2825 – (r)Evolution – da Costa da Caparica para o mundo

Palex FerreiraNovembro 4, 20236min0

2825 – (r)Evolution – da Costa da Caparica para o mundo

Palex FerreiraNovembro 4, 20236min0
Palex Ferreira entrevista Pedro Alves para falar do 2825 (r)Evolution um documentário que conta a história do surf na Costa da Caparica

Para quem vive na margem sul, e mais propriamente na Costa da Caparica, é quase impossível não ter ouvido falar sobre este projecto, deram-lhe o código postal da zona, o 2825 (r)Evolution, trata-se de um filme que retrata a evolução do surf na Costa da Caparica desde praticamente o início. as expectativas são elevadas e é esperada que muita da comunidade caparicana, sejam das gerações mais pioneiras do surf quer sejam destas mais recentes.

A equipa composta por jovens da zona, criaram um projecto que merece ser visto. Estará em exibição no Festival SAL – Surf At Lisbon, que anualmente escolhe filmes produzidos por artistas que visam promover o surf e o lifestyle da modalidade.

Fomos falar um pouco com o Pedro Alves e descobrir mais um pocuo sobre este projecto.

Quem é o Pedro Alves?

R: Sou um rapaz nascido e criado na Costa da Caparica, sou fotógrafo e
atualmente estudo vídeo.

Idade?

R: 22 anos.

Acabaste de produzir um filme sobre a Costa da Caparica, terra histórica no surf português, onde tiveste o prazer de partilhar alguns dos melhores atletas que a Caparica já teve ao longo dos anos, desde o João Boavida ao Martim Paulino.

R: Para além da realização deste documentário, sou fotógrafo freelancer e trabalho com a Sumol.

Conta-nos como aconteceu tudo?

R: A ideia do documentário surgiu numa conversa com uma amiga (Margarida Godinho) que nos sugeriu fazermos algo sobre a Costa. Numa troca de ideias decidimos realizar um filme sobre o surf na Costa da Caparica e concorrer com o mesmo ao Surf at Lisbon, uma vez que, acompanhávamos o festival e nunca
tinha sido apresentado nada sobre a Costa da Caparica, achámos que poderíamos fazer algo bom e memorável para todos os caparicanos. Esta ideia começou a tornar-se realidade quando o Gonçalo (videógrafo) aceitou entrar nesta aventura connosco sem sabermos bem como iria ser o desenvolvimento. Fomos falando e reunindo ideias com alguns amigos surfistas e não só conseguimos chegar a um grupo de surfistas e shapers que nos conseguiram retratar a evolução do surf na Costa e todos os desafios que existiam e ainda hoje existem.

A escolha dos envolvidos para o projeto foi gerida através das opiniões de vários surfistas, uma vez que nunca iríamos conseguir ter todos os surfistas que representaram a Costa da Caparica, envolvidos neste projeto, estando conscientes que isso poderia causar confusão a várias pessoas, mas como referido algumas vezes, o objetivo deste projeto sempre foi absorver o que de melhor a Costa tem a nível de surf e não só, mas também levar a Costa da Caparica tão longe quanto merece, um projeto que nos deu muito gosto de realizar por todo o carinho que temos pela Costa e por todos os caparicanos.

Quem fez parte da tua equipa?

R: Quem fez parte desta equipa foi a Madalena Almeida e o Gonçalo Sousa. A Madalena desempenhou o papel de diretora criativa/realizadora comigo. Mas eu sendo fotógrafo, faltava-nos alguém que gravasse o documentário em si e foi aí que surgiu o Gonçalo! Mais um Caparicano que aceitou entrar connosco
nesta aventura.

O nosso objetivo enquanto equipa, foi que todos os envolvidos neste projeto tivessem o amor e respeito que os locais têm pela costa, uma terra que traz tantas memórias boas a todos nós. Como conseguiste reunir esses nomes, num projecto que promete muito e que há muita expectativa em ir ver, isto acontece dia 4 de Novembro no Cinema São Jorge em Lisboa.

Tiveste alguma ajuda técnica, ou apoios para a produção deste projecto 2825?

R: Em termos de apoios foi um pouco difícil, não vou mentir, ‘batemos’ a umas quantas portas e as respostas nunca foram as que nós pretendíamos… Conseguimos ter o apoio da Junta de Freguesia da Costa da Caparica que fez todos os esforços para nos acompanhar nesta aventura.

Tens mais projectos em mente para um futuro breve? Se sim, quais?

R: Sim! Temos já alguns projetos em mente, mas nada que se possa falar, pelo menos por agora.

Como achas que a comunidade de surf da Caparica vai reagir ao teu projecto?
R: Penso que a comunidade da Caparica vai reagir de forma positiva, apesar de estarmos conscientes que as opiniões vão ser variadas, positivas e negativas.

Tendo em conta que o nosso objetivo com o documentário é mostrar a evolução do surf na Costa da Caparica e promovê-la ao mesmo tempo.

Deixamos aqui os perfis sociais (instagram) dos mentores do 2825. https://www.instagram.com/goncallosousa/
https://www.instagram.com/alvess.alvess
https://www.instagram.com/madalena_almeida_/

Votos de muito sucesso nos próximos projectos, aloha! Viva a Costa!! #2825 #surfing #Caparica

2825 (r)evolution cartaz
Gonçalo Sousa – filmmaker 2825
Pedro Alves e Gonçalo Sousa (falta na magem Madalena Almeida), durante as filmagens para o 2825 (R)Evolution.

Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS