Tributo a um oldschool com alma 100% de soulsurfer.

Palex FerreiraSetembro 9, 20203min0

Tributo a um oldschool com alma 100% de soulsurfer.

Palex FerreiraSetembro 9, 20203min0
Um tributo a quem merece e vai deixar muitas saudades, seja dentro do mar ou fora dele... Filipe Ferreira relembrado por Palex Ferreira neste memorial do surfista

Tributo a Filipe “Bibi” Ferreira, uma lenda do surf caparicano. Ele nao ia gostar deste artigo mas o Filipe Ferreira, a.k.a como “Bibi”, soulsurfer da Costa da Caparica, surfava com um estilo bonito e fluído e nas “suas” Y deixa-nos um legado de inovação, de conhecimento de pranchas, e tantas outras coisas que se preocupava mas sempre na sua onda.

Conhecido pelo seu discurso against the masses, crente no que defendia e sempre com bons argumentos, como poucos! Foi um surfista de alma, e surfava por prazer puro, tal como fazia as suas criações as Yplison Surfboards.. Estudava o surf como poucos se honram a fazer actualmente, sempre atento e sempre à procura de alguma inovação nas suas criações. Tacitamente era sempre dos primeiros na água, junto ao Pontão do Bexiga com a sua postura icónica surfava e voltava para a sua fábrica na sua casa, para trabalhar com alma e intuição nas suas pranchas.

Pessoalmente lembro-me dele na Praia do Norte, algures nos anos 80, no grupo da Malta da Take Off surfboards onde também shapou muitas pranchas, onde era sócio juntamente com o Paulo “Francês” Chaves, ambos shapers da marca.

O mesmo grupo apelidou um pico de “Pico dos abutres” que ainda hoje é conhecido como tal, na praia do Norte.

Depois no Marcelino onde também permaneceu lá uns bons anos, divertiu-se em muitas ondas surfadas com muitos dias de sol e praia com a malta do surf que ali “abancava” e eram conhecidos como os Marcelinos Locals mas foi na Praia Nova na “sua” casa de praia onde ficou por muitos anos, criando laços de amizades intemporais com tantas gerações de surfistas e bodyboarders, e tantos shapes criados.

Tito da Costa (Rad Raven) – Foto arquivo pessoal

Posteriormente foi para a casa do Tito da Costa, um também inovador e um dos best friends do Filipe, onde a casa servia de headquarters para festas, encontros de surfistas e acabou por ficar lá o Bibi, nos últimos anos, acabou por comprar a casa,  onde se localiza a fábrica da Yplison Surfboards shaped and designed all by Filipe Ferreira, onde sozinho fazia todo o processo de uma prancha de surf, preocupava-se em analisar o surf do cliente, e caso assim o entendesse dizia-o sem papas na língua que não ia fazer a prancha que o cliente queria, porque não concordava com o que lhe era pedido, e no final as pranchas saiam bem mas com o knowhow puro dele.

Pedro Carinhas – freesurfer – Foto: Hélder Nogueira

Produzindo as pranchas de alguns dos locais icónicos da “nossa” CAPARICA, Tito da Costa (pai e filho), Hugo Zagalo, Pedro Carinhas, José Carlos Alves, e o australiano que vive actualmente na Trafaria, o James Triglone, e tantos outros que foram escolhendo as suas pranchas por serem “diferentes” do restante mercado, mas que funcionavam perfeitamente em todo o tipo de ondas.

Despeço-me com saudade mas na certeza que um dia iremos trocar outros picos, onde ele irá nas suas esquerdas e eu no que restar.
Um ATÉ JÁ Bibi!!

Partiu numa das suas surfadas matinais, no dia 23 de Agosto de 2020, a fazer o que mais gostava de fazer, surf. Até um dia mate!

(Os meus sentimentos e muita força extensíveis à Família e aos amigos mais próximos) #ALOHA #RIPBROTHER

Tito da Costa sempre foi um inovador. Foto do arquivo Pessoal

Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter