e a sua própria. Sob o lema “Como Ajudar o Meu Filho a Ser Mais Feliz?” abordaram-se as diferentes etapas do crescimento, o triângulo do desenvolvimento desportivo, a inteligência emocional, a conciliação escola-desporto, a relação com os diversos agentes desportivos, o alto rendimento e a aplicação do Treino Mental a todo o desafiante trabalho em equipa inerente a este processo.

A adesão à Academia de Pais foi muito satisfatória, tendo os treinos dos pais e mães contado sempre com a presença activa dos treinadores dos seus filhos num trabalho que requer a construção e manutenção de canais de comunicação eficazes entre jovens, familiares e treinadores. Para o clube e seus treinadores a experiência não poderia ter corrido melhor, devendo ser rapidamente replicada noutras academias.

Para Carlos Bento, Director Técnico da escola:

a Academia de Pais foi uma excelente iniciativa. Fez com que os pais começassem a entender o futebol e principalmente o papel deles na formação de uma forma diferente. A ideia de quererem o melhor para os filhos não pode passar apenas pelo querer que ganhem jogos mas sim como os animar e manter felizes a fazer o que mais gostam. Penso que somos uma escola privilegiada por conseguirmos ter pais conscientes da realidade do futebol de formação mas claro que também temos excepções e por aí a Academia de Pais fez um grande trabalho. Nem todos participaram mas os que o fizeram passaram a mensagem e isso já é uma vitória. Parabéns a eles e obrigado pelo esforço.

O ponto alto deste trabalho decorreu no passado dia 7 de Julho durante a festa de encerramento da época desportiva 2017/18. Nessa ocasião foram entregues aos treinadores, pais e atletas cópias do Código de Conduta elaborado pelos próprios pais no decurso dos seus treinos. O documento não pretende ser um guião moralista, tentando antes revestir-se dum cariz positivo, prático e potenciador da felicidade desportiva de quem o utilizar.

  1. O Futuro

No futuro acreditamos que esta iniciativa se poderá replicar por outras academias de futebol e de outras modalidades, marcando um claro ponto de viragem para a inclusão efectiva dos Pais no processo de desenvolvimento desportivo dos seus filhos. Como? Capacitando-os para perceberem melhor as diferentes etapas do caminho e assim optimizarem a sua participação numa equipa que partilha o objectivo comum de ajudar a formar os líderes de amanhã.

Uma coisa é saber o que deve ser feito para mudar. Outra, bem diferente, é ter a coragem necessária para mudar. O Sport Lisboa e Benfica mostra-nos assim, com mais esta iniciativa pioneira em Portugal, o que o torna realmente diferente.

Mãe e Pai, o Sport Lisboa e Benfica Muda O Teu Jogo.

E as famílias portuguesas agradecem.

Links úteis:

http://www.pned.pt/recursos-pedagogicos/recursos-pais.aspx

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2018-2019/07/09/escola-futebol-benfica-treinos-abertos-aveiro

https://www.facebook.com/escolabenficaaveiro

http://www.mudaoteujogo.pt/

Cartaz alusivo à temporada 17/18

Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter