Fair Play Twitterverse: Bárbara Timo é bronze no Mundial

Fair PlayOutubro 10, 20226min0

Fair Play Twitterverse: Bárbara Timo é bronze no Mundial

Fair PlayOutubro 10, 20226min0
O nosso Twitterverse andou à procura, e aqui estão os principais destaques do fim-de-semana com Bárbara Timo a merecer o palanque principal

Um fim-de-semana desportivo calmo, que teve alguns portugueses como protagonistas, com Bárbara Timo a ser o maior destaque com a conquista de uma medalha de bronze no Campeonato do Mundo de judo! Fica a saber mais o que se passou com recurso ao nosso Twitterverse do Fair Play!

Showtime, por Obi Toppin

Aqui fica a prova de que a NBA produz bom conteúdo até na pré-epoca. Isto, num fim-de-semana em que o basquetebol norte-americano esteve em destaque por outras razões (a perceber mais à frente).

Silly season da F1

Porque o grande prémio do fim-de-semana terá destaque próprio – como habitualmente -, aqui ficam as várias atualizações (oficiais) da grelha do próximo ano. Pierre Gasly troca a AlphaTauri pela Alpine e é substituído na equipa satélite da Reb Bull por Nyck de Vries – piloto que fez a sua estreia na F1 esta temporada ao comando de um Williams. Falta agora preencher duas vagas: uma na Haas e outra na Williams. Com o destaque final a ir para o anúncio de Daniel Ricciardo, que não fará parte do elenco de pilotos da F1 em 2023, tirando assim um ano sabático com o intuito de voltar à grelha em 2024.

Os golos do fim-de-semana

O primeiro Der Klassiker da temporada resultou num empate a 2 bolas, num resultado que só foi decidido nos últimos instantes da partida através de um golo de Modeste. Um empate que mais beneficiou o líder isolado da Bundesliga, Union Berlin (20 pontos), que venceu em Estugarda a equipa da casa por 1-0. Já o Freiburg não foi além de um empate com o outro emblema de Berlim (Hertha) por 2-2 e situa-se agora no 2º posto da tabela (18 pontos), seguido dos dois protagonistas do encontro da jornada (Bayern e Dormund), ambos com 16 pontos.

A bicicleta de Mattia Destro não conduziu o Empoli além de um empate em Turim (1-1), tendo, ainda assim, sido importante para a luta do emblema de Florença pela fugida à linha de água da Série A. Já no topo da tabela, Napoli venceu e garantiu a liderança isolada da liga italiana, com Atalanta e Udinese a empatarem a 2 bolas e a fecharem o pódio da mesma. Destaque para a vitória do Milan no clássico frente à Juventus, com a equipa de Rafael Leão a superiorizar-se por 2-0.

Em Inglaterra, o melhor jogador português de todos os tempos – o que sendo uma opinião, não está longe de ser um facto -, voltou aos golos na Premier League e atingiu a marca dos 700, um número que reflecte os tentos conseguidos em competições de clubes. Cristiano Ronaldo entrou ainda na 1ª parte, substituindo o lesionado Antony Martial e assinalando aquele que viria a ser o golo decisivo da partida (2-1 vs Everton). Quanto ao resto da jornada, Manchester City, Tottenham e Chelsea venceram e reforçaram 2ª, 3ª e 4ª posição, com maior ou menor dificuldade. No entanto, o maior foco vai para o clássico entre Arsenal e Liverpool, um jogo electrizante que ficou decidido em 3-2 para os gunners. Darwin Nuñez (golo), Luís Diaz (assistência) e Diogo Jota (assistência) não conseguiram evitar a descida do Liverpool para um trágico 10º lugar, sendo que o Arsenal de Fábio Vieria, que só entrou aos 90+4, reforçou assim a sua liderança isolada à 9ª jornada da Premier League.

O belíssimo tento de Guga não foi impactante nas contas de um jogo em que o Rio Ave até entrou melhor (golo aos 6’), mas que o Benfica foi capaz de resolver ainda na 1ª parte com 3 golos. À mesma hora, o Porto visitava o Portimonense tendo saído vitorioso do Algarve com um resultado tímido (2-0), mas suficiente para garantir o 2º lugar, apenas atrás dos encarnados. Ainda no sábado, mas horas mais cedo, Sporting disputava a subida ao 6º lugar nos Açores, numa partida em que saiu com os 3 pontos muito por culpa da rendição do guarda-redes espanhol, Adán. Já o Braga deu continuidade ao mau momento pós pausa de selecções. Depois do desaire no Dragão e a derrota caseira para a Liga Europa, voltou a largar 3 pontos na Pedreira, desta feita para o emblema de Chaves. Uma jornada que contou ainda com um bonito gesto de fair-play. Filipe Martins (treinador Casa Pia) e Álvaro Pacheco (treinador Vizela) não só tomaram um café antes da partida, como se juntaram na conferência pós-jogo, numa iniciativa que enaltece aquilo que de melhor temos, e que deveriamos ter ainda mais, na nossa liga.

Para finalizar o capítulo do futebol, dar conta do jogo impróprio para cardíacos entre o Fenerbahçe de Jorge Jesus e o Karagumruk de Andrea Pirlo que contou com 9 golos (5-4), 3 mudanças de liderança da partida, 3 penáltis e um tento decisivo aos 90+5’ num jogo que ultrapassou a marca dos 100 minutos.

O ouro, por equipa olímpica dos Estados Unidos

E é agora que regressamos ao basquetebol norte-americano. Num documentário lançado na última sexta-feira, a Netflix – atenção, este não é um momento publicitário ainda que recomendemos imensamente a visualização da película em questão – apresenta-nos a conquista da medalha de ouro de basquetebol por parte da equipa masculina dos Estados Unidos em 2008 pela perspectiva dos protagonistas. Depois dos desaires em 2004 (Jogos Olímpicos) e 2006 (Mundial), LeBron James, Dwyane Wade, Carmelo Anthony e companhia desabafam sobre o peso de carregarem uma nação norte-americana desapontada à glória olímpica, com um evidente destaque à lenda e memória de Kobe Bryant.

A medalha, por Bárbara Timo

Não poderíamos terminar os destaques dos últimos dias sem congratular a atleta portuguesa Bárbara Timo que arrecadou uma medalha de bronze no Mundial de Judo.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS