Clubes com História: Società Sportiva Lazio, as “águias” de Roma pt.2
Já leste a parte 1 das origens da Lazio de Roma? Clica neste link e fica a conhecer as bases dos laziale.
O futebol em Itália regressou logo apos o final da Grande Guerra que terminou em novembro de 1918. A Lazio não entrou com o pé direito e ficou de fora da fase pela primeira vez, terminou na terceira posição atrás do Fortitudo Roma e do Audace Roma, clubes que se fundiram juntamente com outros clubes da capital italiana em 1927 para fundar a AS Roma.
Em 1920-21 a Lazio perdeu um guarda-redes, mas ganhou um goleador. Após a derrota de 4-2 diante do Nápoles, o guarda-redes Lazio, Bernardini, ficou furioso por sofrer os quatros golos e decidiu jogar no ataque. Foi uma decisão sábia, já que que nas temporadas seguintes marcou bastantes golos e foi um dos melhores marcadores dos campeonatos do sul de Itália e também representou a seleção italiana.
Na temporada seguinte houve uma cisão no futebol italiano entre principais os clubes italianos a federação de futebol. Como consequência desta cisão foram organizados dois campeonatos nacionais em Itália. Um deles foi organizado pela Federação Italiana de Futebol (FIGC) e outro pela Confederação Italiana de Futebol (CCI). A Lazio juntamente com as equipas de Roma participou do campeonato da CCI. No campeonato da FIGC participaram apenas clubes de menor dimensão e o campeão desse campeonato foi o Novese, fundado nesse mesmo ano de 1922.
O ano de 1923 foi o ano do regresso às finais do Campeonato de Itália algo que já não acontecia desde a Grande Guerra. Apesar da Lazio estar cada vez mais forte, contava com os irmãos Saraceni, Maranghi e o goleador Bernardini, outrora guarda-redes. No entanto, a equipa da capital continua incapaz de contrariar o poderio futebolístico e económico das equipas do norte de Itália. O resultado contra o Genoa na final foi uma vantagem de um agregado 6-1 para o conjunto genovês.
O domínio da Lazio no futebol da capital era partilhado com o Alba Roma que na temporada 1924-25 conseguiu chegar à final do campeonato italiana, mas o resultado foi novamente o mesmo, ou seja, uma vitória esmagadora da equipa do Norte desta vez o Bolonha. Sob o comando do húngaro Dezső Kőszegy a Lazio ficou no terceiro posto no campeonato da regional de Lazio, o que lhe valeu a participação na recém-formada segunda divisão italiana. O Alba Roma estava cada mais fortalecido no centro sul, mas no panorama nacional nada mudava. A Juventus venceu por 12-1 o Alba Roma na final.
Na temporada 1926-27 o futebol italiano foi reformulado e são criadas duas divisões nacionais, e a Lazio venceu a segunda divisão, lutou com o Liberty Bari pela promoção à primeira divisão. Os representantes da capital foram o Alba-Audance e o Fortitudo-Pro Roma.
No próximo episodio vamos entrar na reformulação no futebol da capital que mudou para sempre a história do futebol em Roma. A megafusão de todas as equipas de Roma, mas a Lazio conseguiu sobreviver ao plano do governo fascista de criar o grande da capital.