3 Livros de Liderança Importantes de Ler ou Seguir

João NegreiraJulho 21, 20206min0

3 Livros de Liderança Importantes de Ler ou Seguir

João NegreiraJulho 21, 20206min0
A Liderança é algo fundamental no desporto. Apresentamos aqui 3 livros que deves ler, para tomares bons exemplos de liderança.

A liderança é um aspeto fundamental para gerir qualquer grupo de pessoas. Seja no desporto ou em qualquer outra área, há que saber liderar. Falamos das relações humanas e do comportamento de alguém sobre outras pessoas. Esse alguém que, normalmente, tem um cargo com maior responsabilidade que todas as outras pessoas e que tem a função de guiá-las em função de um objetivo comum.

E guiar é gerir e inspirar. É saber lidar com as várias personalidades, culturas e educações presentes nesse grupo. E essa será mesmo a dificuldade de liderar pessoas. Sendo elas todas diferentes entre si, como pode alguém conseguir guiá-las para o sucesso?

Pode parecer fácil, mas não é. Tanto que não são muitos os que conseguem tal sucesso. No desporto ou noutro setor, o sucesso só é alcançável quando o grupo está unido, coeso e acredita em tal objetivo. Para tal, há que saber liderar. Naturalmente que o conceito de liderança não se esgota nestas palavras, mas fica aqui uma base para que se possa compreender um pouco do que é liderar e o que é liderança.

Mais precisamente no desporto, é certo e sabido que a liderança é indubitavelmente importante. Por tudo o que já foi supra referido, mas também pelo carácter competitivo que o desporto tem. E este pequeno (grande) fator muda muitos pormenores nas relações humanas.

Acreditando que é através da teoria que conseguimos perceber melhor as adversidades que temos à frente, ficam aqui 3 livros de liderança que o ajudarão a ser um melhor líder.

Legado – 15 Lições de Liderança

Escrito por James Kerr e publicado em Portugal pela primeira vez em 2016, Legado oferece ao leitor 15 lições de liderança que formam os All Blacks, a equipa de râguebi de maior sucesso da história.

Um equipa que, para além do seu sucesso desportivo, tem como hastes a cultura, os valores, os princípios e a maneira de estar da seleção de râguebi da Nova Zelâdia.

Acima de qualquer ensinamento teórico, este livro procura conceder ao leitor os grandes ensinamentos desta organização. Questões e exemplos práticos de como os atletas, treinadores e todo o staff funcionam fazem deste livro um bom exemplo de saber ser e saber estar.

Um líder gere pessoas, seres humanos e essa é a base da liderança. Portanto, antes do saber fazer e de toda a teoria que envolve, não só a liderança mas a especificidade do desporto em si, há que saber ser e saber estar.

E sendo uma seleção com grande palmarés, mas também com grande historial de cultura e princípios, são um grande exemplo de liderança.

Falamos da educação e dos princípio que cada um deve ter. E os All Blacks são dos maiores exemplos que qualquer um pode tomar. São 15 lições de liderança que ajudam em qualquer desporto, mas também na vida.

(Foto: Fnac)

Liderança

Publicado em 2015, Alex Ferguson contou com a ajuda de Michael Moritz para escrever este livro.

Assim como em Legado, o autor concede várias lições de como liderar. Não são lições para se seguir à risca, mas sim a sua experiência de vidaSir Alex Ferguson é um nome incontornável no futebol mundial. Pelo que conquistou ao serviço dos red devilstornando-o no 2º maior treinador de futebol de todos os tempos – mas por tê-lo feito durante 27 anos. A sua longevidade no clube de Manchester, é algo quase único.

Ao contrário da sua autobiografia, algo muito mais geral, Alex Ferguson, conta-nos agora como crescer na Escócia e como todo o seu percurso o ajudou a tornar-se um grande líder. Desde a educação rígida do pai, ao ter que trabalhar num pub, enquanto era treinador amador. E consequentes experiências que o tornam no grande exemplo que é.

E mais uma vez, conseguimos percebemos a base da liderança de Sir Alex Ferguson, a capacidade de relação com os outros. Seja com o staff do Man. United, que sempre os tratou com respeito, ou com Cristiano Ronaldo assim que chegou a Inglaterra.

(Foto: Fnac)

Liderator

… o mais notável livro sobre liderança, editado, no nosso país, nos últimos dez anos

Manuel Sérgio, intemporal professor catedrático e provedor da Ética no Desporto escreveu sobre este livro aquando da sua publicação. E que elogio para Luís Lourenço e Tiago Guadalupe!

Publicado em 2017, pela Prime Books, os autores supracitados oferecem ao povo português uma obra que é capaz de não só ter uma base teórica e científica, como também exemplos práticos dos mais galardoados treinadores.

Referem-se os exemplos de Alex Ferguson, José Mourinho e Pep Guardiola, entre outros, mas Liderator é um livro que abrange outras sub-temáticas da Liderança. Ficando desde logo, explícito na capa, a inteligência emocional, a superação, a gestão e a comunicação.

Usando os vários conceitos abrangentes à liderança, o leitor entende que não basta gritar para os seus atletas e que não pode relacionar-se com eles da mesma maneira. E é a partir deste exemplo de inteligência emocional que percebemos a base do grande conceito que é a liderança: o desporto, é uma atividade mais do que física, humana.

São 184 páginas, em que os autores portugueses são capazes de explicar todos estes conceitos, mas também educar e motivar o leitor para que ele seja um melhor líder. Os exemplos são imprescindíveis – assim como nos outros livros -, mas a fácil leitura fazem deste livro, um belo exemplo para quem se quer tornar um bom líder.

(Foto: Wook)

De realçar que poderá ser um ótimo líder sem ler estes livros e que, certamente, haverão outros tão ou mais importantes que este. Esta não é, portanto, uma lista fechada; se houver necessidade, continuaremos com outros exemplos.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter