3 Livros de Liderança Importantes de Ler ou Seguir
A liderança é um aspeto fundamental para gerir qualquer grupo de pessoas. Seja no desporto ou em qualquer outra área, há que saber liderar. Falamos das relações humanas e do comportamento de alguém sobre outras pessoas. Esse alguém que, normalmente, tem um cargo com maior responsabilidade que todas as outras pessoas e que tem a função de guiá-las em função de um objetivo comum.
E guiar é gerir e inspirar. É saber lidar com as várias personalidades, culturas e educações presentes nesse grupo. E essa será mesmo a dificuldade de liderar pessoas. Sendo elas todas diferentes entre si, como pode alguém conseguir guiá-las para o sucesso?
Pode parecer fácil, mas não é. Tanto que não são muitos os que conseguem tal sucesso. No desporto ou noutro setor, o sucesso só é alcançável quando o grupo está unido, coeso e acredita em tal objetivo. Para tal, há que saber liderar. Naturalmente que o conceito de liderança não se esgota nestas palavras, mas fica aqui uma base para que se possa compreender um pouco do que é liderar e o que é liderança.
Mais precisamente no desporto, é certo e sabido que a liderança é indubitavelmente importante. Por tudo o que já foi supra referido, mas também pelo carácter competitivo que o desporto tem. E este pequeno (grande) fator muda muitos pormenores nas relações humanas.
Acreditando que é através da teoria que conseguimos perceber melhor as adversidades que temos à frente, ficam aqui 3 livros de liderança que o ajudarão a ser um melhor líder.
Legado – 15 Lições de Liderança
Escrito por James Kerr e publicado em Portugal pela primeira vez em 2016, Legado oferece ao leitor 15 lições de liderança que formam os All Blacks, a equipa de râguebi de maior sucesso da história.
Um equipa que, para além do seu sucesso desportivo, tem como hastes a cultura, os valores, os princípios e a maneira de estar da seleção de râguebi da Nova Zelâdia.
Acima de qualquer ensinamento teórico, este livro procura conceder ao leitor os grandes ensinamentos desta organização. Questões e exemplos práticos de como os atletas, treinadores e todo o staff funcionam fazem deste livro um bom exemplo de saber ser e saber estar.
Um líder gere pessoas, seres humanos e essa é a base da liderança. Portanto, antes do saber fazer e de toda a teoria que envolve, não só a liderança mas a especificidade do desporto em si, há que saber ser e saber estar.
E sendo uma seleção com grande palmarés, mas também com grande historial de cultura e princípios, são um grande exemplo de liderança.
Falamos da educação e dos princípio que cada um deve ter. E os All Blacks são dos maiores exemplos que qualquer um pode tomar. São 15 lições de liderança que ajudam em qualquer desporto, mas também na vida.
Liderança
Publicado em 2015, Alex Ferguson contou com a ajuda de Michael Moritz para escrever este livro.
Assim como em Legado, o autor concede várias lições de como liderar. Não são lições para se seguir à risca, mas sim a sua experiência de vida. Sir Alex Ferguson é um nome incontornável no futebol mundial. Pelo que conquistou ao serviço dos red devils – tornando-o no 2º maior treinador de futebol de todos os tempos – mas por tê-lo feito durante 27 anos. A sua longevidade no clube de Manchester, é algo quase único.
Ao contrário da sua autobiografia, algo muito mais geral, Alex Ferguson, conta-nos agora como crescer na Escócia e como todo o seu percurso o ajudou a tornar-se um grande líder. Desde a educação rígida do pai, ao ter que trabalhar num pub, enquanto era treinador amador. E consequentes experiências que o tornam no grande exemplo que é.
E mais uma vez, conseguimos percebemos a base da liderança de Sir Alex Ferguson, a capacidade de relação com os outros. Seja com o staff do Man. United, que sempre os tratou com respeito, ou com Cristiano Ronaldo assim que chegou a Inglaterra.
Liderator
… o mais notável livro sobre liderança, editado, no nosso país, nos últimos dez anos
Manuel Sérgio, intemporal professor catedrático e provedor da Ética no Desporto escreveu sobre este livro aquando da sua publicação. E que elogio para Luís Lourenço e Tiago Guadalupe!
Publicado em 2017, pela Prime Books, os autores supracitados oferecem ao povo português uma obra que é capaz de não só ter uma base teórica e científica, como também exemplos práticos dos mais galardoados treinadores.
Referem-se os exemplos de Alex Ferguson, José Mourinho e Pep Guardiola, entre outros, mas Liderator é um livro que abrange outras sub-temáticas da Liderança. Ficando desde logo, explícito na capa, a inteligência emocional, a superação, a gestão e a comunicação.
Usando os vários conceitos abrangentes à liderança, o leitor entende que não basta gritar para os seus atletas e que não pode relacionar-se com eles da mesma maneira. E é a partir deste exemplo de inteligência emocional que percebemos a base do grande conceito que é a liderança: o desporto, é uma atividade mais do que física, humana.
São 184 páginas, em que os autores portugueses são capazes de explicar todos estes conceitos, mas também educar e motivar o leitor para que ele seja um melhor líder. Os exemplos são imprescindíveis – assim como nos outros livros -, mas a fácil leitura fazem deste livro, um belo exemplo para quem se quer tornar um bom líder.
De realçar que poderá ser um ótimo líder sem ler estes livros e que, certamente, haverão outros tão ou mais importantes que este. Esta não é, portanto, uma lista fechada; se houver necessidade, continuaremos com outros exemplos.