Obrigado, Telma Monteiro!

João CamachoDezembro 11, 20242min0

Obrigado, Telma Monteiro!

João CamachoDezembro 11, 20242min0
Ponto final na carreira de judoca de Telma Monteiro e João Camacho e o Fair Play deixam uma nota de respeito perante a carreira da medalhista

Por vezes, vem-me à memória a manhã do dia 15 de agosto de 2004, quando acompanhei na bancada da Ano Liosia Olympic Hall, a entrada em cena da miúda de 18 anos das Construções Norte Sul, clube da margem sul com as instalações num bairro problemático, que tinha conseguido uma qualificação meteórica para os Jogos Olímpicos, de Atenas. Entrou no tapete, acompanhada pelo selecionador e treinador nacional António Matias, que, enquanto dava instruções, gesticulava, propondo a estratégia vencedora. Ninguém, e provavelmente nem a própria Telma Monteiro, antevia o que viria aí… Uma épica carreira de 24 anos, 20 dos quais ao mais alto nível, elevando o Judo Português a um patamar de excelência e consistência nunca antes visto.

A medalha de bronze nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, foi a cereja no topo do bolo de um percurso fenomenal e que ficará para a história.  Telma ensinou-nos que podemos cair, que todos caímos, mas só alguns se erguem mais fortes e determinados. Um exemplo de resiliência, superação, capacidade de trabalho, compromisso!

Bronze Olímpico no Rio 2016

Quatro títulos de Vice-Campeã do Mundo e um bronze.

Quinze medalhas em Campeonatos da Europa – Seis Títulos de Campeã! A atleta mais medalhada de sempre nesta competição.

5 Presenças Olímpicas, 2004, 2008, 2012, 2016 e 2021 (Ficou a uma vitoria de uma sexta presença Olímpica… depois de uma recuperação impressionante de uma grave lesão no joelho)!

Várias vezes líder do ranking mundial na sua categoria de peso.

Apesar de ter iniciado a prática da modalidade relativamente tarde, aos 14 anos, Telma tem o impressionante número de 94 pódios na sua carreira! Simplesmente fabuloso!

O último combate da sua carreira, ao serviço do seu clube dos últimos 17 anos, o Sport Lisboa e Benfica, foi disputado no dia 26 de outubro, em Viseu, frente a um talento emergente, a jovem atleta do Sport Algés e Dafundo, Maria Silveira, e valeu um título nacional de clubes! Terminou onde devia terminar, no tapete, com a sua equipa, rodeada de judocas, amigos, companheiros de treino e fãs.

Chegou ao fim a carreira da melhor judoca portuguesa de todos os tempos. Nada é eterno, mas as conquistas e o legado desta Campeã, para mim uma LENDA do Judo e do Desporto Português, ficarão para a história! Que sirva de inspiração para todos nós!

O Benfica, clube que representou durante grande parte da sua carreira, confirmou que Telma Monteiro continuará a integrar a equipa, agora numa nova função, como “coordenadora do judo no clube, para desenvolver e inspirar novas gerações”.

OBRIGADO, TELMA!


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS